CuriosidadesMundo Animal

7 fatos impressionantes sobre o reino animal que vocĂȘ provavelmente desconhece

0

O mundo animal Ă© bastante bizarro e diferente do humano, o que Ă© interessante. Afinal, vocĂȘ sabia que o leite materno que bebemos fosse basicamente gordura, ou que o seu papagaio, que vocĂȘ passou a vida toda chamando de idiota, na verdade tem a inteligĂȘncia de uma criança (e tambĂ©m ficou magoado com vocĂȘ)? Pois Ă©, mas a vida Ă© assim, aprendizado contĂ­nuo, e graças Ă  Fatos agora vocĂȘ saber mais sobre o fascinante mundo das esquisitices biolĂłgicas do reino animal, que com certeza vĂŁo te fazer repensar a sua prĂłpria espĂ©cie:

O leite de baleias Ă© 50% gordura

whale-tm

 

Se vocĂȘ acha que o leite de vacas Ă© gorduroso, imagine o de baleia, que Ă© metade gordura pura. Depois de 12 meses de gestação, os filhotes, que jĂĄ pesam toneladas, conseguem ganhar atĂ© 90 kgs por dia, o que as faz crescer rapidamente.

Papagaios nĂŁo sĂŁo burros

redloredparrots-tm

 

Muito alĂ©m de gravadores em formato de galinha verde, os papagaios sĂŁo capazes de entender o contexto em que palavras ditas repetidamente sĂŁo empregadas, ou seja, ele nĂŁo apenas reproduz, mas tambĂ©m compreende (ainda que diferente de nĂłs, jĂĄ que ele nĂŁo sabe linguagens) o que falamos. Sua inteligĂȘncia Ă© comparĂĄvel Ă  de crianças entre 4 e 6 anos, e sĂŁo capazes de entender conceitos como “maior”, “menor”, “diferente”, “igual” e “nenhum”, e tambĂ©m nĂșmeros, alĂ©m de serem capazes de combinar palavras e frases de maneiras novas.

Ratos-toupeira nĂŁo sĂŁo cegos

molerat-tm

 

Esses nojentos e impressionantes ratos subterrĂąneos da África foram por muito tempo considerados uma versĂŁo animal do Mr. Magoo, ou seja, completamente cegos, mas a verdade nĂŁo Ă© bem essa. Apesar de terem um aparelho Ăłtico limitado em questĂŁo de cores visĂ­veis, sua visĂŁo Ă© afiada para perceber mudanças de luz, jĂĄ que esse Ă© um recurso de sobrevivĂȘncia para saber quando um predador invade sua toca.

 

PĂĄssaros sĂŁo capazes de reconhecer sinais

eagles-birds-mg0752-tm

 

Assim como as placas e rodovias para um motorista, as aves sabem reconhecer pontos de orientação nos locais onde passam, e, atĂ© mais incrĂ­veis que isso, usar sensores naturais que as alinham com os eixos eletromagnĂ©ticos da Terra. É isso, por exemplo, que permite aves migratĂłrias saber para onde voar a despeito das gigantescas distĂąncias percorridas, que chegam a atĂ© 40.000 km.

Vårias espécies de peixes mudam de sexo quando querem

dsc00535-school-fish-tm

 

Muitas espĂ©cies submarinas sĂŁo capazes de trocar seu sexo de acordo com sua “vontade”, que Ă© na verdade a necessidade imposta pelo meio. O hermafroditismo Ă© mais comum entre peixes do que em qualquer outro grupo de vertebrados, e podem tanto possuir ambos ĂłrgĂŁos sexuais quanto transitar entre um gĂȘnero e outro dependendo de mudanças hormonais e ambientais.

Crocodilos comem pedras

croc-tm

 

Se vocĂȘ tem medo de ser comido por um crocodilo, deveria ter medo tambĂ©m de ser digerido por um. Isso porque, junto com pedaços de leĂ”es, bĂșfalos, girafas, tartarugas (com casco), peixes e atĂ© outros crocodilos, eles comem grandes pedaços de pedras, que ficam lĂĄ para sempre. Isso ajuda tanto na hora de afundar quanto na digestĂŁo.

Filhotes de galinha sĂŁo altruĂ­stas

babybirds-miller-061705-tm

 

Diferente da ideia geral que se tem de que a evolução cria seres que pensam apenas na prĂłpria sobrevivĂȘncia, os filhotes de galinha soltam pios que alertam outros filhotes e animais da mesma “famĂ­lia” a saber que hĂĄ comida na ĂĄrea. De acordo com cientistas, isso seria feito porque a noção de desenvolvimento trabalha sobre o material genĂ©tico e nĂŁo sobre indivĂ­duos especĂ­ficos, ou seja, as galinhas tĂȘm uma noção familiar que muitos humanos nem imaginam.

 

E aĂ­, depois dessa fica difĂ­cil de dizer que sĂł os humanos sĂŁo inteligentes, nĂ©? Apesar de somos os Ășnicos a falar, esses exemplos em conjunto provam que atĂ© nossas noçÔes sociais e comunitĂĄrias sĂŁo compartilhadas por algumas espĂ©cies, o que definitivamente prova que animais estĂŁo longe de ser “inferiores” ou “burros”, como muita gente por aĂ­ acha.

Inclusive, é por isso que devemos cuidar de seu bem-estar: hå mais espécies atuais do que se imagina sendo extintas, e essa diversidade toda aos poucos vai sumindo de nosso planeta.

20 superstiçÔes bizarras que muita gente leva a sério

Artigo anterior

10 coisas que vocĂȘ JAMAIS deve dizer Ă  alguĂ©m com depressĂŁo

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido