em

Lista | Ranking dos Filmes da DC

Com a recente estreia do elogiado Mulher Maravilha, e esse ano ainda tendo o futuro Liga da Justiça que vai juntar os maiores heróis do mundo em um filme pela primeira vez, já está mais do que na hora de relembrar que a DC já teve inúmeras fases de adaptações no passado antes de tentar se arriscar em criar seu próprio universo compartilhado assim como a Marvel o tem hoje!

Filmes que vem desde os áureos anos 50 até os dias de hoje, e aqui estão todos eles ranqueados do mais fraco ao grandioso!

29. Supergirl (1984)

O que era pra ser um suposto spin-off dos filmes com Christopher Reeve, o filme acaba sendo apenas um vergonhoso drama adolescente tentando ser um filme de super-herói que nem consegue fazer jus à sua personagem titulo! Já passou da hora de uma nova versão (nem a série da Warner Channel tá conseguindo dar jeito..)!

28. Mulher Gato (2004)

Um daqueles filmes que nos lembram que há uma maldição sombria de pobre qualidade de ruindade que vem assolar filmes super-heróis de tempos em tempos. E esse aqui é um perfeito exemplo de um filme que não acerta a mão em nada em adaptar sua heroína SEM O MENOR ESFORÇO, e que deveria cair no limbo do esquecimento para evitar pesadelos.

27. Steel – O Homem de Aço (1997)

Um filme sobre um jovem gigante bobinho querendo se provar como herói em um filme para toda a família se divertir na sessão da tarde. Mas como filme…é apenas ridiculamente ruim!

26. Superman IV – Em Busca da Paz (1987)

Pra vocês verem, nem Christopher Reeve gostou do filme, e quem pode culpa-lo?! O filme é o exemplo perfeito de um blockbuster vergonha alheia em todos os sentidos, desde seus efeitos trouxas, história fraca, performances incrivelmente desinteressantes. Um filme para quem reclama que os filmes da DC hoje são lixo, é porque nunca viram esse!

25. A Volta do Monstro do Pantano (1989)

A continuação AINDA mais ruim e trash que seu primeiro filme. Pelo menos aqui talvez o filme se assuma 100% como tal, mas é ainda dificil de engolir algum senso de diversão que possa ser tirado daqui. Não é à toa que Alan Moore deve ter pego trauma de adaptações de suas obras para filmes e a chama todas de completo lixo!

24. Batman & Robin (1997)

Não tem muito o que dizer aqui do que já não foi dito sobre esse famigerado filme. Uma simples vergonha alheia fantasiada de samba do crioulo doido em forma de filme. Não é a toa que os filmes do Homem Morcego ficaram tanto tempo tão longe dos fãs…

23. Lanterna Verde (2011)

Sabe aquela maldição que falei aqui antes, então, aqui está um dos pobres filme dessa década assolado por ela. Pelo menos o filme garantiu uma boa piadinha no filme Deadpool vinda da boca do próprio Ryan Reynolds se despedindo desse pesadelo e vergonhoso passado! Agora é esperar mais alguns anos até que todos já tenham esquecido esse filme para podermos ver o herói de volta às telonas (e quem sabe acompanhado).

22. Jonah Hex – O Caçador de Monstros (2010)

Uma boa tentativa de adaptar um personagem underground em uma espécie de Western revisionista, mas o fraquíssimo roteiro não faz jus ao bom elenco (tirando uma vergonhosa Megan Fox) e o personagem titulo que realiza apenas um filme muito esquecível.

Resultado de imagem para superman drinking

21. Superman III (1983)

O filme que parece querer desmistificar a magia e pureza dos seus filmes anteriores colocando essa visão mais humana do herói onde vemos o Super-Homem/Clark Kent de Christopher Reeve como um bêbado em crise existencial e uma hora lutando com sigo mesmo. Uma brava tentativa, mas que completamente se sai mal acabada graças ao tom problemático entre o humor escrachado e o sério psicológico que Richard Lester não soube equilibrar bem…

20. Batman Eternamente (1995)

O filme onde as coisas pareceram dar meia volta atrás e ficar mais esquisitas, Val Kilmer com sua cara morta pouco faz jus ao papel de Bruce Wayne/Batman e mesma coisa Chris O’Donnel que parece tentar atuar de forma convincente como Robin. E o Charada e Duas Caras de Jim Carrey e Tommy Lee Jones estão longe de serem perfeitas adaptações de seus personagens, mas pelo menos ambos os atores estão claramente se divertindo nos papéis, em um filme que é melhor descrito como bizarro e um tanto fraco…mas divertidinho.

19. O Monstro do Pantano (1982)

Longe de ser a melhor ou mais digna (ou sequer boa) adaptação de uma obra de Alan Moore, mas o filme de Wes Craven até que traduz bem o clima e aura de tragédia das HQs e realiza um digno filme B trash…só que talvez não coubesse bem com o personagem em questão.

