Novo video de outro homem sendo decapitado no Iraque

O grupo Estado Islâmico divulgou na quinta-feira um vídeo que supostamente mostra a decapitação de um homem no Iraque e com ameaças às forças curdas, chamadas de peshmerga, que lutam em cooperação com os Estados Unidos contra os jihadistas, informou um grupo de monitoramento da crise na região. O filme, intitulado "Uma mensagem no sangue para os líderes da aliança americano-curda", mostra um soldado curdo ajoelhado na cidade de Mossul, em frente a três extremistas, antes de sua morte.


No início do vídeo, 15 soldados das forças curdas aparecem vestidos de macacões laranja ao redor da bandeira do grupo islâmico. Durante a gravação, três deles pedem que ao governo curdo encerre a relação com os Estados Unidos, que recentemente realizaram uma onda de ataques aéreos contra os jihadistas no Norte do Iraque.



- Qualquer erro ou imprudência sua vai levar à [perda] de nossas vidas - diz um dos homens no vídeo.

Depois disso, três homens armados vestidos de preto e mascarados aparecem em frente a uma mesquita com o homem curdo ajoelhado, que em seguida é decapitado.

O vídeo foi publicado horas depois de outro filme com a execução em massa de até 250 soldados sírios no deserto que tinham sido capturado após a tomada de uma base aérea no país no último fim de semana. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora a crise no país, os agentes foram sequestrados quando tentavam fugir.



Em outro caso que teve grande repercussão internacionais, os jihadistas divulgaram uma gravação com o assassinato do jornalista americano James Foley. O repórter Steven Sotloff também teve sua vida ameaçada, se os ataques aéreos americanos não forem interrompidos no Iraque.

Os Estados Unidos realizaram uma onda de ataques aéreos contra os extremistas no Norte do Iraque nas últimas semanas, na tentativa de ajudar as forças curdas a recuperarem o terreno perdido. Desde junho, quando a ofensiva jihadistas se intensificou no país, os terroristas avançaram por muitos territórios no Norte e Oeste do Iraque, capturando importantes instalações como plataformas de petróleo e barragens.

Nenhum comentário: