google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

GUS VAN SANT - 10 FILMES ESSENCIAIS


O diretor de hoje tem uma maneira singular de filmar. É talvez o único, senão um dos poucos na indústria cinematográfica mundial, a se apropriar de um estilo autoral entre o underground e a cultura de massa. Seu nome? Gus Van Sant.

Confira os 10 filmes essenciais do diretor.



Representante de uma grande indústria é enviado, com sua parceira de vendas, para uma pequena cidade rural com o intuito de fechar contratos para perfuração de terrenos e exploração de gás natural. O debate ambientalista iniciado por um velho professor e um misterioso jovem que chega para atrapalhar os planos, dá início a um confronto ético que ultrapassa os interesses financeiros do negócio em jogo.


Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.


Alex (Gabe Nevins) é um jovem de 16 anos, que namora Jennifer (Taylor Momsen) e tem Jared (Jake Miller) como seu melhor amigo. Um dia ele e Jared vão a Paranoid Park, o paraíso dos skatistas. Eles combinam de voltar ao local no sábado à noite mas, de última hora, Jared precisa viajar. Alex decide ir ao local sozinho e lá conhece outros skatistas. Ele aceita o convite de um deles para subir em um trem de carga, sem imaginar o problema que teria.


Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.


Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.


O "jovem problemático" Will Hunting (Matt Damon) trabalha de faxineiro no MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets). Num belo dia, acabam descobrindo que ele é muito inteligente, verdadeiramente genial. Junto com a genialidade, Will carrega um saco de dúvidas existenciais que quase sempre o levam para a rebeldia e o descontrole. Será no contato forçado com o psicanalista (Robin Williams) que ele descobrirá mais sobre si mesmo, num processo do qual brotará uma bela amizade.


Suzanne Stone aspira âncora de um telejornal e sonha em ser famosa. O que lhe falta em inteligência, ela compensa sendo calculista, fria e má. Implacavelmente focada, ela persegue seus desejos disposta a destruir qualquer obstáculo que fique em seu caminho, usando os meios que forem necessários e indo até as últimas consequências.
Baseado no livro homônimo escrito por Joyce Maynard,  Nicole Kidman venceu o prêmio de Melhor Atriz em Comédia/Musical no Globo de Ouro e foi indicada a Melhor Atriz no BAFTA;  A história é inspirada na vida de Pamela Start. O diretor David Cronenberg faz uma ponta no filme.


Mike (River Phoenix) e Scott (Keanu Reeves) são dois jovens garotos de programa que moram nas ruas de Portland, Oregon. Os dois fazem parte de um grupo de libidinosos excluídos sociais, que se juntam num prédio condenado para fazer tumulto e se venderem a quem esteja disposto a pagar por eles. Apesar de ambos serem insatisfeitos e perturbados, os dois garotos têm a personalidade bem diferente: Scott é rebelde e se prostitui para humilhar sua família, já Mike é um sonhador, um rapaz gentil que está apaixonado pelo seu melhor amigo, e quer encontrar a mãe. Juntos os dois se metem em diversas encrencas em viagens que vão do Idaho até a Itália para encontrar a mãe de Mike.


Em 1970, Bob e Dianne fazem parte de uma gangue de viciados em drogas que sobrevivem assaltando farmácias. Mas quando uma tragédia afeta o grupo, Bob decide mudar o estilo de vida, tarefa que vai ser mais difícil do que ele imagina.
Com base romance autobiográfico de James Fogle, um ex-usuário e traficante de drogas, e que só foi publicado em 1990. Fogle cumpriu pena em presídio de segurança máxima até 2001. O filme conta com uma participação do escritor e ícone beatnik "William S. Burroughs".


Atrás da caixa registradora de uma loja de conveniências nos arredores de Portland, o jovem Walt se apaixona pelo adolescente Johnny, imigrante mexicano ilegal, que corresponde à atração de Walt, mas apenas até certo ponto. Embora logo volte suas atenções para Roberto Pepper, amigo de Johnny, Walt sente sua atração pelo rapaz se transformar numa fixação que o consome aos poucos. Adaptação do diário íntimo de Walt Curtis, escritor da geração Beat.


Tecnologia do Blogger.