Xbox Scorpio foi confirmado pela Microsoft e anunciado como o console mais potente de todos os tempos

Apenas três anos após o lançamento do Xbox One, a Microsoft inicia a divulgação de seu próximo projeto. Denominado como Project Scorpio ou, simplesmente, Xbox Scorpio o novo console já gera grande discussão e muita especulação no mundo tecnológico.

Sucessor oficial do Xbox One o Scorpio foi anunciado por Phil Spencer, diretor chefe do Xbox, como sendo “o mais poderoso console já construído”.

O projeto da Microsoft se apresenta em uma fase de demanda crescente de novas tecnologias,  momento em que a realidade virtual e a resolução 4k se mostram como  o futuro das novas estações de entretenimento. A empresa também tenta rebater a altura os anúncios feitos pela Sony sobre uma nova versão do Playstation 4.

No comunicado do Xbox Scorpio, foram prometidos 6 teraflops de desempenho gráfico. Colocando isso em perspectiva é, aproximadamente, como se o desempenho do Xbox One fosse multiplicado por cinco. Algo realmente poderoso para um console.

Quando se trata da massiva chegada da realidade virtual ao mercado, que se desenvolve em 2016 e com perspectivas de expansão rápida, a Microsoft claramente encontrava-se “um passo atrás” da sua concorrente principal. Em outubro de 2016 será lançado o Playstation VR, dispositivo de realidade virtual da Sony, que terá compatibilidade total com o Playstation 4.

E o Xbox One? Não vai ter realidade virtual? Onde fica nessa história?

Com certeza a Microsoft visualizou e antecipou uma perda de boa fatia do mercado, pois quem tem interesse na realidade virtual (VR) e não deseja adquirir um CPU compatível com o Oculus Rift ou HTC Vive tenderia a migrar para os equipamentos da Sony.

xbox scorpio lançamento vr

O anúncio do Xbox Scorpio foi recheado de informação, dentre elas que ele terá suporte para VR. No entanto, uma dos dados mais importantes não foi confirmado – qual dispositivo de realidade virtual será compatível com o novo console.

Após o anúncio, reunimos algumas informações que indicam, com uma boa margem de certeza, qual dispositivo será o escolhido para se conectar com a nova e poderosa máquina.

Vamos lá…

O Xbox Scorpio terá suporte VR

Esse é o anúncio oficial da Microsoft. Em uma entrevista para a revista Wired, o diretor chefe da Xbox – Phil Spencer – afirmou que para fornecer uma verdadeira experiência em realidade virtual eram necessários 6 teraflops de poder de processamento, sendo que o Xbox One e o Playstation 4 não poderiam entregar isso agora.

Segundo ele “A verdade é que os consoles podem executar uma versão 2-D de Doom ou Fallout, no entanto, não vão ser capazes de criar uma imagem estereoscópica ou uma versão “high-framerate” desses jogos. Nós não queremos forçar a entrega da realidade virtual, queremos entregar o que os nossos clientes realmente esperam.”

xbox scorpio vr

Ele afirmou que, atualmente, o “melhor lugar para a inovação VR é o PC”, o que direciona sua fala para os dois dispositivos que utilizam essa plataforma: o Oculus Rift e o HTC Vive. Em outro ponto da entrevista, Spencer afirma, ainda, “Neste momento não estamos focados em um dispositivo de hardware VR”.

Bom… Se a Microsoft não vai desenvolver um hardware VR, os candidatos para se conectar ao Xbox Scorpio ficam restritos ao Oculus Rift e ao HTC Vive.

Parceria da Microsoft com o Oculus Rift

A história de ascensão e desenvolvimento do Rift, passando por diversos protótipos até a aquisição pelo Facebook é bem conhecida por todos. É sabido também da parceria estabelecida entre a Oculus e a Microsoft, tendo, como parte do acordo (que não foi totalmente divulgado) a disponibilização do controlador sem fio do Xbox para acompanhar  o Oculus Rift, além de um adaptador necessário para utilizá-lo no PC.

Outro fator importante é que o Oculus Rift é nativamente compatível com o Windows 10, logo – seria difícil supor que essa compatibilidade seria estendida ao Xbox Scorpio também?

Fallout 4 VR

No comunicado oficial do Project Scorpio, foi informado que o game Fallout 4 estava sendo preparado para a realidade virtual.

Esse anúncio trouxe a tona uma pequena dúvida a respeito de qual dos dispositivos será compatível com o Xbox Scorpio.

No vídeo de divulgação do novo console a Microsoft afirma “Estamos trazendo Fallout 4 para a realidade virtual e ter um console que pode suportá-lo, acho que vai ser mágico.”

É aí que reside o ponto de interrogação em nossa teoria.

Fallout 4, pelo menos até agora, só foi confirmado pela Bethesda Games para o HTC Vive. A empresa foi muito clara sobre essa afirmação, então, porque não mencionou o Oculus Rift em nenhum anúncio do jogo?

A resposta possivelmente está em um imbróglio judicial entre as empresas. Em 2015, houve uma ação entre o proprietário da Bethesda e a Oculus. Como parte dessa demanda, a Oculus estava sendo processada por “apropriação indevida de segredos comerciais relativa a tecnologia de realidade virtual”.

Essa confusão poderia ser o motivo pelo qual Fallout 4 teoricamente não está sendo desenvolvido para o Oculus Rift. O que, de certa forma, torna-se uma contradição, uma vez que sabemos que o game será lançado para o Scorpio.

Bom… Se a Bethesda Games realmente não está fazendo o jogo para o Oculus Rift, sobraria a opção do HTC Vive.

Para a hipótese acima ser verdadeira, uma parceria entre a Microsoft e a Valve (desenvolvedora do HTC Vive) teria que ocorrer, sendo que as duas são concorrentes diretas no espaço PC. Será?

A de se considerar, entretanto, que a Microsoft, a Oculus e a Bethesda possam ter estabelecido algum tipo de acordo e que o game já tenha caminho aberto para rodar no Oculus Rift.

kit do oculus rift

Oculus Rift parece ser a opção mais provável

As informações disponíveis até o momento nos levam a crer que o Oculus Rift será o dispositivo de realidade virtual escolhido para se conectar ao Xbox Scorpio. Essa parceria fecharia uma lacuna importante para as duas empresas e colocaria a “dupla” como forte concorrente da Sony nesse nicho tecnológico que surge com força e expectativa.

Logicamente, enquanto não recebermos a confirmação oficial da Microsoft, muita coisa pode acontecer e novidades inesperadas podem surgir.

Agora é aguardar novos comunicados….

1 Comentário

Deixe um comentário: