segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Turismo em Gravataí RS.

Gravataí reserva a paisagem do Morro do Itacolomi, as margens do Rio Gravataí, além da Cascatinha de Morangava e da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande – o destino predileto de ecoturistas interessados em estudar ou apenas apreciar a bonita fauna e flora local. Por isto, conhecer o interior gaúcho pode ser uma grande aventura.

Gravataí é uma cidade do Rio Grande do Sul que fica na região metropolitana de Porto Alegre, servindo-se do aeroporto, dos hotéis e de outras facilidades turísticas da capital, além de contar com infra-estrutura própria de hospedagem e alimentação. Isto é necessário porque á cidade é um importante pólo industrial gaúcho, especialmente por causa da fábrica da GM e das empresas que se instalaram ao redor dela. Mas nem todo mundo que vai a Gravataí está interessado em negócios. Muitos turistas buscam pela beleza exótica do gigantesco parque zoológico Pampa Safári. São cerca de 320 hectares por onde se espalham 2 mil animais de diversas espécies circulando em liberdade.

Para conhecê-los, os carros do zoo seguem 10 quilômetros de caminhos pré-determinados por entre os selvagens, dando uma impressão de um verdadeiro safári. Ao seu redor, vão surgindo zebras, cervos, misteriosos camelos, hipopótamos, alegres macacos, búfalos, emas, elegantes flamingos, avestruzes, lhamas, capivaras, antílopes e cisnes. Gravataí, cidade festiva do Rio Grande do Sul, com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.





Gravataí também é sede de diversos eventos anuais, como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa das Bromélias e a Volta Ciclística Internacional de Gravataí. Pontos Turísticos: Museu Municipal Agostinho Martha: cujo acervo conta a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí. Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos: já citada anteriormente, cujas obras tiveram início em 1772 e foi construída em estilo barroco português.
Capela Santa Cruz feita por índios para abrigar uma cruz, era local de adoração e preces dos habitantes do povoado de Gravataí. Casarão dos Fonseca: possui características da arquitetura colonial portuguesa, trazida pelos colonos açorianos. Casarão dos Bina: em estilo português, o casarão faz parte de uma propriedade rural, denominada Sítio do Sobrado, cujo porão da casa abrigou uma senzala com grande número de escravos.


Gravataí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul pertencente à microrregião,  e Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, localizando-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 23 km, sendo um dos 32 integrantes da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Ocupa uma área de 463,758 km², sendo 121,37 km² em perímetro urbano, e sua população foi contada no ano de 2010 em 255 762 habitantes


A sede de Gravataí tem uma temperatura média anual de 20,1°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 91%, o município contava, em 2009, com 71 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,811, considerando elevado se comparado ao país.



Gravataí foi emancipada em 1763. Entretanto, foi oficialmente instalada em 1809. A versão de sua etimologia é a de que o nome seja uma junção entre o nome de uma espécie de Apiácea (antiga Umbelífera), gravatá, que existia em abundância na região, e a palavra hy, que na língua guarani significa rio. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor industrial, tendo o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí da General Motors como importante fonte de lucros, fazendo da cidade um polo da indústria metal-mecânico brasileira.


x

Nenhum comentário:

Postar um comentário