18. Esquadrão Suicida (2016)

Diferentemente de Batman vs Superman que realmente tentou fazer coisas diferentes, o filme de David Ayer com as graças de remodelagem do estúdio ficou um perfeito produto genérico próximo do tom descolado e humorado da Marvel, mas que resulta aqui em um filme completamente picotado e ultra genérico, mas que contém sim umas ótimas performances de Margot Robbie; Viola Davis e Will Smith que fazem perfeito jus aos seus personagens, mas não o filme à suas qualidades!

17. Superman & Os Homens Toupeira (1951)

É…com um titulo desse não há de se esperar muita coisa, mas trata-se aqui de ser o primeiríssimo filme que o Homem de Aço teve nas telonas para o grande público com o grande George Stevens o interpretando. Realmente não é lá mesmo essas coisas, mas ainda sim é um tanto divertido ver o grande herói em um filme preto em branco na era clássica Hollywoodiana enfrentando o mal, anos antes de Christopher Reeve vir assumir o papel para si!

16. Os Perdedores (2010)

Tá aí um filme que poderia ter sido muito melhor do que é. Tem a energia, o humor negro e um ótimo elenco bem afiado que fazem bom jus  aos quadrinhos que são baseados. Mas infelizmente não é bom o bastante em lidar bem com sua ação disparatada e desenvolvimento de personagens. Talvez consiga mais ser aquele filme mediano para se assistir quando não estiver fazendo nada e se distrair um pouco!

15. Constantine (2005)

Olhando hoje para trás, até que não é mesmo um filme ruim e até bem divertido em sua proposta. Mas apenas não consegue ser talvez uma boa tradução do personagem titulo para o cinema e a limitada atuação de Keanu Reeves no papel também não ajuda muito nisso!

Resultado de imagem para batman 1966 film

14. Batman, o Homem-Morcego (1966)

Com o grande sucesso do clássico seriado dos anos 60 estrelando Adam West, era talvez óbvio que eles viriam a fazer um longa metragem do mesmo. Reunindo todo o já conhecido elenco e trazendo o seu tom de comédia paródia, o filme é a perfeita adaptação de sua série que realmente pode não ser para todos os gostos hoje, mas que é indubitavelmente divertidíssima!

13. Superman – O Retorno (2006)

Concebido para ser uma continuação direta dos filmes de Christopher Reeve ignorando o terceiro e quarto filme, o filme de Bryan Singer consegue ser mais uma verdadeira carta de amor e admiração à aqueles filmes, com ele aqui com certeza realizando o filme de seus sonhos. Mas a sua busca incessante de trazer o clima e aura dos filmes de Richard Dooner de volta aqui, de forma bem corajosa eu diria, o fazem esquecer de deixar sua narrativa e personagens melhores ajustados com direito a performances bem medianas no meio de tantos ótimos e épicos momentos criados aqui!

12. V de Vingança (2006)

Uma subestimada adaptação de Alan Moore que recebe aqui embora não um filme perfeito, mas muito corajoso em seus temas engajantes e de extrema relevância até hoje. Além de conseguir ser o melhor filme das irmãs Wachowski (que elas não dirigiram, apenas produziram e escreveram) desde o próprio Matrix. E é inegável como Hugo Weaving cria o personagem de V com tanta imponência, docilidade e charme de sobras!

11. Superman II – A Aventura Continua (1980)

A imperfeita mais ainda mágica continuação do grande filme de Richard Donner, que divide opiniões até hoje sobre sua versão lançada em 2006 ou a versão original de Richard Lester serem a definitiva e a melhor versão do filme. Mas pelo menos ainda temos Christopher Reeve transbordando charme e carisma ao lado de uma soberba Margot Kidder como Lois Lane e um icônico Terence Stamp como o temível general Zod!

10. Batman (1989)

FINALMENTE havia chegado o filme que trouxe o tom gótico e sombrio do Homem-Morcego para as telonas sob a ótima tutela de Tim Burton e as icônicas interpretações de Michael Keaton como Batman e Jack Nicholson como seu arqui-inimigo O Coringa. É discutível que esse último rouba quase o posto de protagonista principal e deixa o seu personagem titulo como um mero coadjuvante na história, mas é inegável o talento de seus atores e a aura sombria que trouxe um novo frescor ao herói no cinema!

9. O Homem de Aço (2013)

O Batman Begins do Super-Homem?! Talvez sim, afinal Zack Snyder tenta mais uma vez trazer a aura realista dos filmes de Nolan agora com o Homem de Aço em um tom bem dramático e quase auto-contemplativo em sua história, recheado de porradaria e ação que fãs tanto ansiavam ver o herói em ação! Com certeza um pouco desconjuntado e não acerte todas as notas dramáticas, mas Snyder sucede em conseguir trazer uma linguagem das HQs para o cinema e ao mesmo tempo que humaniza seu herói titulo com um bom Henry Cavill no papel e cheio de potencial para poder brilhar nele no futuro!

