Westworld

Você assistiu a nova série da HBO? Westworld. Você precisa ver, procura uma reprise. - Esse tem sido meu mantra nas últimas duas semanas. Confesso, que esqueci o fato que muita gente não tem o canal. Mas convenhamos, se Game of Thrones nos ensinou alguma coisa, é que o pessoal sempre dá um jeito de assistir, né! E essa série vale o esforço.

Vendida como "a nova Game of Thrones", Westworld só tem de semelhante à aventura medieval a qualidade de produção, os múltiplos protagonistas e um universo complexo que levanta diversos questionamentos. A série mistura western com ficção-científica.

"Westworld" é um parque de diversões com temática de faroeste. Os frequentadores pagam fortunas para vivenciar um pouco da vida no velho oeste, que aqui é povoado por robôs super-realistas. Dentro do parque, os visitantes tem liberdade de fazer o que bem entende, levando o status de "terra sem lei" do período ao extremo. Do lado de fora, os administradores do parque, precisam mantê-lo funcionando e descobrir seus limites. E isto é o máximo que se pode dizer sobre a série sem arruinar a experiência.

Com múltiplas narrativas, diversos questionamentos não existem vilões e mocinhos óbvios. Muito menos um caminho claro, ou a necessidade de explicar tudo. Abrindo espaço para reviravoltas e teorias. Para quem já conhece o gênero, vai lembrar de obras como Blade Runner, Jogos Vorazes. E, curiosamente, do estilo narrativo de games sandbox (aqueles como GTA, de mundo aberto, no qual o jogador pode fazer o que quiser).


É possível, que os conceitos de ficção cientifica, publico comum, assustem um pouco o público não iniciado. Especialmente porque o roteiro de Jonathan Nolan (irmão do Christopher Nolan, e roteirista de muitos dos trabalhos do irmão), além de não subestimar, convida o público a questionar aquele universo. 

Para os que persistirem, um mundo novo de conceitos como os de Isaac Asimov. Além disso, uma pausa na produção foi feita, para que os criadores pudessem programar os próximos cinco anos. Logo, a produção parece bem construída em todos os sentidos.


Se tudo isso não for suficiente para aguçar seu interesse, considere o elenco de peso: Anthony Hopkins, Ed Harris, Rodrigo Santoro, Evan Rachel Wood, Ben Barnes (Principe Cáspian), James Marsden (o Ciclope da primeira trilogia dos X-Men),  Jeffrey Wright (O Beete de Jogos Vorazes), entre outros. A série ainda tem a produção de J.J.Abrams.    

O terceiro episódio de Westworld foi ao ar no último ontem na HBO. A transmissão é simultânea com os Estados Unidos, todos os domingos às 23hs. A primeira temporada tem 10 episódios, então ainda dá tempo. 

Corre para assistir Westworld e no final da temporada conversamos novamente!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem