Com quantos meses posso colocar minha cachorra para cruzar? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Com quantos meses posso colocar minha cachorra para cruzar?

É comum as pessoas me questionarem sobre acasalamento de cães. Os proprietários tem dúvidas variadas,esta semana vou relacionar as mais comuns. Espero que as respostas contribuam para o sucesso da sua criação. 1) Qual a idade certa para o primeiro cruzamento da fêmea? Para cadelas de pequeno porte como poodle, pinscher, Lulu da pomerânia, etc, o ideal é que o cruzamento seja feito no terceiro  cio, o que ocorre por volta de 18 meses. Já as cadelas de grande porte podem ser cruzadas a partir do segundo cio. 
                                            
         2)Quanto tempo após o parto podemos cruzar novamente uma cadela?
No caso de parto normal, aconselha-se que pule um cio, ou seja ela irá cruzar uma vez ao ano. Já nos casos de cesariana aconselha-se que ela somente volte a acasalar após o segundo cio.

3)Qual é o dia do cio ideal para cruzar uma cadela?
A cadela deve ser cruzada no período de ovulação, o que ocorre por volta do nono ao décimo dia após o inicio do cio. Este período corresponde ,na maioria das fêmeas, com a diminuição do sangramento.   

4)Como saber se realmente a cadela esta ovulando?
Na ovulação a cadela exibe alguns sinais característicos, como colocar a cauda de lado quando é acariciada na base da mesma. Ela se deixa montar pelo macho, o sangramento vaginal diminui, e alguns casos chega até mesmo a parar.

5)Quanto tempo devo deixar a fêmea junto com o macho?
O ideal é que eles fiquem de um a dois dias juntos. Devido ao fato da gestação durar somente dois meses, se eles ficarem muito tempo juntos fica difícil determinar qual foi o momento certo da fecundação e conseqüentemente, quando será o dia do parto. Após a ovulação a maioria das fêmeas para de aceitar os machos e eles poderão começar a brigar.

6)É verdade que quantas mais vezes cruzar uma fêmea maior será o numero de filhotes?
Não, basicamente, o que determina o numero de filhotes em uma gestação é a fêmea( numero de óvulos presentes na ovulação). Um ejaculado contem milhares de espermatozoides, capazes de fecundar todos os óvulos existentes. Também o momento do cruzamento pode influenciar no números de filhotes. Cadelas que cruzam muito no final ou no inicio do cio, costumam ter ninhadas pequenas.

7)Com o que devo me preocupar ao escolher um macho ou fêmea para acasalar?
Procure um exemplar da mesma raça, que esteja dentro dos padrões da mesma, que não tenha parentesco com o seu animal e que não tenha nenhum problema geneticamente transmissível. Algumas raças tem predisposição para displasia coxo femoral. Nestes casos é aconselhado radiografar o macho e a fêmea antes do acasalamento para verificar a presença da doença. Não se esqueça de verificar vacinas, vermífugo e temperamento do animal. Principalmente a fêmea deverá ser vacinada e vermifugada  antes do cruzamento, desta maneira ela entrará na gestação com maior numero de anticorpos, que irão passar para os filhotes protegendo-os até o momento da vacina. Também é aconselhado evitar acasalamento de cães com desvios de comportamento, como por exemplo cães muito agressivos.
   

8)Se eu não cruzar a minha fêmea ela terá tumores?
Não existe nenhuma comprovação cientifica de que fêmeas que nunca tiveram cria, tenham maior propensão a tumores. O que sabe é que a aplicação de anticoncepcionais pode induzir ao aparecimento de tumores.

9)Qual o problema de acasalar animais mais jovens?
No caso da fêmea a gestação precoce irá paralisar o seu crescimento e ela poderá ter problemas de parto. Já os machos muito novos, de um modo geral são muito afoitos e as vezes não conseguem cruzar. Além disso eles tem um osso peniano que, embora de ocorrência rara, pode ser fraturado durante o acasalamento.

10)O macho deve cruzar pelo menos uma vez na vida para não adoecer?
Também não existe nenhum problema de saúde relacionado a este fato.

11)Com que idade devo desmamar os filhotes, e com que idade eles abrem os olhos?
O desmame é feito por volta dos 30 dias para raças grandes e 45 dias para raças pequenas, sempre de maneira gradual com introdução precoce de ração. Nunca dê leite de vaca para os filhotes, pois o mesmo pode provocar diarreias. Se necessário molhe a ração com água morna. Os filhotes abrem os olhos por volta de dez a quinze dias de vida.

12)Com que idade devo iniciar a vacinação e vermifugação dos filhotes?
A primeira vermifugação deve ser feita aos trinta dias de vida, depois de 15 em 15 dias até os seis meses de vida, quando então passaremos a vermifugar de seis em seis meses. Já a vacinação deve ser iniciada aos 45 dias de vida . Depois será repetida mensalmente até os 6 meses de vida.    

Fonte do Texto: Romulo edgard
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato