A picada mais dolorosa do mundo - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

domingo, 19 de julho de 2015

A picada mais dolorosa do mundo



vespa cacadora picada dolorida (2)
A vespa caçadora (Pepsis formosa pationii) é o inseto que tem uma das picadas mais dolorosas conhecidas da humanidade. O tormento dura apenas três minutos, mas parece uma eternidade.
A dor, avaliada como nível quatro no Índice de Dor de Ferroadas de Schmidt (o mais alto), é melhor descrita como “ferozmente elétrica”. Especialistas e pessoas que passaram por esse inferno reivindicam que é como ser eletrocutado.

Felizmente, o veneno dessas vespas (conhecidas em inglês como “falcões tarântulas”), apesar de produzir dor intensa a curto prazo, carece de toxicidade significativa. Em outras palavras, a picada da vespa não é mortal, mas é tão dolorosa que te faz querer morrer.




Dor indescritível

“Há algumas descrições vívidas de pessoas machucadas por essas vespas”, diz Ben Hutchins, biólogo de invertebrados do Texas Parks and Wildlife, nos EUA. “A recomendação – dada realmente em uma revista científica revisada por pares – é apenas deitar e começar a gritar, porque poucos ou ninguém consegue manter a coordenação verbal e física após ser picado por uma dessas coisas”.

O artigo que Hutchins menciona, publicado no Journal of the Kansas Entomological Society, conta como um cientista acabou picado por uma vespa enquanto manipulava 10 desses insetos. Sem se deixar abater depois da primeira picada, ele continuou, recebendo várias picadas mais, até que a dor foi tão grande que ele “pirou”, se enrolou e começou a chorar.

Outros que já foram alvos da vespa caçadora relatam terem se posto em posição fetal e passado a gritar e gemer. O consenso é de que é difícil descrever a dor – uma pessoa afirmou que é como se o seu sangue tivesse se transformado em ácido enquanto você é eletrocutado.

Caçadoras de tarântulas



vespa cacadora picada dolorida (6)
Parece que deveríamos colocar essas vespas na posição um da lista de inimigos dos seres humanos, mas o animal é na verdade muito dócil com pessoas. A vespa é de fato uma “caçadora”, mas de tarântulas.

Na verdade, é um parasita que ataca aranhas muito maiores do que ela, paralisando-as com uma única picada. Em seguida, as tarântulas são arrastadas para sua toca para servir de alimento as larvas que acabaram de eclodir dos ovos. Os filhotes de vespas comem a aranha paralisada, ainda viva, ao longo de várias semanas.

“As vespas caçadoras são realmente ousadas”, explicou Hutchins. “Os pesquisadores pensam que é porque elas têm muito poucos predadores naturais. Elas têm um tal mecanismo de dissuasão eficaz, que é sua picada muito dolorosa. Nenhuma criatura viva é realmente estúpida o suficiente para provocá-la ou atacá-la”.

vespa cacadora picada dolorida (3)


Depois que crescem e ficam fortes graças a papinha de tarântula, as vespas passam a consumir néctar, ou seja, não são carnívoras. As do sexo masculino nem sequer possuem a picada doída. No geral, esses insetos não representam uma ameaça para nós e não é preciso ter medo de ser picado, a menos que você faça algo incrivelmente idiota como tentar pegá-los.

Fonte: HypeScience Via: Bicho Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad