Home » , » Saruman - o Mago Branco

Saruman - o Mago Branco

Saruman é, talvez, a personagem que mais sofreu com a adaptação de Jackson sobre a obra de Tolkien. Juro que levei um certo tempo pra entender o que acontecia na tela, porque é muito diferente. Para quem não sabe, aqui vão as principais diferenças:


O que acontece no filme: Saruman (interpretado por Christopher Lee) se uniu a Sauron para dominar a Terra Média: para isso ele destrói a Floresta de Fangorn para alimentar as fornalhas em Isengard, cria os Uruk-hai (orcs, digamos, vitaminados) para que capturem Frodo (Elijah Wood) e tragam o Um Anel para ele entregar a Sauron e ser recompensado quando ele assumir o controle. Com os planos descobertos, fica preso em Orthanc logo após a revolta dos ents e morre em Isengard, apunhalado por Gríma (Brad Dourif).


No livro, Saruman quer o poder para si - quer usar o anel para combater Sauron e se tornar o novo Senhor do Escuro. Depois que Isengard é arrasada pela revolta dos ents, o mago foge de Orthanc - se refugia no Condado, e domina a região, levando o caos ao lar do hobbits que sequer sabiam do que estava acontecendo. Somente quando voltam pra casa, após toda a ação em Minas Tirith, a coroação de Aragorn e os festejos em Rohan é que os pobres hobbits ficam sabendo do horror que Saruman levou para o seu amado Condado. Numa última batalha, o Mago Branco é finalmente derrotado e morto, a paz volta a reinar na Vila dos Hobbits e, aí sim, happy end.

Bom, deu pra perceber que são destinos e intenções bem distintos, o que pode confundir muito quem leu o livro e depois viu o filme. E chateado os mais radicais também, claro. No fundo, eu sei que a intenção foi boa, mas a solução dada foi meio... esquisita. É, porque até funcionou no primeiro e no segundo filmes, mas Saruman foi absolutamente esquecido no terceiro filme - na versão estendida, há o tragico fim do vilão. Além do mais, sem o confronto final no Condado, o happy end ficou meio novela das 20h, chororô e melação desnecessária. No fim das contas, a adaptação ficou boa, mas a diferença é gritante entre o personagem do livro e o do filme. E aí, o que vocês acham?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates