7 List | Os sete filmes de terror mais aguardados de 2017

2017 mal começou mas já nos deixou ansiosos com a quantidade de filmes de terror que prometem chegar às telas brasileiras ao longo do ano. Entre as produções mais aguardadas do gênero estão os retornos das franquias Amityville e Sexta-Feira 13, as continuações de Annabelle, Sobrenatural, o novo filme de M. Night Shyamalan, uma adaptação de Stephen King e até uma produção nacional que promete surpreender as plateias que torcem o nariz para filmes de terror brasileiros.

Visando ajudar vocês a se programarem para o que vem por aí, fizemos uma lista com aqueles que achamos que são os sete filmes de terror mais aguardados de 2017. Obviamente, a lista leva em conta o nosso gosto pessoal, mas não está separada por ordem de preferência. O único tipo de separação que fizemos foi a data de estreia no Brasil. Aliás, vale lembrar também que as informações sobre a estreia foram retiradas do site Filme B e estão suscetíveis a mudanças por parte das distribuidoras. E vocês vão ver, mais para o final da lista, que é bem provável que isso aconteça com um certo título.

Mas chega de papo. Vamos então à mais nova edição da nossa querida 7 List, intitulada Os sete filmes de terror mais aguardados de 2017. Esperamos que gostem. Não esqueçam de deixar a sua opinião no campo de comentários ao final do post.

7 List | Os sete filmes de terror mais aguardados de 2017

1 – Fragmentado: Não sei de vocês, mas eu ainda sou fã do cineasta M. Night Shyamalan. Gosto muito do seu estilo elegante de direção, o que me faz apreciar até mesmo alguns dos seus filmes mais criticados, como Sinais e A Vila. Recentemente Shyamalan voltou a flertar com o terror (gênero que o consagrou) com o ótimo A Visita. E este Fragmentado (Split) vai seguir o mesmo caminho. A trama acompanha três jovens que são sequestradas e mantidas em cativeiro por um psicopata (James McAvoy, de X-Men: Apocalipse) com múltiplas personalidades. O elenco ainda conta com Anya Taylor-Joy (A Bruxa), Haley Lu Richardson (Medalha de Bronze), Betty Buckley (Fim dos Tempos) e Jessica Sula (série Skins). A estreia está marcada para 23 de março. Anote na agenda!

2 – O Rastro: Terror nacional bastante promissor, O Rastro conta a história de um jovem e talentoso médico em ascensão que consegue rapidamente subir os degraus de sua carreira. Porém, ele acaba sendo encarregado de supervisionar a transferência de pacientes entre hospitais, quando um hospítal público é fechado por falta de verbas. A transferência parece estar correndo bem, até que um dos pacientes desaparece no meio da noite. O elenco é formado por Rafael Cardoso (O Tempo e o Vento), Leandra Leal (Chatô: O Rei do Brasil), Felipe Camargo (Jogo Subterrâneo) e Claudia Abreu (Rio, Eu Te Amo). Dirigido por J. C. Feyer (curta Balada das Duas Mocinhas de Botafogo), O Rastro chega aos cinemas brasileiros em 30 de março.

3 – Amityville: O Despertar: Bastante atrasado em seu lançado, esse novo capítulo da franquia Amityville acompanha a jovem Belle, sua irmã mais nova e seu irmão gêmeo em coma, que se mudam para uma nova casa com sua mãe solteira, Joan, com o objetivo de guardar dinheiro para pagar pelo tratamento do menino. Porém, quando estranhos fenômenos começam a acontecer na casa, incluindo a milagrosa recuperação de seu irmão, ela começa a suspeitar que sua mãe não está dizendo toda a verdade e logo descobre os segredos guardados por aquela casa. O capítulo anterior da franquia, intitulado The Amityville Terror, foi lançado diretamente em VOD na metade desse ano, sem muito alarde. Este novo filme, porém, promete um resultado mais significativo – ao menos o trailer é muito mais interessante. Amityville: O Despertar tem roteiro e direção de Franck Khalfoun (do elogiado Maníaco) e é estrelado por Cameron Monaghan (série Shameless), Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) e Bella Thorne (Juntos e Misturados). O filme estreia em 27 de julho aqui no Brasil.



