quarta-feira, 22 de março de 2017

6 personagens de Logan que são mais importantes do que aparentam ser

Logan é um filme de tirar o fôlego – e incrivelmente violento – que imediatamente cativou o público. Ele serve como uma espécie de história de viagem de estrada com Wolverine e sua jovem clone X-23, enquanto tentam ficar um passo à frente dos Carniceiros e do malvado cientista que querem capturar nossos heróis mutantes. Por causa do ritmo implacável do filme, é fácil perder o significado de alguns de seus personagens. E, claro, breves aparições em um único filme não sublinham as suas complexas histórias dos quadrinhos. Aqui, então, está um guia pros personagens de Logan com mais significado do que você percebeu. Cuidado, porém, pois este artigo assume que você já viu o filme e está cheio de spoilers.

 Donald Pierce


donald pierce
Em Logan, Donald Pierce serve como o principal antagonista. Enquanto há vilões que são mais poderosos – como X-24, o clone mutante do Wolverine – e aqueles que são mais diabólicos – como Dr. Rice, o arquiteto da extinção mutante -, é Pierce que caça incansavelmente Logan e X-23 pra onde quer que eles vão. Na verdade, o filme apresenta essencialmente Pierce como a contraparte de Caliban. Caliban é o rastreador de mutantes, enquanto Pierce é um caçador de mutantes.

No entanto, no Universo dos quadrinhos da Marvel, Pierce é muito mais do que isso. Primeiro, ele é um membro cibernético do Clube do Inferno e, com este grupo, já derrotou todos os X-Men e ajudou a derrotar o aspecto da Fênix Negra em Jean Grey, que mais tarde destruiu um planeta inteiro. Ele acabou sendo expulso do Clube do Inferno e descobriu os Carniceiros, investindo neles com melhorias cibernéticas. Com este grupo, Pierce espancou – e crucificou – Wolverine e provou ser muito difícil de derrotar. Isto é porque em sua encarnação dos quadrinhos, tudo nele é cibernético, exceto sua cabeça, e ele pode sobreviver mesmo se tudo mais for destruído! Tudo somado, isso é muito mais impressionante do que a simples mão robótica do filme.

Caliban

caliban
Caliban é um personagem que continua a aparecer em lugares inesperados dentro do Universo Cinematográfico dos X-Men. Nós o vimos pela última vez em X-men: Apocalipse, onde ele cobra dinheiro pra Mística pra encontrar mutantes e ajudar a transportá-los pra segurança. Ele aparece novamente em Logan como alguém que uma vez usou suas habilidades de rastreamento de mutantes pra ajudar Pierce e outros pra caçar mutantes, mas agora serve como ajudante – e ocasionalmente empregado doméstico – pra Charles Xavier e Logan. Enquanto ele tem um arco em movimento em Logan, a encarnação dos quadrinhos de Caliban tem uma história rica e profunda.

Primeiro vemos Caliban nos quadrinhos como um mutante relativamente fraco. Ele vive e trabalha ao lado dos Morlocks, um grupo de mutantes que não podem facilmente passar como humanos e escolhem viver nos esgotos. Ele tem uma desaventura assustadora onde sequestra a adolescente Kitty Pryde e pretende casar com ela, mas ele finalmente a deixa ir. Mais tarde, a maioria dos Morlocks é morta pelos Carrascos, e Caliban acaba vivendo com os X-Factor – um grupo feito dos cinco X-Men originais. Caliban, frustrado que seu poder de rastreamento não lhe dá poder real, acaba se tornando um dos Cavaleiros do Apocalipse. O vilão Apocalipse deixa Caliban mais forte e mais inteligente, mas Caliban acaba reabilitado mais tarde, perdendo seus poderes e inteligência recém-descobertos e, eventualmente, se tornando um aliado dos X-Men mais uma vez. Ele finalmente se junta ao X-Force e morre em uma missão, mas como a maioria dos personagens que morrem nos quadrinhos, ele consegue voltar à vida. Seu retorno é de curta duração, no entanto, uma vez que ele é sacrificado mais tarde pra mutante Selene.

Os Carniceiros

carniceiros marvel
Os Carniceiros no filme Logan servem pra uma função muito específica: eram os soldados malignos sem nome que Wolverine e X-23 continuavam cortando em fatias. Nos quadrinhos, no entanto, os Carniceiros têm nomes distintivos – em Logan, eles são apenas nomeados através dos créditos – e têm muitas habilidades distintivas. Uma nota divertida sobre os Carniceiros dos quadrinhos é que eles têm uma razão específica pra odiar o Wolverine. Tudo começa quando os X-Men são capturados pelo Clube do Inferno. Wolverine tenta resgatar sua equipe e encontra os capangas, que rasga em pedaços. Eles teriam morrido, mas o Clube do Inferno lhes deu membros e melhorias cibernéticos. Mais tarde, Pierce encontra um grupo diferente de vândalos que anteriormente foram espancados pelos X-Men e dá-lhes upgrades cibernéticos e acaba reunindo os dois grupos.

