Home » , , » Curiosidades de Era Uma Vez em Tóquio

Curiosidades de Era Uma Vez em Tóquio

Era Uma Vez em Tóquio, é de longe o filme mais dificil de encontrar em nossa lista. Ainda não está disponível em Blu-ray, ou mesmo em DVD. E apesar de estar em todas as listas de filmes obrigatórios, muito pouca informação sobre ele está disponível para cinéfilos brasileiros.


Os negativos originais foram perdidos logo após o filme ficar pronto, por causa de um incêndio no laboratório fotografico na cidade de Yokohama. O longa foi lancado usado uma cópia de proteção.


Yasujiro Ozu e seu colaborador de longa data gastaram 103 duas trabalhando no roteiro. Depois disso a parte de filmagem em edição foi feita extremamente rápido. A produção do filme levou apenas 4 meses!

Ozu tinha um estilo próprio de filmar, com a câmera a altura do chão. Por causa disso todos os sets tiveram que ser construídos com tetos.

Steven Spielberg pegou emprestado esterecurso de Ozu para rodar o clássico E.T. – O Extraterrestre (1982).  Mas no longa de amizade aliênígena a câmera baixa é udada para outros propósitos: traduzir na tela o ponto de vista da criança.

Yasujiro Ozu é aclamado como um dos diretores mais importantes do cinema japonês e da história do cinema. Ele era considerado o cineasta mais japonês do cinema, até pelos próprios japoneses, que o achavam “japonês” demais para o gosto ocidental – o que talvez explique a descoberta tardia deste excepcional cineasta neste lado do globo somente na década de 1960.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates