Shih tzu engole escova de dente no Distrito Federal - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu engole escova de dente no Distrito Federal

Shih Tzu engole escova de dente no DF e dona paga R$ 2,5 mil em cirurgia

Objeto de 20 cm ficou atravessado no estômago de filhote de shih-tzu.
Bichos devem ser mantidos longe de objetos pequenos, afirma veterinária.


Após ver o shih tzu Bolota, de três meses, ter dificuldades para respirar, uma família do Lago Sul, em Brasília, levou o animal ao veterinário e descobriu que o cão havia engolido uma escova de dentes. O objeto tem cerca de 20 cm, cerca de metade do tamanho do filhote, da raça shih-tzu.
A psicóloga Carolina Leão havia dado a o objeto para o shih tzu mastigar. Segundo ela, o animal tem o hábito de roer objetos da casa, como a porta de madeira da residência. “Eu não achei que ele poderia engolir a escova, é um objeto muito grande para ele.”
Escova que foi retirada do estômago do shih tzu "Bolota". (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)
 Carolina encontrou o shih tzu tossindo e vomitando no chão da casa. Quando Carolina pegou Bolota no colo, ele começou a chorar. “Ele nunca chora facilmente. Quando eu o coloquei no chão ele vomitou umas sete vezes”, diz.

O animal foi levado a uma cliníca veterinária na Asa Sul naquela noite. O veterinário não identificou o que incomodava o animal, mas aplicou uma injeção para interromper os vômitos e receitou um medicamento para acabar com as dores do shih tzu.
Cachorro "Bolota" com a escova de dentes que foi retirada de seu estômago (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)
Apesar de o animal ficar com o objeto atravessado no estômago, ele conseguia se alimentar normalmente. “Os alimentos desciam sem muita complicação”, diz Carolina.

Escova de dentes no estômago de cachorro (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)
Na manhã seguinte Bolota foi levado à veterinária Maria de Fátima Coelho, que costuma atender o shih tzu. A veterinária fez exames de raio X e, ao analisar as imagens, suspeitou que o cachorro havia engolido um brinco. “Tenho 27 anos de carreira e nunca vi uma coisa como essa. Isso é muito improvável”, afirmou a veterinária.

O shih tzu precisou passar por uma operação para retirar a escova. O procedimento custou R$ 2,5 mil. Durante a cirurgia, que durou uma hora, o cachorro teve o estômago aberto, momento em que a veterinária constatou que era realmente a escova de dentes que ela havia engolido.

“Nós começamos a procurar pelo intestino, depois subimos até o estômago e eu não acreditei no que eu vi. Suspeitamos que poderia ser a escova, mas não acreditávamos que ela estaria inteira. Como o cabo é de plástico, ela não apareceu por inteiro na radiografia”, afirma a veterinária. Bolota levou dez pontos na barriga se recuperou rapidamente, segundo Carolina

A veterinária Maria de Fátima alerta que é importante que pessoas que têm cachorros, gatos ou outros animais de estimação deixem os animais longe de brinquedos ou objetos que possam ser desmontados e engolidos pelos bichos

Raio X mostra escova de dentes em estômago de cachorro no DF (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)
Bolota anestesiado e com pontos após cirurgia para retirada de escova de dentes do estômago (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)

A recomendação para bichos que ficam muito tempo sozinhos é que os donos deixem o animal aos cuidados de alguém ou acostumem o bicho a permanecer em um local em que ele só tenha acesso a comida, água e um brinquedo grande.

GENTE MUITO CUIDADO COM OS BRINQUEDOS QUE VOCÊS OFERECEM PARA SEUS BEBES. QUE ESTE POST SIRVA DE EXEMPLO PARA VOCÊS BJS...



 G1
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato