Atendendo a pedidos da turma da “infância anos 90”, hoje no Has Tela Clássicos é dia de falar sobre O Demolidor, filme de 1993 que trouxe o confronto entre Sylvester Stallone e Wesley Snipes, além das famosas 3 conchinhas rs.

Ponto Forte:

O elenco principal, composto por Sylvester Stallone, Wesley Snipes e Sandra Bullock é extremamente carismático e uma atração a parte no filme.

Ponto Fraco:

 Marco Brambilla, em seu primeiro trabalho como diretor (ele fez somente mais 3 depois desse), mostra inexperiência para comandar a produção, que apresenta problemas na fotografia e edição. Por vezes não se consegue ver bem as aguardadas lutas de Stallone e Snipes.

10 Curiosidades

  • Sylvester Stallone queria Jackie Chan no papel de Simon Phoenix, mas Chan recusou. Ele não queriademolition_man_1993_3-1 interpretar vilões por entender que a mudança não seria bem aceita pelo seu público (principalmente os asiáticos).
  • Alguns golpes de Wesley Snipes podem parecer lentos ou desajeitados em certas cenas, essa impressão é porque o produtores tiveram de pedir para Snipes executar os movimentos mais lentamente, já que sua grande velocidade deixava as imagens embaçadas muitas vezes. Lembrando que Wesley Snipes é faixa preta de karatê na vida real e pratica várias outras artes marciais, incluindo a Capoeira do Brasil.
  • As escolhas originais para Spartan e Phoenix inicialmente eram Jean – Claude Van Damme e Steven Seagal (justamente os mesmos que brigariam na casa do Stallone anos depois, relembre aqui). Van Damme seria o vilão, mas não aceitou e só quis conversar se o papel fosse invertido, e ele se tornasse o “herói”. Acontece que ao oferecerem o vilão para Seagal, ele também não aceitou pelo mesmo motivo, e assim os produtores acabaram desistindo dos dois.
  • As filmagens já haviam começado quando Sandra Bullock foi contratada para o lugar de Lori Petty (Caçadores de Emoção) que saiu por “divergências criativas”.
  • Jack Black (Escola do Rock) faz uma ponta no filme como figurante entre os membros da resistência. Difícil de ver, mas é possível reconhecer.
  • Muita gente sabe da participação do então desconhecido Jack Black, mas poucos sabem que o astro Arnold Schwarzenegger também tem uma ponta no filme. Essa ainda mais discreta e nem foi creditada, ele aparece rapidamente como um bandido musculoso numa cena de delegacia. Arnold Schwarzenegger fez essa participação como um favor pessoal para Stallone, sem pagamento de cachê,
  • No filme Arnold Schwarzenegger é citado como ex-presidente dos Estados Unidos e 10 anos depois, na vida real, ele foi eleito para governador da Califórnia. Arnold é austríaco e pelas leis americanas não pode concorrer à presidência, por isso o governo californiano foi o mais perto que ele chegou disso.
  • 960No Kwait, o filme foi lançado com o título de Rambo: O Demolidor. Como Stallone e Rambo eram muito populares no país, a distribuidora imaginou que assim  faria uma bilheteria maior.
  • A Warner Bros não aprovou a primeira versão do filme e contratou uma nova equipe para reeditar. Entre os trechos que foram excluídos e regravados, estava toda uma história de John Spartan com sua filha, que estaria viva e crescida quando ele acordasse do congelamento. Ela seria um dos maiores alvos do Phoenix no futuro, exigindo a proteção do pai.
  • A GM forneceu 20 protótipos de veículos para serem usados no filme, alguns deles eram realmente projetos para carros do futuro.
  • Um autor húngaro entrou na justiça para pleitear direitos sobre o filme, que ele dizia ser baseado no livro “Fight of the Dead”, publicado em 1986, que conta a história de um terrorista e um soldado rival que são congelados criogenicamente e despertados no século 22. O autor não deu sequência por causa dos altos custos do processo para enfrentar um mega estúdio de Hollywood.

Sinopse e Review

Los Angeles, 1996. John Spartan (Sylvester Stallone), um famoso policial conhecido como “O Demolidor”, ao prender Simon Phoenix (Wesley Snipes), um psicopata, acaba sendo preso também, pois durante a operação trinta reféns civis morreram por acidente. Ele é então injustamente condenado a ser criogenicamente congelado por setenta anos e, ironicamente, Phoenix está congelado da mesma forma. Após trinta e seis anos, Los Angeles se tornou San Angeles e o crime, basicamente, não existe. Porém, quando quando Phoenix consegue fugir da prisão criogênica, após uma “entrevista de condicional”, ele passa aterrorizar a pacifica cidade, e as autoridades do futuro só tem uma pessoa preparada para enfrentá-lo, uma arma do passado, John Spartan.fj6nbvd7fvennltusyd1u8bcufu

No auge de suas formas Sylvester Stallone e Wesley Snipes dão show de vitalidade nas cenas de ação. Há também uma tentativa de visão de futuro inédita, meio irônica, mas inédita, com uma sociedade politicamente correta ao extremo (não muito diferente da nossa atualmente, pelo menos na internet rs).

A presença de Sandra Bullock como uma fã dos anos 90 é como se fosse uma representação de muitos de nós no futuro, ela traz um alívio cômico sensacional com suas referências ao passado, como pôster de Máquina Mortífera, biblioteca Schwarzenegger e sua verdadeira paixão pelas cenas de ação que John Spartan protagoniza na frente dela.

O conceito da sociedade secreta no subterrâneo não era tão novo, nem é tão bem explorado no filme, mas funciona para esclarecer algumas situações do roteiro. O Demolidor não é monótono em nenhum momento. O filme tem alguns personagens fracos, como Dr Raymond ou o Edgar, mas entrega perfeitamente o que esperamos dele, quando se propõe a ser filme de ação efetivamente.

Confira o trailer original