Na verdade a pergunta correta seria quem FORAM, isto porque Hanna-Barbera não é uma mulher, mas sim uma dupla de cartunistas chamados William Hanna e Joseph Barbera que criaram juntos uma das maiores empresas de desenhos animados de todos os tempos!

Os dois se conheceram em 1937 quando trabalhavam no conhecido estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (aquela do leão!) quando em 1940 enviaram seus desenhos para Walt Disney que ficou maravilhado, prometendo viajar para conhece-los na semana seguinte, porém jamais apareceu.

Seu primeiro trabalho autoral foi Puss Gets the Boot (1940) que seria quase um esboço da conhecida série Tom e Jerry. Quando em 1957 fundaram seu próprio estúdio, começaram a trabalhar em novos desenhos para a televisão. Seu primeiro sucesso foi Jambo&Ruivão, depois disso vieram Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bob Pai e Bob Filho, Olho vivo e Faro Fino, Loopy Le Beau (este para o cinema). Logo após foram lançadas ainda mais animações de gigante sucesso que vivem até hoje, são algumas delas Os Flintstones, Manda Chuva, Os Jetsons e Jonny Quest até que em 1960 surgiu nosso melhor amigo da infância, Scooby-Doo.

quem foi hanna barbera tricurioso 1

O sucesso foi gigantesco, porém em 1990 os estúdios Hanna-Barbera começaram a terminar. Isto ocorreu quando foram contratados pela Turner Enterprises – criada pelo empresário Ted Turner – para produzir Tom & Jerry Kids. Já no ano seguinte os estúdios Hanna-Barbera foram adquiridos pela Turner e integraram o Cartoon Network Studios. O nome Hanna-Barbera é utilizado até hoje, porém somente em produções feitas antes desta compra, criações como O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas chegaram a levar o nome HB até 1998, porém após esta data seu rótulo mudou para Cartoon Network Studios.

Em 1986 a Turner foi comprada pela gigante Time-Warner, o que gerou grande repercussão já que a Warner Bros. e Hanna-Barbera eram grande rivais na disputa pela audiência infantil. Quando William Hanna faleceu em 22 de março de 2001 (com 90 anos) sua grande empresa foi vendida para a Warner Bros. Animation e transformada oficialmente em Cartoon Network Studios. 5 anos depois em 18 de dezembro de 2006 faleceu Joseph Barbera com 95 anos por causas naturais.

Gostou de conhecer a história de Hanna-Barbera? Quais destes desenhos fizeram parte de sua infância? Comente! 😀