domingo, 8 de janeiro de 2017

Existe uma overdose de filmes de super herois?



SIM! Ponto!

Houve uma época que a overdose era de filmes de máfia, sci-fi, brucutus ... Atualmente é a fase dos personagens de histórias em quadrinhos. Existem tantos filmes desse "gênero" que você/sua carteira não consegue acompanhar todas as películas de forma legal. E até 2020 não haverá mudança por parte dos estúdios.

Agora, essa overdose incomoda? Depende. A maioria jovem dessa internet odiadora de tudo que é contrário é o público alvo. Você, tiozinho de 30 anos ou mais não é o foco da Indústria. Na verdade, deveria ser pois nessa fase é onde as pessoas tem (ou deveriam ter) $$$/independência para ir ao cinema, comprar "bonequinhos" caríssimos de heróis, ... Em suma, o cerne do mercado são sempre os jovens. 

O que aborrece, talvez, é a abundância desse assunto na mídia. Porém, this is capitalism. Os filmes de arte/drama nunca tiveram grande espaço na imprensa - salvo raríssimas exceções ou em época de Oscar. E os filmes de outros gêneros estão aí: basta procurar... Só que é mais cômodo reclamar. Longe de ser aquele povinho chato indie-radical-diferentão, mas quantas vezes você foi no centro cultural que passa mostras de filmes de algum país fora do eixo. Os filmes de outros gêneros estão em sessões obscuras no fim do domingo? Paciência! Os complexos mainstream de salas de cinema não mudarão isso enquanto a bilheteria e o dinheiro do marketing dos estúdios/produtoras for o diferencial para o balanço do final do mês.

Hollywood sugará esse gênero até a última gota. Foi assim com as sagas de filmes de suspense/terror juvenil nas décadas de 1990/2000. Farão com que o hype seja eterno enquanto os investidores receberem centenas de milhões de retorno financeiro. Não adianta diretores na casa dos 70/80 ficarem reclamando sobre o excesso de filmes da marvel/dc e ramificações. Entendo que não é apenas recalque, crítica gratuita. Todavia, esses mesmos dinossauros que ficam por trás das câmeras também não foram criticados quando criaram diversas histórias de aventura-monomito sem qualquer questionamento sobre o status quo da sociedade?


Texto Ao Som de:
Superman Theme - John Williams - Orquestra Filarmônica de Goiás 
The Dark Knight Soundtrack - I'm Not a Hero by Hans Zimmer
Wonder Woman Theme - Hans Zimmer & Junkie XL

  • Simon & Garfunkel - 
  • The Sound Of Silence
    300 OST - Come And Get Them

    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...