quarta-feira, 15 de março de 2017

10 filmes baseados em poemas, poesias e poetas

Se você é um daqueles entusiastas de poemas, poesias e poetas, com certeza precisa assistir aos filmes desta lista. Nomes como Edgar Allan Poe, Lewis Carroll e Homero fazem parte da lista, está esperando o que?

Gunga Din (1939) | George Stevens Poema de Rudyard Kipling

 
 As aventuras vividas por três sargentos ingleses na luta contra os nativos hindus. Ajudados pelo jovem Gunga Din, eles penetram no templo de onde parte a revolta, são presos pelo malévolo Guru, mas salvos pelo amigo nativo. Inspirado em poema de Rudyard Kipling. Refilmado em 1962 por John Sturges com o título ”Os 3 Sargentos”.

A Fonte da Donzela (1960) | Ingmar Bergman História de Ulla Isaksson

 
 Voltando ao mundo de O Sétimo Selo, conhecemos a história de uma menina, de pais cristãos fervorosos, que é estuprada por dois pastores. Esses, sem saber, acabam pedindo abrigo na casa dos pais da menina.

El Cid (1961) | Anthony Mann História de Fredric M. Frank

 
 Superprodução épica sobre o legendário herói espanhol Rodrigo Diaz (“El Cid”, para os seus seguidores), que tenta fazer as pazes entre os membros da realeza a fim de unificar a Espanha e, depois, é chamado para comandar a resistência contra os invasores mouros.

O Corvo (1963) | Roger Corman Poema de Edgar Allan Poe

 
 Baseado no poema gótico de Edgar Allan Poe, conheça um dos maiores clássicos do terror B de todos os tempos. A história é sobre dois bruxos que duelam pela supremacia na magia. No elenco, um Jack Nicholson ainda em início de carreira.

A Cor da Romã (1969) | Sergei Parajanov Poemas de Sayat Nova

 
 Um relato místico e histórico sobre a vida, o trabalho e o mundo interior do poeta e trovador armênio do século XVIII, Aruthin Sayadin, popularmente conhecido como Sayat Nova (“o Rei da Canção”). O filme evoca a infância do poeta e a sua juventude, os seus dias de trovador na corte do rei Heraclius II da Geórgia e os seus últimos dias passados num mosteiro.

Jabberwocky – Um Herói por Acaso (1977) | Terry Gilliam Poema de Lewis Carroll

 
 O filme conta a história de Dennis (Michael Palin), um camponês que, após a morte do pai, resolve tentar a vida e vai para a cidade, que era governada pelo Rei Bruno, O Questionável (Max Wall). Lá, o jovem passa por diversas aventuras e enfrenta muitos perigos. O local vinha sendo constantemente aterrorizado por um monstro terrível, um dragão chamado Jabberwocky (Peter Salmon), fera que Dennis acabaria tendo que confrontar.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989) | Peter Weir História de Tom Schulman

 
 Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura. Porém, ele propõe métodos de ensino que incentivam seus alunos a pensarem por si mesmos e apresenta aos alunos a Sociedade dos Poetas Mortos. Isto acaba criando um conflito entre os diretores que ainda pregam o método antigo e conservador.

Coração Valente (1995) | Mel Gibson História de Randall Wallace

 
 Mel Gibson interpreta William Wallace, um escocês que tem sua mulher morta por soldados ingleses em sua noite de núpcias. A partir desse fato, ele começa a liderar uma revolução em busca da liberdade da Escócia, unindo seu povo e enfrentando os ingleses com toda sua fúria e violência. Vencedor de 5 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Sonoros.

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000) | Joel Coen, Ethan Coen Poema de Homero (dentro da Odisseia)

 
 Desmotivado e cansado da dura rotina de quebrar pedras numa prisão, Everett Ulysses McGill (George Clooney) foge juntamente com seus dois companheiros. Depois disso, os três embarcam numa grande aventura em busca de um tesouro, onde enfrentarão diversas situações e conhecerão várias pessoas estranhas, como um profeta cego e um vendedor com apenas um olho.

A Lenda de Beowulf (2007) | Robert Zemeckis Baseado no poema “Beowulf”

 
 Em uma época de heróis, o poderoso guerreiro Beowulf luta com o demônio Grendel, despertando a ira da impiedosa e sedutora mãe da fera. Esta batalha épica criará a eterna lenda de Beowulf.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário