5 Programas que marcaram (ou ainda marcam) minha vida

E quem sabe a sua também! (é as vezes meus títulos continuam paragrafo a dentro). Mas, vamos ao que interessa.

Como cidadã nascida nos 80, não tenho vergonha (nem orgulho) de dizer, fui criada em parte pela babá eletrônica favorita dos anos de 1980 e 1990, a TV. Detalhe, em época em que praticamente ninguém podia ter TV paga. Ainda sim existe uma dezena de programas que marcaram minha vida (até agora). E uma proposta dos "memes" deste do Rootaroots, é exatamente enumerar 5 desses entretenimentos televisivos.

1- As Novelas da extinta Manchete
Não lembra da Manchete? Calma, acontece entre os mais jovens. A Rede Manchete era o canal que ocupava a frequência da atual Rede TV. E claro, também tinha novelas como carro chefe. Mas porque marcaram minha vida? Ora porque eu assistia, ué! Mesmo estas produções sendo na grande maioria inapropriadas para a minha idade. Pantanal aos 6, Xica da Silva aos 12, e um monte de produções legais entre elas, como Ana Raio e Zé Trovão, entre elas. Nudez, violência, rolava de tudo nas novelas do canal. Mas calma, meus pais não são irresponsáveis, e eu assistia sob a supervisão deles, e ainda acho, que eles me distraiam em "momentos chave", se é que você me entende. Mas já era o suficiente para eu "tirar onda na escola".... Ah! E por falar na Manchete...



2 - Os programas nipônicos infanto-juvenis da Manchete
Começando por Jaspion, e Changeman, passando por Patrine, Saylor Moon e Cavaleiros do Zodiaco. Foram eles que abriram espaço para os "pokemons" e "power rangers", e outras produções com monstros gigantes e heróis caricatos que vieram depois (e continuam vindo, Alô! Godzila e Circulo de Fogo). E apesar de eu não lembrar de muitas das histórias, os ícones ficaram na memória afetiva. Ouso dizer a nerdice nasceu ali!

3 - Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman
Eu já assistia séries naquela época, como Alf - O Eteimoso e Macguiver. Mas as aventuras em metrópolis que eram exibidas pela Globo, às terças-feiras após a novela, foi o primeiro enlatado estadunidense a me viciar. E de quebra ainda me apresentou aos heróis dos quadrinhos. Além disso, a série me fazia sentir muito adulta, afinal passava depois da novela, era programa para gente grande. Aliais os boxes das 4 temporadas do programa que vivem na minha estante e são re-assistidos de tempos em tempos provam: o programa era para todas as idades.

4 - Sai de Baixo
Outro programa para gente grande, que eu tinha orgulho em assisti. E vi mesmo todas as 6 temporadas, indo dormir tarde da noite no domingo apesar de ter escolha na manhã seguinte. Quando a Globo começou a exibir Casseta & Planeta nas terças-feiras, e jogou Lois & Clark, para depois da comédia nacional aí mesmo, que eu não dormia. E Viva! O programa sobre a família do Arouxe ainda é bom, como provam as reprises do canal Viva, e o reencontro que rolou entre eles ano passado.

5 - Carrossel
A versão mexicana dos anos de 1990, pessoal (a novelinha, aliais, teve muitas versões). Porque? Eu tinha a mesma idade, e estava na mesma série que a criançada do programa, na primeira vez que a novelinha foi exibida. Precisa dizer mais? Era a hora certa!

Sou viciada em TV. É claro que não conseguiria escolher só 5, então me dei um programa bônus. 

6 - The Pretender
Para você que nunca ouviu falar, The Pretender era uma série exibida pela Rede Record (coladinho com Arquivo X), sobre um gênio treinado por uma agência secreta para ser quem ele quisesse ser. Depois de fugir do "Centro", Jarod passava seus dias livres, ajudando as pessoas com suas habilidades de exercer qualquer profissão. Entre um caso de caridade da semana e outro ele ainda tinha que despistar sua perseguidora a durona Miss Parker. Lembra bastante Believe exibida esse ano na Warner. Altamente viciante, mas pouca gente conhece, por isso está lista.
Visual de couro estilo Matrix, sim era o final dos anos 90!
Ok! Admito, esta lista está mais para "5 Programas que marcaram a minha infância" do que a "minha vida". Mas qual é? Eu já falo muito sobre o que eu assisto atualmente no blog. E leva alguns anos para entendermos de verdade como alguma coisa marcou nossa vida. Menos As Crônicas de Gelo e Fogo, G. R. R. Martin te traumatiza no instante que você lê! Mas isso é assunto para outro post!

O tema deste post foi sugerido pelo Rootaroots (blogueiros de raiz, em prol da blogsfera old school) veja outros memes e blogagens coletivas do blog.

3 Comentários

  1. To procurando onde assino. rs
    Tirando o ultimo, eu concordo com todos os topicos. Um em especial: Ana Raio e Zé Trovão. Eu gostava tanto, mas tanto, que o nome da minha gatinha era Ana Raio HAHAHA

    ResponderExcluir
  2. Ah, cheguei aqui pelo Rotation do Rotaroots

    ResponderExcluir
  3. Ana Raio era 10 com aquela roupa luminosa! Viu porque o último está na lista? Ninguém conhece tadinho....Netflix resgate Jarod pleaseeee!!!

    Rootaroots??? Oba! Sinal que eu tenho uma página com gostos similares para visitar hehehe

    Valeu pela visita! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem