Mulher que chora pedras a 19 anos é caso único de mundo

O estudo do caso da professora de Lins (SP) Laura Ponci, que durante 19 anos expeliu uma espécie de membrana rígida e branca dos olhos, deve se tornar uma pesquisa inédita desenvolvida pelo médico oftalmologista Raul de Paula e pelo professor Miguel Burnier, patologista que vive no Canadá.

Miguel Burnier é professor titular e Chefe do Departamento de Oftalmologia e Patologia da “McGill University Health Center & Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory” , no Canadá, e Professor de Oftalmologia da Unifesp de São Paulo. “Em uma de suas vindas para o Brasil, eu apresentei o caso, que é único no mundo. Ele ficou impressionado com o que viu”, afirma Raul.

Os pesquisadores fizeram testes químicos com as membranas expelidas pela paciente e descobriram que o material de dissolve na água. Agora eles estão fazendo pesquisas com as membranas congeladas e também com lágrimas. Os resultados devem ser publicados em um estudo, para servir de referência em casos semelhantes.
saiba mais

Doença misteriosa faz mulher ‘chorar pedras’ há 19 anos em Lins, SP
Colírio especial inibe problema em mulher que ‘chora pedras’
Especialista que vive no Canadá deve ajudar no caso do ‘choro de pedras’

Há pouco mais de um ano, o G1 mostrou a história da professora, que sofria com as dores e a vermelhidão nos olhos, e profissionais da área de oftalmologia de Bauru se interessaram em estudar o caso.

Após vários exames e consultas no Hospital dos Olhos, os médicos descobriram que uma bactéria agia no canal lacrimal, causando uma infecção bastante rara. A paciente passou a ser tratada com o uso de um lubrificante e colírio a base de nitrato, que inibiram o problema.

Segundo Raul, que acompanha a paciente, Laura já voltou à rotina normal, retornou para o trabalho e está bem de saúde. O único cuidado que ela precisa ter é continuar lubrificando os olhos para que não tenha conjuntivite.

“Tenho acompanhado o caso por telefone, a última vez que a vi faz três meses, mas ela está bem, só não pode deixar de lubrificar os olhos. Ela não expeliu mais a membrana, teve apenas um começo de formação, que foi evitado com o uso do colírio específico. Quando começa já matamos o vírus na raiz”, explica.
 
Via Fatos Curiosos

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...