A explosão do vulcão Kilauea impressionou o mundo inteiro neste fim de semana, ao expelir lava, ela começou a formar uma parede de crateras com fragmentos de rocha que voavam a metros de distância, a fumaça também tomou conta do ambiente. Quem flagrou o fenômeno foi a equipe de Pesquisa Geológica Americana no Observatório do Vulcão Havaiano, que entrou em erupção neste domingo.

Kilauea-lago-de-lava-tricurioso-2

Segundo o site Honolulu Star-Advertiser, pela primeira vez em 40 anos foi formado um “lago de lava” no parque nacional. Os geólogos tem notado que o “lago” permanece trasbordando (assim como no domingo). A última vez que pode-se ver a lava derretida na cratera foi em 1982, nesta ocasião uma fissura do vulcão entrou em erupção, porém algo semelhante ao recente aconteceu só em 1974.

A ventilação dentro da cratera não para nunca, chegou a atingir recorde na semana passada, mas o “lago” era muito baixo para a população poder ver. Durante o dia, era possível observar muito gás subindo até a atmosfera, porém durante a noite o brilho alaranjado da lava pode ser admirado. Muitos espectadores tem viajado até o local para poder acompanhar de perto esse lindo fenômeno.

Kilauea-lago-de-lava-tricurioso-1

Vale lembrar que, por mais que tudo isso assuste, é praticamente impossível que alguém se machuque com o este fenômeno, a não ser que você resolva nadar na lava, é claro… Hihi. E você? Gostaria de assistir a esse incrível show da natureza? Comente!