9 passos para concretizar metas em 2015

1

Sonhos e promessas para uma vida melhor tornam-se latentes nesta época do ano. Mas é preciso saber como concretizá-los. A vice-diretora do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), Maíra Larangeira, transmite a seguir nove dicas práticas para estabelecer metas e se tornar responsável pelo próprio destino:

1 – Sonhos versus realizações“Sonhos são imaginações, desejos e construções mentais mais vagos do que promessas e mais ainda do que metas”, diferencia a especialista em programação neurolinguística (PNL). Metas são específicas, têm data e nos ajudam a visualizar o futuro no presente. Vale destacar que é importante ter metas para não ficar refém dos acontecimentos.

2 – Foco no que é essencial – O primeiro passo é anotar o que deseja na vida pessoal e profissional daqui para frente. Quais são as expectativas para o crescimento e desenvolvimento na carreira, na saúde, na espiritualidade, e nas finanças, por exemplo? A partir dessa grande listagem de intenções, são selecionadas as mais importantes para o que se quer para o futuro. Por fim, deve-se estabelecer até dez metas de maior importância e que exijam esforço próprio e concreto.

3 – Como definir a meta – Ela precisa estar formulada de forma positiva, com descrição clara sobre o que se quer alcançar e com prazo certo para cada etapa. O estado atual e o estado desejado devem estar por escrito, assim como informações para a pessoa perceber concretamente que está se aproximando da meta. O que irá ver, ouvir e sentir? Quando, onde e com quem estará quando alcançar a meta? Além de responder: como se sente quando pensa que conquistou a sonhada realização?

4 – Tudo por escrito – Escrever as metas com prazos em um papel e deixá-los à mostra em um local que será visto todos os dias é uma maneira de não esquecer e também serve para recuperar o sentimento de mudança. Maíra Larangeira explica que o fato de escrevê-la irá ativar o inconsciente para trabalhar na direção de alcançá-la.

5 – O que vai perder – Buscar saber o que irá perder e ganhar até atingi-la, e se está disposto para tanto, é uma forma de verificar se terá algum impedimento. É o momento de avaliar se está realmente disposto a abrir mão de tempo e comodidade, por exemplo, ou se está preparado para se empenhar.

6 – Impulsione a conquista – Ao conhecer o valor que tem por trás da meta, a pessoa ficará mais motivada para ir ao encontro dela. O que ganhará quando conquistá-la? O que isso irá proporcionar? Respostas a questões como essas servem como molas propulsoras. Para se automotivar, também é válido programar momentos de comemoração assim que cumprir determinado ponto que aproxime a pessoa da meta. Acima de tudo, deve-se levar esse período desfrutando e vivenciando a felicidade e a paz no presente, sem se desesperar – até para que faça sentido.

7- Ter planos B e C – Para não perder o foco é importante que o indivíduo tenha alguns planos de emergência, caso o principal não saia como previsto. Aliás, contar com o inesperado é essencial para não ser pego de surpresa. Se a pessoa só tem uma opção, não terá como fazer escolhas. Se tiver somente duas, ficará com um dilema. Portanto, torna-se importante ter pelo menos três possibilidades já pensadas para conseguir fazer uma “correção de rota”, se a primeira opção não der certo.

8 – Reavaliar periodicamente – O andamento do processo para alcançar a meta deve ser revisto em datas pré-definidas. É a hora de avaliar as medidas que devem ser tomadas para se aproximar da meta, o que deixou de ser feito, e o que precisa de atenção especial com mais investimento de tempo, entre outras possibilidades. É possível também que, ao longo do período, surjam novas motivações e oportunidades e essa meta não faça mais sentido. Então, chega-se o momento de descartá-la, porque não adianta se forçar a concretizá-la se ela não tem mais um significado relevante.

9 – Acreditar que é possível – A crença positiva é fundamental para abrir as portas da possibilidade e da conquista.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment