Curiosity localizou água em Marte

0
Curiosity localizou água em Marte

O rover Curiosity da NASA perfurou um pedaço de rocha marciana chamada Cumberland e encontrou um pouco de água antiga escondida dentro dele.


O rover Curiosity da NASA continua a ajudar os cientistas a juntar as peças do mistério de como Marte perdeu a água de superfície ao longo de bilhões de anos.

Os pesquisadores foram então capazes de testar uma relação chave na água com instrumentos a bordo do Curiosity para recolher mais dados sobre quando Marte começou a perder a sua água, disseram funcionários da NASA.

Na mesma amostra, o Curiosity também detectou as primeiras moléculas orgânicas que encontrou. Os cientistas da missão anunciaram a descoberta em uma coletiva de imprensa a 15 de dezembro, na convenção da União Geofísica Americana, em San Francisco, onde também revelaram a primeira detecção de metano em Marte.

O Curiosity mediu a proporção de deutério (hidrogénio pesado) de hidrogénio "normal". Este rácio D-para-H pode ajudar os cientistas a ver quanto tempo leva para as moléculas de água escaparem, porque as moléculas de hidrogênio mais leves voam em direção à atmosfera superior mais livremente do que o deutério.

A relação de D-para-H em Cumberland é cerca de metade da proporção encontrada em vapor de água na atmosfera marciana. Isso sugere que o planeta perdeu muito da sua água de superfície após a formação da rocha Cumberland. Mas a amostra de água também é cerca de três vezes mais "pesada" do que os oceanos da Terra.

Isso significa que se a água da superfície de Marte começou com um rácio de D-para-H como a da Terra, então a maior parte da água marciana provavelmente desapareceu antes de Cumberland se ter formado, há cerca de entre 3.900 a 4.600 milhões de anos atrás. A medição de Cumberland preenche uma lacuna para os cientistas que estudam diferentes épocas da evolução geológica de Marte.

Esta amostragem marca a primeira vez que os cientistas foram capazes de medir o que a água em Marte pode ter sido durante o período Hesperiano, quando esta rocha foi formada, disse Mahaffy, o autor principal de um estudo publicado na revista Science esta semana.

Anteriormente, os cientistas usaram meteoritos marcianos na Terra para provar a água marciana; No entanto, nenhuma dessas rochas espaciais remontam ao período Hesperiano. [Space]
Temas

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)