Você sabia que neste momento existem inúmeros objetos que são fruto das invenções de guerra em sua casa? Até mesmo você que não tem arma em casa, usufrui todos os dias de tecnologias criadas somente porque existiu na história alguma guerra onde ela foi muito necessária. Curioso? Segue então uma lista com 5 destas criações mais comuns em nosso dia a dia:

Leite Condensado: Quem não adora fazer um negrinho, branquinho ou qualquer outro doce com esta maravilha da gastronomia? Pois é, aposto que você neste momento tem em seu armário ao menos uma caixinha de leite condensado, se sim, você precisa agradecer a Guerra de Secessão (1861-1865).

leite-condensado-guerra-de-secessao-tricurioso

Acontece que o americano Gail Borden queria criar um tipo de leite que durasse mais, tivesse menos volume e pudesse suportar temperaturas adversas, então ele descobriu um método para fabricar este leite perfeito e o chamou de “leite condensado”, isto em 1856. Após anos esquecida, quando a Guerra de Secessão começou o exército norte-americano incluiu o delicioso leite a ração das tropas. Quando os soldados voltavam para casa, contavam empolgados a suas famílias sobre o novo leite que havia sido criado e assim se popularizou o leite condensado.

Margarina: Para fazer brigadeiro, também precisamos de margarina. Esta eu tenho certeza de que está esperando você em sua geladeira, porém ela só está lá graças a “Guerra Franco-Prussiana” (1870-1871). Em 1860, Napoleão III – sobrinho de Napoleão Bonaparte – precisava de uma alternativa barata para a conhecida manteiga e, por isso, lançou um prêmio ao primeiro que conseguisse inventa-la.

margarina-napoeao-iii-tricurioso

Assim, em 1869 o químico Mège-Mouriès apresentou a margarina e recebeu o tão sonhado prêmio. Um detalhe importante é que até hoje os historiadores não sabem se Napoleão III queria o produto para facilitar a vida dos franceses mais pobres ou se queria abastecer o exército francês às vésperas da Guerra Franco-Prussiana.

M&M’s: Estes deliciosos e coloridos confetes que todos nós amamos só existem graças a “Guerra Civil Espanhola”. Quando Forrest Mars, conhecido empresário americano, ficou sabendo que o exército que servia a Guerra Civil comia pedaços de chocolate envoltos em uma dura casca feita de açúcar para que o doce não derretesse, viu uma incrível oportunidade de criar uma nova guloseima.

mem-doce-guerra-tricurioso

O nome M&M’s deve-se as iniciais do sobrenome de Maris e também de seu sócio Bruce Murrie. Um fato interessante foi que o doce só se tornou este incrível sucesso quando o exército americano o incluiu a ração dos soldados que serviam na Segunda Guerra Mundial.

Forno Microondas: Este magnífico facilitador de nossas vidas só está em nossas cozinhas hoje graças a Guerra Fria (1945-1991). Quando estava chegando o fim da Segunda Guerra Mundial, um atento funcionário da fornecedora militar Raytheon chamado Percy Spencer percebeu que, enquanto inspecionava magnétrons utilizados em radares, o chocolate que estava em seu bolso estava derretendo.

primeiro-forno-microondas-tricurioso

A partir deste acontecimento, o homem deduziu que os magnétrons geravam calor e assim, criou o aparelho microondas com este princípio. A empresa Raytheon adorou a ideia e a lançou ao mercado. O primeiro destes aparelhos tinha cerca de 340 quilos e custava de 2 a 3 mil dólares.

Computador: E por último, a tecnologia que tem revolucionado todas as gerações por suas facilidades e globalização de informações – o computador. É graças a ele que estou, neste instante, passando a você esta informação e ele só existe também graças a Guerra Fria (1945-1991).

eniac-tricurioso

O primeiro computador se chamava Eniac e foi criado nos Estados Unidos para auxiliar nos cálculos de artilharia do exército americano. Ele ficou pronto em 1946 e foi peça fundamental para a construção da bomba de hidrogênio que foi testada em 1952. Um detalhe interessante é que Eniac tinha cerca de 2 metros de altura e custou mais de 400 mil dólares.

Gostou de descobrir a origem destes objetos e alimentos que utilizamos todos os dias? Comente!