Apesar da Noite perturba com o vazio refletido no sexo

*Por Clara Camarano – redacao@cine61.com.br

Os franceses são conhecidos por usarem a abusarem dos recursos cinematográficos em suas produções. Este é o caso do diretor Philippe Grandrieux, que acumula em seu currículo filmes que merecem aplausos, principalmente pela ousadia que dá certo. Dentre eles, Sombre (1998), Um Iac (2008) e La Vie Nouvelle (2002) são exemplos de longas que tornaram o diretor reconhecido mundialmente. Agora abusando ainda mais dos ingredientes que o cinema proporciona, o francês chega com Apesar da Noite.

São 2h36 de experiências sensoriais e cenas intensas de sexo que não beiram ao erotismo. Elas são mais um recurso para mostrar o vazio existencial e o “estupro” pessoal  dos seus personagens. Com uma fotografia muitas vezes escura, excesso de closes que realçam os rostos e angústias, além das câmeras móveis que perturbam, Apesar da Noite é um drama investigativo que expõe sem eiras nem beiras os traumas humanos. É assim que se dá a história que tem foco em Lenz (Kristian Marr), um homem que deixa a Inglaterra para retornar a Paris em busca de Madeleine, uma mulher que fez parte da sua vida mas sumiu em circunstâncias obscuras.
É neste momento que ele conhece e se envolve com Helène (Ariane Labed), uma enfermeira que também guarda as mágoas de seu passado nebuloso. A história ainda se mescla em um pressuposto quadrado amoroso acrescido dos personagens Louis (Paul Hamy), que mantém um relacionamento aberto com Lena (Roxane Mesquida). O cruzamento das vidas dos quatro expõe as dores destes personagens e de seus vazios, que são revelados nas próprias relações frágeis que eles mantém.
O sexo sem amor e pudor e a necessidade de viverem anestesiados e em estado de inconsciência ganham ainda mais cores na filmagem. A inconsciência é retratada nas tomadas incômodas, enquanto nos estados conscientes do filme as câmeras paradas, com planos abertos mostram a proposital falta de graça que estes personagens apresentam perante a vida. O brilhantismo e inovação rendeu à produção a participação no Festival du Nouveau Cinéma e uma indicação no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires. Em terrinhas brasileiras, ele fez parte ainda da Mostra Mundial Indie Festival 2016. Vale a pena conferir.

Veja aqui o trailer do filme Apesar da Noite:

Malgré la Nuit (2015, França, Canadá) Dirigido por Philippe Grandrieux. Com Kristian Marr, Ariane Labed, Roxane Mesquida, Johan Leysen, Paul Hamy…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*Por Clara Camarano - redacao@cine61.com.br Os franceses são conhecidos por usarem a abusarem dos recursos cinematográficos em suas produções. Este é o caso do diretor Philippe Grandrieux, que acumula em seu currículo filmes que merecem aplausos, principalmente pela ousadia que dá certo. Dentre eles, Sombre...Apesar da Noite perturba com o vazio refletido no sexo