4 – Annabelle 2: Não gosto muito do primeiro Annabelle. Mas tem um motivo muito forte para esta continuação garantir lugar nessa lista: David F. Sandberg. Quem me acompanha aqui no blog sabe da admiração que eu tenho por esse diretor. Depois de construir uma carreira bastante consistente como curta-metragista, ele se arriscou no comando de um longa-metragem com o bom Quando as Luzes se Apagam. Apesar de não ser um dos seus melhores trabalhos, o longa serviu para estabelecer Sandberg como um nome promissor no gênero de terror. A trama acompanha um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa, que perderam a sua filha pequena e decidem acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um demônio do seu passado: Annabelle, uma criação do artesão. O elenco é formado por Miranda Otto (Frankenstein: Entre Anjos e Demônios), Anthony LaPaglia (série Without a Trace) e Stephanie Sigman (Miss Bala). Annabelle 2 estreia em 17 de agosto.


5 – It: Stephen King é rei! E It (ou A Coisa) é considerado um dos seus melhores livros. Pessoalmente, adorei a adaptação que o livro ganhou para a TV na década de 1990, com Tim Curry no papel do palhaço Pennywise, e estou muito curioso para ver como será essa adaptação cinematográfica. A trama do livro acompanha sete indivíduos que, quando crianças, enfrentaram uma criatura centenária que se alimentava do medo e mudava de forma. Agora, 30 anos, depois eles são chamados de volta para o confronto definitivo quando a criatura volta a matar crianças. Sobre as mudanças em relação ao livro, o diretor Andy Muschietti (Mama) afirmou que “King descreveu a iconografia do terror dos anos 1950. E eu sinto que há um mundo inteiro agora a redescobrir, para atualizar. Não haverá múmias e lobisomens. Os terrores serão muito mais surpreendentes”. O ator Bill Skarsgard (série Hemlock Grove) ficou responsável por dar vida ao icônico palhaço Pennywise nessa nova versão, e o elenco ainda conta com Finn Wolfhard (série Stranger Things), Jaeden Lieberher (Midnight Special), Jeremy Ray Taylor (Homem-Formiga), Owen Teague (série Bloodline) e Nicholas Hamilton (Terra Estranha). It estreia em 7 de setembro.




6 – Friday the 13th: Espécie de remake misturado com reboot, esse novo capítulo da franquia Sexta-Feira 13 contará uma história diferente da origem do assassino mascarado Jason Voorhees. Pelo menos foi isso que disse o produtor Brad Fuller (Ouija: O Jogo dos Espíritos) quando afirmou que o roteiro de Aaron Guzikowski (Os Suspeitos) “tem ótimos personagens. Você meio que tem que entender Jason Voorhees, então nós voltamos para o começo e meio que começamos de novo, e fazemos o nosso caminho dali em diante”. O produtor confirmou a participação de Pamela, mãe de Jason, e possivelmente veremos também o seu pai, Elias Voorhees, que até então só tinha sido mencionado nos filmes anteriores e aparecido em algumas histórias em quadrinhos. E se isso deixou você empolgado com o filme, aqui vem a má notícia: a produção está extremamente atrasada! Apesar de o diretor Breck Eisner (A Epidemia) já ter sido contratado para comandar o filme, ainda não há elenco definido e nem data de início das filmagens. Eles vão ter que correr muito se quiserem manter a data de estreia de 12 de outubro. 



7 – Insidious: Chapter 4: Apesar de bastante irregular, a franquia Sobrenatural me encanta profundamente. Isso porque ela tem um viés exagerado, que abusa de jump scares e de uma referência quase metalinguística aos filmes das décadas de 1970 e 1980. É claro que a franquia sofreu bastante com a saída do diretor James Wan (que continua como produtor), e o terceiro filme – mais fraco até então – teve a direção do até então roteirista Leigh Whannell, que fez um trabalho regular, mas aquém da qualidade anterior. Sendo assim, é bom perceber que eles parecem ter aprendido com os seus erros, uma vez que Whannell retorna apenas a função de roteirista – função esta que ele faz muito bem, por sinal – e o cineasta Adam Robitel foi contratado para o comando do longa. Robitel tem apenas um outro filme em seu currículo, o terror A Possessão de Deborah Logan, mas sua contratação pode significar a renovação que a franquia precisa. Por enquanto não se sabe nada sobre a trama do filme. O elenco contará novamente com o trio Lin Shaye, Angus Sampson e o próprio Leigh Whannell nos papeis de Elise, Tucker e Specs. Insidious: Chapter 4 tem estreia marcada para 26 de outubro.