Coletivamente, eles tiveram algumas aventuras estranhas. Antes de conhecer Pierce, alguns deles usaram o portal mutante de teletransporte pra cometer assaltos ousados em todo o mundo. Uma vez que todos eram uma equipe cibernética, eles capturaram e crucificaram Wolverine, que só escapou graças à Jubileu. Eles também se enredaram com o Justiceiro, e a maioria deles – exceto Pierce – foi morta mais tarde por Sentinelas. Uma nota divertida sobre o grupo é que os Carniceiros dos quadrinhos têm upgrades realmente loucos – alguns deles têm tanques no lugar das pernas, enquanto outros têm membros totalmente robóticos e armas embutidas que variam de metralhadoras a lançadores de foguetes. Eles são basicamente uma visão cyberpunk anos 80, o que provavelmente explica por que seu visual foi atenuado em Logan.

Rictor

rictor x-men
Talvez um dos mais surpreendentes rostos que vemos em Logan é Rictor. No início, Wolverine é altamente cético em relação ao destino de X-23, supondo que a noção de um abrigo mutante era algo que ela ou sua enfermeira tinha inventado. No entanto, ao chegar no local indicado, eles encontram um grupo de jovens mutantes que escaparam do laboratório, incluindo o mutante Rictor. Ele tem poderes sísmicos e mostra habilidades naturais de liderança. No entanto, o Rictor dos quadrinhos tem algumas histórias pra contar.

Rictor dos quadrinhos foi inicialmente trazido pelo X-Factor quando o grupo posava de caçadores mutantes pra que eles pudessem secretamente cuidar dos mutantes que deveriam ser apreendidos. Ele finalmente faz amizade com mais desses mutantes resgatados e depois se junta aos Novos Mutantes, um grupo que Xavier começou a treinar quando pensou que seus X-Men haviam morrido durante uma de suas muitas aventuras espaciais. Quando esse grupo eventualmente se desfez, Rictor junta-se à muito mais militante X-Force, que era liderada pelo mutante viajante do tempo Cable. Mais tarde, no entanto, Rictor é um dos muitos mutantes que perde seus poderes por causa da Feiticeira Escarlate, mas isso não o impede de se juntar ao X-Factor e continuar a ajudar a sua equipe – e mutantes em geral – antes de finalmente recuperar seus poderes.

X-24

x-24 logan
Um das reminiscências mais interessantes em Logan é a presença do X-24. Este é um clone mutante de Logan que existe principalmente pra que possamos assistir Wolverine em um jogo de espelho contra si mesmo. A ideia do herói lutando contra uma imagem espelhada de si mesmo é recorrente em filmes de super-herói – Homem-Aranha contra Venom, Homem de Ferro contra Monge de Ferro, Homem-Formiga contra Jaqueta Amarela etc. X-24 é também uma reminiscência pra dois personagens muito diferentes dos quadrinhos da Marvel.

Espiritualmente, o clone X-24 parece ser uma referência a Albert, uma duplicata robótica de Wolverine que foi construída por Donald Pierce a fim de matar seu nêmese mutante. Junto com outro robô, Elsie-Dee, Albert eventualmente supera sua programação e se torna um aliado de Wolverine. No entanto, o filme deixa claro que o X-24 é um clone em vez de uma duplicata robótica, o que parece dar ouvidos a quadrinhos mais recentes centrados nas aventuras da X-23 como a nova Wolverine. Nesses quadrinhos, ela encontra diferentes versões clones de si mesma que escaparam do laboratório e agora estão buscando vingança contra seus criadores. Estes clones têm diferentes idades e personalidades, o que parece ser um grande passo acima da máquina de matar estúpida retratada em Logan.

Dr. Rice

dr rice marvel
O filme nos mostra surpreendentemente pouco do Dr. Rice. Ele é o homem por trás do programa que está clonando e treinando jovens mutantes, e Pierce até credita que esse cientista é o responsável pela extinção da raça mutante. No entanto, ele está apenas em algumas cenas e é morto de forma bastante hilariamente pelo tiro do Wolverine no meio de um monólogo vilanesco. Isso significa que não conseguimos ver toda a profundidade e amplitude de seu relacionamento com os jovens mutantes. No entanto, o Dr. Rice dos quadrinhos é muito mais significativo pra X-23.

Nos quadrinhos da Marvel, primeiro vemos o Dr. Zander Rice como um cientista mais jovem. Seu pai tinha trabalhado no programa Arma X e foi morto por Wolverine – como no filme. O jovem Rice é posteriormente acusado de recriar a Arma X e é especialmente cruel durante tal processo. Ele tortura a jovem Laura pra trazer pra fora suas habilidades mutantes, o que inclui extrair suas garras sem anestesia a fim de causar o máximo de dor. Talvez a pior coisa que ele fez à jovem Laura foi construir uma fragrância que a induz numa fúria bizarra ao estilo Wolverine sempre que ela sente o cheiro. Rice faz lavagem cerebral na Laura pra ela matar seu colega cientista, Dr. Sutter, e também a família de Sutter – incluindo a filha ilegítima de Rice com a esposa de Sutter. Sob ordens de sua “mãe”, Dra. Kinney, Laura acaba matando o Dr. Rice e destruindo a Arma X, mas Rice obtém sua última vingança: ele consegue liberar a fragrância no cabelo da Dra. Kinney, então Laura acaba assassinando a única pessoa que a amou.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário