segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Turismo em Feira de Santana.


Feira de Santana, que fica a 108 km de Salvador e é a segunda maior cidade da Bahiareúne no Carnaval fora de época, mais de um milhão de pessoas todo ano.  A cidade de Feira de Santana ganhará o roteiro turístico “Caminhos de Maria Quitéria – A Heroína”. O novo produto é resultado de uma parceria da Secretaria de Turismo do Município com empresários da região, e está sendo lançado nesta sexta-feira (16), durante encontro promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), na cidade.

Inicialmente estão sendo levantados os equipamentos turísticos do município, potencial de atratividade, importância de cada um deles e as condições físicas. A Divisão de Turismo, concordam que alguns dos possíveis locais são o Museu Parque do Saber, Parque da Cidade, Observatório Astronômico Antares, Mercado de Arte Popular, Centro de Abastecimento e igrejas.

O novo roteiro turístico, que poderá ser feito em dois dias e meio, recebeu o nome de Maria Quitéria em homenagem à figura da heroína, que teve grande participação na luta pela Independência da Bahia. Nascida no sítio do Licurizeiro, no arraial de São José de Itapororoca, hoje Feira de Santana, Maria Quitéria combateu ao lado das tropas do Batalhão dos Voluntários do Príncipe, chamado de Batalhão dos Periquitos, disfarçada de homem, já que não conseguiu permissão para se alistar no Exército.

Programação do roteiro:


Primeiro dia: Saída de Salvador com destino a Feira de Santana. Na chegada a Feira de Santana haverá visita ao Observatório Antares, Museu Casa do Sertão, Museu Parque do Saber, Igreja Senhor dos Passos, Mercado de Arte, parada para almoço. Após o almoço, visita à Igreja da Matriz, Museu Regional de Arte (Cuca) e Feraguai. Retorno ao hotel no fim da tarde. Noite livre.
Segundo dia: Visita ao Casarão Fróes da Mota e ao Centro de Abastecimento (setor de artesanato), seguindo para o Ponto Turístico Náutico Maria Quitéria; passeio de catamarã, onde haverá almoço, com destino ao Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. À tarde, o destino será a cidade de Cachoeira, com visitação à Irmandade da Boa Morte e Convento Nossa Senhora do Carmo. Retorno a Salvador.
Metade do dia: Saída de Salvador. Chegada a Feira de Santana, com visita ao Mercado de Arte, Igreja Senhor dos Passos, Centro de Abastecimento, Igreja da Matriz, Museu Regional de Arte (Cuca), com destino ao Ponto Turístico Náutico Maria Quitéria e almoço na marina. Após o almoço, o destino será a cidade de Cachoeira, com visita à ponte D. Pedro II e Convento Nossa Senhora do Carmo. Retorno a Salvador.
Oficinas, contamento de histórias, cantigas de roda e exibição de filmes são algumas das atividades programadas pelo Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, para comemorar o mês da criança. De 1º a 16 de outubro, os visitantes poderão apreciar também a tradicional exposição de Brinquedos Populares que, em 2015, atingiu a nona edição. Expostos na Sala de Artesanato Crispina dos Santos, os brinquedos, do passado, são desconhecidos das crianças de hoje. “Trata-se de um espaço lúdico, onde a imaginação infantil pode ser incentivada”, conforme salienta Cristianae.


Mas nem só de agito vive a segunda cidade mais populosa da Bahia. No quesito cultura, o Museu Regional de Arte abriga quadros de artistas modernistas como Di Cavalcanti e Vicente do Rêgo Monteiro, e contemporâneos – Tomie Ohtake -, além de uma coleção assinada por pintores ingleses das décadas de 50 e 60. A bela arquitetura das igrejas Senhor dos Passos, em estilo neo-gótico; e da Matriz de Santana (Matriz), além do Paço Maria Quitéria, destacam-se na paisagem. Na hora das compras, a dica é o Mercado de Arte, com o melhor do artesanato local. E tem ainda a “Feiraguai”, apelido carinhoso do camelódromo da cidade.


Feira de Santana teve origem nos meados do século XVII. Em 1819, o lugarejo foi elevado à categoria de povoado. Em 18 de setembro de 1833 foi elevado à vila, sendo esta data, desde 2000, considerada por lei como Dia da Cidade, pois esta é a data da emancipação político-administrativa. Em 1º de fevereiro de 1890 foram instalados a Independência Municipal e o Conselho Municipal, sendo o primeiro intendente (prefeito) o coronel Joaquim de Mello Sampaio. O prédio onde funciona a Prefeitura Municipal, denominado Paço Maria Quitéria, foi inaugurado em 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário