Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 28 de julho de 2015

10 coisas estranhas que o seu corpo faz enquanto você dorme

Ah, o sono... Tão tranquilo, tão silencioso, tão inativo... Só que não! Muitos de nós tendemos a acreditar que a gente simplesmente apaga quando dormimos, mas isso não é bem verdade. Mesmo que o nosso corpo esteja descansando, ele continua sintonizado e fazendo umas coisas meio estranhas durante todo o tempo. E a mente colabora com isso.

Desde paralisação dos membros até inventar histórias, existem situações que são até meio difíceis de acreditar (já que nós não presenciamos algumas delas). Nós montamos uma lista com 10 coisas estranhas que o corpo humano faz enquanto as pessoas dormem. Confira agora e veja se elas já aconteceram com você ou com quem você conhece.

01 — Paralisação dos membros
REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos) é a fase mais profunda do sono. Quando você se recorda vivamente de alguma coisa que sonhou, provavelmente aconteceu durante esse ciclo. Nesse estágio, os músculos dos braços e pernas ficam temporariamente paralisados enquanto dormimos.

Essa paralisia é comum e não é o mesmo tipo que ocorre alguns segundos (ou minutos) antes de despertarmos. Nesse distúrbio, a paralisia normal que acontece durante o sono se mantém durante alguns momentos assustadores. Se isso estiver acontecendo com você, procure um médico, pois pode ser sintoma de narcolepsia.

02 — Sacodidas e empurrões
Durante o sono, você já sentiu como se estivesse caindo ou sendo empurrado/sacodido e acaba acordando assustado? Esse distúrbio é chamado de empurrão hipnótico e é uma coisa comum e natural de acontecer quando estamos adormecendo.

Este fenômeno faz com que seus membros se preparem para as mudanças que ocorrem durante o sono, ou talvez porque seu corpo interprete os sinais do sono como uma queda. Portanto, esses empurrões são esforços mal orientados para manter você de pé.

Os cientistas não sabem exatamente o que ocasiona esses empurrões hipnóticos, mas todos eles concordam que esse distúrbio é inofensivo.

03 — Movimentação rápida dos olhos
Enquanto você dorme, você enfrenta cinco fases do sono e, como já foi dito, o REM é a última e mais ativa delas. Uma vez que você completa o ciclo do REM, você vai começar a primeira fase de novo. Cerca de 60 a 90 minutos depois de adormecer, você já deve iniciar esse estágio, gastando mais ou menos 20% do seu sono dormindo nela.
Durante o sono REM, nossos olhos se movimentam rapidamente para trás e para frente, mas nós normalmente não temos memória disso (já que nossa mente é tomada por memórias de sonhos que, muitas vezes, acontecem nessa fase).
04 — Produção do hormônio do crescimento
O hormônio do crescimento humano, ou HGH, ajuda os músculos, ossos e outros tecidos a se regenerarem. Esse hormônio útil é liberado durante o sono, especialmente em seus estágios mais profundos.

Ele é solicitado pelo corpo para combater os baixos níveis de glicose no sangue durante o sono, entre outros fatores. Então, realmente há alguma ciência por trás do famoso conceito de "sono da beleza"!

05 — Estreitamento da garganta
Enquanto você dorme, há alterações em sua garganta e ela naturalmente diminui um pouco quando os seus músculos relaxam. Se você já presenciou alguém que ronca alto, você sabe o que acontece quando a garganta fica estreita (apesar de que o ronco também pode ter outras causas, como nariz entupido, por exemplo).

Pior do que isso, as vias aéreas podem se fechar completamente, causando a apneia do sono, o que pode ser muito perigoso para a pessoa.

06 — Ranger de dentes
O bruxismo (aperto ou ranger dos dentes) acontece com muitas pessoas durante o sono. Ele pode ser agravado pelo stress ou por uma mandíbula desalinhada, mas os estudos ainda não identificaram a razão pela qual algumas pessoas nunca passam por isso enquanto outras acabam com os dentes rachados, desgastados e com os músculos da mandíbula doloridos.

07 — Retardo dos rins
Durante a fase ativa, os rins funcionam normalmente para filtrar as toxinas do sangue e produzir urina. Já enquanto você dorme, a ação da filtragem desses órgãos fica mais lenta, de modo que menos urina é produzida. Essa é a razão pela qual o seu xixi fica bem mais escuro na parte da manhã.

08 — Criação de histórias
Logo que você acorda de um sonho intenso, você sente aquela vaga sensação de mal-estar ao se dar conta de que a história projetada em sua mente não era real. Apesar de haver muitas pesquisas sobre sonhos e hipóteses sobre o motivo pelo qual sonhamos, tudo isso ainda é um grande mistério para os cientistas.

Eles ainda não descobriram por que sonhamos, como fazemos e nem mesmo encontraram um processo comprovado que possa explicar o conteúdo dessas histórias, mas, que elas são inventadas por nossa mente o tempo todo durante o sono, isso é a mais pura verdade.

09 — Explosão
É raro, mas algumas pessoas passam por uma síndrome da qual sentem a cabeça explodindo e ouvem um estrondo, quase como um tiro, assim que estão caindo no sono. É geralmente indolor, mas bastante assustador, e tende a acontecer em adultos com mais de 50 anos.

10 — Falando sem parar
Isso é bem mais comum em crianças do que em adultos, e em homens do que em mulheres, mas falar durante o sono acontece com cerca de 5% de nós. Em inglês, isso é apelidado de "somniloquy" e trata-se de um distúrbio do sono, mas pode não ser de todo incômodo. Na verdade, muitos não percebem que estão fazendo isso.

A fala durante o sono ainda não pode ser explicada e pode ocorrer em qualquer estágio dele. Quando você está dormindo levemente, suas palavras vão ser mais fáceis de ouvir, e vice-versa. O distúrbio pode ser desencadeado por episódios de stress, depressão e doenças que podem ocorrer junto com outros problemas de sono, como a apneia, por exemplo.

Via SparkPeople / Mega Curioso

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo