Conheça os filmes que serão exibidos no Festival Varilux

Começa nesta quarta-feira (10/6) a nova edição do Festival Varilux de Cinema Francês, evento que traz o melhor da cinematografia francesa atual. O evento ocorrerá simultaneamente em 50 cidades brasileiras, e contará com 16 filmes.

Uma das atrações desse ano será “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.

Outras atrações bastante aguardas são a nova versão de “O Diário de uma Camareira”, estrelado por Léa Seydoux (“Azul É a Cor Mais Quente”), “Samba”, nova comédia dos diretores de “Intocáveis”, e o clássico “O Homem do Rio”, de 1964, que será exibido numa cópia digital restaurada.

Confira abaixo a lista completa dos filmes exibidos no Festival:

ASTERIX E O DOMÍNIO DOS DEUSES
Direção: Louis Clichy e Alexandre Astier
Elenco: Roger Carel, Guillaume Briat, Lorànt Deutsch, Laurent Lafitte
Sinopse: O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer aos gauleses os prazeres da civilização. Desta forma, Júlio César ordena a construção do Domínio dos Deuses ao redor da vila gaulesa para impressioná-los, e, assim, convencê-los a se unirem ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

BEIJEI UMA GAROTA
Direção: Noémie Saglio e Maxime Govare
Elenco: Pio Marmaï, Frank Gastambide, Camille Cottin
Sinopse: Jéremie, 34 anos, surge em um apartamento desconhecido ao lado de Adna, uma adorável sueca. O início de um conto de fadas? Parece improvável, pois Jérémie está prestes a se casar… com Antoine.

DE CABEÇA ERGUIDA
Direção: Emmanuelle Bercot
Elenco: Rod Paradot, Catherine Deneuve, Benoît Magimel
Sinopse: Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.

O DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet
Sinopse: O filme se passa em 1900. Célestine, uma jovem camareira muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela.

GEMMA BOVERY – A VIDA IMITA A ARTE
Direção: Anne Fontaine
Elenco: Gemma Arterton, Fabrice Luchini, Jason Flemyng
Sinopse: A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. A vida de casada a entedia. Martin Joubert e sua esposa, uma mulher com uma vida muito sofrida, acabam de chegar na cidade. Eles procuram fugir do caos de Paris. Martin fica totalmente encantado com a beleza e o jeito de Gemma, o que os leva ao adultério.

HIPÓCRATES
Direção: Thomas Lilti
Elenco: Reda Kateb, Vincent Lacoste, Jacques Gamblin
Sinopse: Benjamin tem certeza de que vai se tornar um grande médico. Mas em sua primeira residência no hospital onde o pai trabalha, nada acontece como previsto. A prática se revela mais difícil do que a teoria. A responsabilidade é terrível, seu pai é ausente e seu parceiro residente, Abdel, é um médico estrangeiro mais experiente do que ele. Benjamin vai confrontar brutalmente a seus limites, seus medos, os dos pacientes, das famílias, dos médicos e do pessoal. Sua iniciação começa. Filme vencedor do prêmio César 2015 na categoria melhor ator coadjuvante para Reda Kateb.

O HOMEM DO RIO
Direção: Philippe de Broca
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Françoise Dorléac, Jean Servais
Sinopse: Um grupo de ladrões planeja o roubo de uma relíquia amazônica do Museu do Homem, em Paris. O crime gera uma série de aventuras que envolvem drogas, morte e sequestro. Agnes, a filha de um homem assassinado, é sequestrada, drogada e enviada para o Rio de Janeiro em um avião. O seu namorado Adrien, um soldado, procura a amada, começando uma jornada, que terá como cenários o Rio de Janeiro, Brasília e a Amazônia.

OS OLHOS AMARELOS DOS CROCODILOS
Direção: Cécile Telerman
Elenco: Julie Depardieu, Emmanuelle Béart, Patrick Bruel
Sinopse: Duas irmãs têm uma relação conflituosa: Iris leva uma vida fútil e luxuosa, sem trabalhar; Joséphine trabalha como pesquisadora da Idade Média, mas não tem o reconhecimento da família, e acaba de passar por uma ruptura amorosa. Um dia, para impressionar a família, Iris diz que está escrevendo um livro, justamente sobre uma pesquisadora da Idade Média. Para sustentar a mentira, ela pede que Joséphine escreva um livro de verdade e a deixe levar o mérito em troca de dinheiro. Quando o livro inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.

