BannerVideos

Matoaka, como foi chamada quando nasceu, era uma menina ousada e metida desde pequena, por isso foi carinhosamente apelidada de Pocahontas que tem justamente este significado. Enquanto crescia, Pocahontas via a constante luta entre colonos e selvagens durante a dominação inglesa nos Estados Unidos. Em 1607 quando tinha entre 10 e 11 anos, a jovem audaciosa interveio quando seu pai e outros caçadores Powhatans sequestraram o líder dos colonos John Smith, Pocahontas convenceu a tribo que matar aquele homem traria grande ódio dos colonos e não ajudaria em nada. Depois deste marcante acontecimento, Pocahontas tornou-se valente e interveio mais duas vezes na luta entre Powhatans e Colonos, assim trazendo a paz dentre ambos. Mas ao contrário do que a Disney mostra, Pocahontas e Smith nunca se apaixonaram ou tiveram relações amorosas, ele era apenas um tutor que ensinou a jovem a língua inglesa e também os costumes de sua terra. Infelizmente em 1609 John Smith sofreu um acidente com pólvora e teve de voltar para a Inglaterra, porém foi dito a Pocahontas que ele havia falecido.

verdadeira historia pocahontas euteconto tricurioso 1

Alguns anos depois, em 1612, a jovem com 17 anos foi capturada e presa pelos ingleses enquanto fazia uma visita social, assim sendo mantida na prisão de Jamestown por mais de um ano. Foi neste momento que conheceu John Rolfe, um importante comerciante inglês do setor tabagista que ficou encantado por ela. Enquanto presa, a menina foi muito bem tratada recebendo aulas de inglês com o ministro Alexandre Whitaker além de receber aulas sobre o cristianismo e ser batizada com o nome Rebecca, escolhido por ela. John Rolfe era um homem viúvo que havia perdido além da esposa, sua filha. Ele havia descoberto uma nova espécie de tabaco na Virgínia que estava fazendo sucesso, ele era um homem muito religioso e por isso temia o grande amor que sentia por Pocahontas. Seu maior desejo era casar-se com ela, porém para isto ele decidiu pedir autorização ao governador através de uma longa carta onde relata que seu desejo pela jovem não seria apenas carnal, mas também pelo bem da plantação, pela honra do país, pela Glória de Deus e pela própria salvação.

verdadeira historia pocahontas euteconto tricurioso 3

Então ele decidiu que faria tudo para que ela fosse solta caso concordasse em se casar, o que ocorreu no dia 5 de abril de 1614. Nenhum relato histórico conta quais eram os sentimentos de Pocahontas por John Rolfe, porém o casal teve um filho chamado Thomas Rolfe que deu início a uma invejada linhagem. Várias pessoas tentaram provar que eram fruto deste casamento, inclusive o ex-presidente americano Jorge W. Bush que, na verdade, seria descendente apenas de John Wolfe com sua terceira esposa. Nancy Reagan, viúva do ex-presidente Ronald Reagan seria legitimamente parte desta linhagem. A união de Pocahontas e John Rolfe criou um clima de paz entre os colonos e a tribo de Powhatan por muitos anos, assim estabelecendo boas relações de comércio não só com esta tribo como também com outras que ficavam nos arredores. Em 1616 a família Rolfe foi visitar a Inglaterra junto com mais onze membros da tribo Powhatan para conseguir encontrar investidores que pudessem assumir os riscos de atrair mais colonos a Jamestown, a ideia era mostrar através de Pocahontas que os selvagens poderiam ser domesticados.

verdadeira historia pocahontas euteconto tricurioso 2

Eles participaram de várias reuniões sociais, porém o Rei James não queria receber Pocahontas formalmente, então John Smith interveio, enviando uma carta contando como a jovem o havia salvo anos antes. Assim, a família Rolfe foi recebida como parte da nobreza assim como os membros da tribo. Pocahontas e John Smith também se reencontraram e, segundo consta dos livros dele, a jovem não falou nada durante o reencontro, porém quando tiveram oportunidade de ficar sozinhos puderam conversar por horas. John narra que Pocahontas estava muito decepcionada já que ele não havia auxiliado para manter a paz entre a tribo e os colonos. Os Rolfe viveram no subúrbio de Gravesend por alguns meses, então em março de 1617 eles resolveram voltar para a Virgínia. Eles embarcaram no navio e pouco tempo depois tiveram que fazer uma parada, Pocahontas havia ficado extremamente doente cujo diagnóstico mais provável seria pneumonia, varíola ou tuberculose. Assim que desembarcou, a jovem selvagem faleceu, seu funeral ocorreu em 23 de março de 1617 onde hoje, em sua memória, há uma estátua de bronze em tamanho real.