Resultado de imagem para batman returns 1992 film screenshots

8. Batman – O Retorno (1992)

Uma daquelas perfeitas continuações que elevam a qualidade de seu filme antecessor com louvor. Com Tim Burton completamente a vontade ele realiza aqui um filme absolutamente seu, com a história do Batman enfrentando a corrupção politica de Gotham contra um ÓTIMO Danny DeVito como o Pinguim, sendo colocada no meio. E de sobra ainda traz outra tão amada e icônica performance de Michelle Pfeiffer como a sensual e temível Mulher Gato. Não é um filme perfeito, mas inegavelmente especial!

7. Batman Begins (2005)

O filme que viria a redefinir como vemos filmes de super-herói no cinema blockbuster moderno. O filme que finalmente pôs o nome de Christopher Nolan a ser um diretor a se prestar atenção e que realiza aqui a perfeita e definitiva história de origem do Homem Morcego assim como conseguir aproxima-lo de nossa realidade criando um filme adulto e maduro sem perder nunca seu lado super-heróico inspirador e divertidíssimo. E que viria a ser o incio de uma fantástica trilogia!

6. Watchmen (2009)

A primeira e já famigerada vez que vimos o divisor de águas Zack Snyder tomando comando de um filme da DC e realiza aqui talvez a adaptação dos seus sonhos da talvez melhor HQ já escrita na história, e com certeza a mais leal dela. Talvez muito leal demais e se preocupa mais com o estilo do que sua essência? Ou sua essência se encontra exatamente no material base que é trazido a vida aqui de forma perfeita por Snyder. Não um filme perfeito, mas com certeza corajoso e admirável! Um já perfeito ame ou odeie!

5. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Talvez o maior filme da DC divisor de águas, uns o chamam de completo lixo bagunçado e outros o idolatram como um dos melhores do gênero. Uma coisa é certa, o famigerado filme de Snyder deu o que falar e continua em grandes debates de sua qualidade até hoje, não só por sua suposta qualidade mas também por suas decisões bem ousadas em caracterizações de personagens e os temas complexos com que lida, e como fugiu sim de seguir a fórmula Marvel de lidar com seu universo compartilhado de super-heróis. O Jesse Einsenberg pode mesmo ser um bizarro Lex Luthor, mas ao lado dele temos um BRAVO Ben Affleck entregando a versão mais violenta e sombria do Homem Morcego completamente memorável! Um filme que ainda vai dar muito o que falar e que escolhi sim amar!

4. Mulher-Maravilha (2017)

O mais novo filme da DC além de trazer um frescor ao seu universo compartilhado com um filme sim de ótima qualidade que vem agradando a muitos e dá esperanças de um bom futuro, consegue ser SIM o primeiro filme com uma super-heroína feminina de ÓTIMA qualidade que faz total jus que sua personagem titulo merece graças à apaixonante direção de Patty Jenkins como a ilustre presença de Gal Gadot como protagonista tornando esse papel totalmente dela!

3. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

A conclusão épica e de não só a melhor trilogia de super-herói de todos os tempos, como também talvez de uma das melhores trilogias de todos os tempos! Uma despedida digna e estrondosa, embora não perfeita, desse universo sombrio e realista que Nolan criou para o seu Homem Morcego com Christian Bale sempre ótimo no papel e sua voz de câncer rouca como o Batman, e ainda entregando outro vilão memorável com o Bane de Tom Hardy e uma história dramática carregada de emoções profundas.

Resultado de imagem para superman 1978 film screenshots

2. Superman – O Filme (1978)

O clássico dos clássicos, o primeiro grandioso filme de super-heróis que marcou gerações até hoje e continua sendo o grande filme que era tantos anos atrás graças a magia que Richard Donner captura em sua fabulosa direção e o encanto enorme de Christopher Reeve como talvez o definitivo Super-Homem do cinema com um carisma e pureza quase mágicos. Nos fez acreditar até hoje que um homem pode voar e fazer a diferença sendo um verdadeiro herói!

1. Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

Um embate entre um justiceiro mascarado e um palhaço criminoso anárquico. Mais do que só um mero filme de super-heróis ou quadrinhos, a obra-prima de Christopher Nolan aqui talvez seja a melhor e mais perfeita adaptação que o épico e icônico confronto entre o Batman e o Coringa já receberam no cinema, realizado como um perfeito filme policial a la Michael Mann e um rico elenco com vastas excelentes performances e um esmero técnico de se invejar. Apenas um filme perfeito e a melhor encarnação de um dos maiores vilões dos quadrinhos se tornando aqui um dos maiores vilões do cinema graças a SOBERBA atuação de Heath Ledger!

O que achou do ranking? Tá na ordem errada? DC melhor que Marvel? Nos dê sua opinião abaixo!

Avatar

Publicado por Raphael Klopper

Estudante de Jornalismo e amante de filmes desde o berço, que evoluiu ao longo dos anos para ser também um possível nerd amante de quadrinhos, games, livros, de todos os gêneros e tipos possíveis. E devido a isso, não tem um gosto particular, apenas busca apreciar todas as grandes qualidades que as obras que tanto admira.

Um Comentário

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Os (Muitos) Acessórios da Mulher-Maravilha

Lista | Ranking dos filmes de James Gray