PAPA OU MAMAN
Direção: Martin Bourboulon
Elenco: Marina Foïs, Laurent Lafitte, Alexandre Desrousseaux
Sinopse: Florence e Vincent Leroy formam um casal bem-sucedido. Têm bons empregos, filhos maravilhosos e um casamento perfeito. Mas quando os dois recebem uma promoção dos sonhos no trabalho, tudo começa a mudar e a vida em conjunto se transforma em um pesadelo. Em pé de guerra, eles decidem se separar e vão fazer de tudo para não ter a guarda das crianças.

O PREÇO DA FAMA
Direção: Xavier Beauvois
Elenco: Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem, Séli Gmach
Sinopse: Ao sair da prisão, Eddy é saudado por seu amigo Osman. Às vésperas do Natal, a falta de dinheiro se agrava. Assim, quando a televisão anuncia a morte do comediante Charlie Chaplin, Eddy tem uma ideia: roubar o caixão do ator e pedir um resgate à família!

NA PRÓXIMA, ACERTO NO CORAÇÃO
Direção: Cédric Anger
Elenco: Guillaume Canet, Ana Girardot, Jean-Yves Berteloot
Sinopse: Fim da década de 1970. Uma série de ataques assusta a região de Oise, na França: um maníaco que persegue jovens mulheres aleatórias. Franck, policial tímido e de vida pacata, é designado para investigar o caso e, na verdade, sabe mais dos crimes do que qualquer um poderia imaginar…

O QUE AS MULHERES QUEREM
Direção: Audrey Dana
Elenco: Isabelle Adjani, Alice Belaïdi, Laetitia Casta
Sinopse: Esta comédia se passa no primeiro mês de primavera, acompanhando as histórias amorosas de onze mulheres diferentes. Umas são esposas, outras são as melhores amigas, as amantes, as empresárias… Cada uma se envolve em um novo caso, com os homens de suas vidas, ou simplesmente com algum desconhecido encontrado por acaso.

QUE MAL EU FIZ A DEUS ?
Direção: Philippe de Chauveron
Elenco: Christian Clavier, Chantal Lauby, Noom Diawara
Sinopse: O casal Verneuil tem quatro filhas. Católicos, conservadores e um pouco preconceituosos, eles não ficaram muito felizes quando três de suas filhas se casaram com homens de diferentes nacionalidades e religiões. Quando a quarta anuncia o seu casamento com um católico, o casal fica nas nuvens e toda a família vai se reunir. Mas logo descobrirão que nem tudo é do jeito que eles querem.

SAMBA
Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Elenco: Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim
Sinopse: Samba é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país a custa de bicos. Alice, por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se estarão juntos nessa busca em comum.

SEXO, AMOR E TERAPIA
Direção: Tonie Marshall
Elenco: Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms
Sinopse: Esta comédia mostra um encontro inesperado entre Judith, uma mulher que vive abertamente a sua sexualidade mantendo casos com diversos homens e Lambert, um viciado em sexo que tenta justamente pensar em outra coisa e conter os seus desejos. Mas quando Judith passa a trabalhar como assistente no consultório de Lambert, a situação não vai ficar muito fácil para nenhum dos dois.

SOBRE AMIGOS, AMOR E VINHO
Direção: Éric Lavaine
Elenco: Lambert Wilson, Franck Dubosc, Florence Foresti, Guillaume de Tonquedec, Lionel Abelanski
Sinopse: Pelo seu aniversário de 50 anos, Antoine recebeu um presente bem original: um infarto! A partir de agora, ele terá que se cuidar. O problema é que Antoine sempre cuidou de tudo: da saúde, da alimentação, da família, de não magoar os amigos e concordar com tudo. Mesmo assim, ele aceita encarar um novo regime e, na tentativa de mudar de vida, acabará mudando a dos outros também.