sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

10 Filmes sobre Tortura


Uma forma cruel e nem sempre eficiente de extrair informações em interrogatórios é a tortura.
Proibida pela convenção de Genebra de 1929, só referendada pela ONU em 1984, continua sendo praticada até hoje em todas as partes do mundo.
Esta lista foca a tortura com fins políticos, por isso não há aqui as vinganças ou simples maldades.

1.  A Hora Mais Escura (o filme de Kathryn Bigelow sobre os trabalhos pela captura de Osama Bin Laden foram atropelados pelas notícias de sua morte e teve que ser inteiramente reformulado, o que lhe garantiu uma publicidade extra, graças ao seu timing involuntário. mas a maior polêmica que ele criou foi exatamente pelas cenas de tortura de prisioneiros árabes pelo serviço secreto americano, prática até então negada pelo governo. as cenas uma obra que que se confunde com a história)

2.  Ação Entre Amigos (quando a Comissão da Verdade ressuscita o tema, este filme de Beto Brant se torna ainda mais atual. em 1971, quatro amigos foram presos ao tentar assaltar um banco e foram violentamente torturados. anos mais tarde, descobrem que seu torturador ainda está vivo e vão numa pescaria encontrá-lo na intenção de matá-lo. é quando descobrem que só foram pegos porque um deles traiu o grupo. ótimo thriller)

3.  Estado de Sítio (um agente americano - Yves Montand - é sequestrado por um grupo guerrilheiro no Uruguai no início dos anos 1970. ele alega ser um burocrata, mas na verdade, estava no país, ministrando "aulas de tortura" aos militares. o filme de Costa-Gavras se baseia num caso real e foi proibido por anos pela censura, inclusive no Brasil)

4.  Em Nome do Pai (em tempos de repressão inglesa ao I.R.A. - Exército Republicano Irlandês - um jovem - Daniel Day Lewis - é delatado falsamente por um militante sob tortura, como autor de um atentado terrorista em Londres. também torturado, ele acaba por confessar e é condenado à prisão perpétua, junto com três amigos e o pai que tentou ajudá-lo. ótimo filme de Jim Sheridan, que mostra os métodos pouco ortodoxos da polícia inglesa)

5.  Prá Frente Brasil (em 1970, enquanto o povo vibra com a seleção de futebol, a repressão corria solta. um homem pacato de classe média - Reginaldo Farias - é confundido com um ativista político, preso e barbaramente torturado. enquanto isso, sua família procura por notícias. o filme foi lançado em 1983, ainda com o general João Figueiredo na presidência)

6.  A Paixão de Cristo (o filme de Mel Gibson descreve com detalhes cruéis, a tortura sofrida por Jesus - Jim Caviezel - até de ser crucificado, além de punição, a tortura tinha por objetivo sua retratação, renunciando à afirmação de que seria o messias. um dos primeiros casos de tortura política documentados na história) 

7.  A Morte e a Donzela (após a queda de um governo de ditadura num país sulamericano, a esposa de um advogado ativista - Sigourney Weaver - reconhece o homem - Ben Kingsley - que a torturou e estuprou quando ela era militante e decide julgá-lo e vingar-se, contra a vontade do marido. baseado na peça do chileno exilado Ariel Dorfman e dirigido por Roman Polanski)

8.  Crônica de uma Fuga (na Buenos Aires de 1977, o goleiro de um time da segunda divisão - Rodrigo de la Serna - é sequestrado por agentes da ditadura militar, que o levam para uma casa abandonada, onde enfrenta o inferno de interrogatórios e torturas, sem saber exatamente porque foi detido. um relato incômodo e corajoso da repressão argentina)

9.  A Batalha de Argel (clássico do cinema político europeu, dirigido pelo italiano Gillo Pontecorvo, conta os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, mostrando o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional, que usava de guerrilha e terrorismo e o exército francês, que usava violentas técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes)

10.  Procedimento Operacional Padrão (polêmico documentário de Errol Morris sobre os abusos cometidos pelas forças armadas americanas na prisão de Abu Ghraib, revelando a insanidade da guerra do Iraque. o filme se constrói a partir das fotos divulgadas na internet,, mas não se aprofunda nas condições políticas que permitiram as torturas)

Outros filmes: A História de Hanna, Coração Valente, Meu Pai e Meu Filho, O Sobrevivente, A Ponte Sobre o Rio Kwai, Vincere, Furyo - Em Nome da Honra,...

Veja ainda; "10 Filmes sobre Vingança"




Um comentário:

  1. desses filmes,eu só vi ação entre amigos e pra frente brasil

    pra frente brasil,deveria estar na frente de ação entre amigos

    ação entre amigos é um filme muito ruim,com uma história bem fraca,por isso é que ele não deveria estar nessa lista

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!