Curiosidades

8 mentiras que sua mãe contava desmentidas pela ciência

Publicidade

Quando somos crianças as nossas mães sempre faziam questão de nos alertar sobre diversos perigos que estávamos propensos. Por mais que em algumas vezes esses “conselhos” vinham seguidos de broncas e muito prazer estragado, sabemos que elas faziam isso porque nos queriam ver bem. Muita coisa que aprendemos na infância nós acabamos levando para a vida, no entanto, nem sempre o que as mães nos falaram são verdade, como as que mostraremos a seguir e que acabaram sendo desmentidas pela ciência:

Se não usar o óculos o grau aumenta

Publicidade

Todo filho que começou a usar óculos cedo já ouviu essa frase diversas vezes: “tem que usar óculos, se não o grau aumenta”. Porém, isso não passa de um mito. Pesquisadores afirmam que o grau da deficiência visual aumenta naturalmente, e as lentes só são úteis para corrigir as falhas.

Manga com leite faz mal

PUBLICIDADE
Publicidade
Artigos relacionados

Quando somos crianças, as nossas mães sempre nos alertavam quanto ao perigo de misturar manga com leite, pois, de acordo com elas, isso fazia mal a saúde, porém, tudo indica que esse mito surgiu no Brasil Colonial, quando os donos de engenhos, ao tentar evitar que os escravos misturassem frutas com leite, inventaram essa história de que faz mal a saúde.

Engolir chiclete faz mal, porque ele gruda no estômago

Era isso que as nossas mães sempre nos disseram quando éramos criança, mas, de acordo com a ciência, essa afirmação não passa de um mito, pois o “muco das paredes estomacais vai cuidar para que ele não grude em lugar nenhum”.

Ficar na friagem pode te deixar gripado

Quem nunca foi exortado pela mãe após ficar descalço em casa, abrir a geladeira cedo ou até mesmo sair durante a noite sem blusa de frio? Segundo elas, todos esses gestos são prejudiciais a saúde, pois pode nos deixar gripados, porém, mais uma vez a ciência afirma o contrário, já que o causa a gripe é um vírus. O fato da friagem deixar o nosso corpo com imunidade baixa pode ter dado origem a esse mito.

Tomar sorvete demais dá dor na garganta

Parece que as nossas mães sempre davam um jeitinho para acabar com tudo o que a gente mais gostava. Até mesmo com o sorvete elas implicava, pois acreditavam que se tomado em excesso provocava dores na garganta. Mas, como dissemos no tópico anterior, a gripe não é causada assim, e não existe nada que relacione a gripe com o sorvete.

Ficar muito próximo da TV prejudica as vistas

Constantemente somos pegos pelas nossas mães e levamos aquela bronca após ficarmos muito tempo em frente à televisão, celular ou computador, pois, segundo elas, isso prejudica as vistas. No entanto, a ciência afirma que esses atos de fato cansam as vistas e ressecam o globo ocular, mas o cansaço é momentâneo, ou seja, não existe nenhum dado que prove que esse ato cause algum dado permanente.

Comer muito chocolate provoca espinha nos rostos

Quando estamos na fase da adolescência se tem uma coisa que todos queremos nos ver livres é com as terríveis e temidas espinhas nos rostos. Sendo assim, as nossas mães, tentando nos dar uma ajudinha sempre tentam nos advertir para não comer muito chocolate, pois provoca espinhas. Porém, de acordo com a ciência essa não é uma verdade absoluta, já que o cacau não provoca acnes, mas o fato de ingerir muita açúcar pode sim provocar as espinhas.

Não entrar na piscina após comer

Um dos momentos mais terríveis para toda criança durante a infância era o período depois de fazer uma refeição, principalmente o almoço. Isso porque as mães sempre tinha a mania super inconveniente de tentar acabar com as nossas alegrias ao nos proibir de entrar na piscina, pois, segundo elas, esse ato faz mal a saúde. Porém, de acordo com a ciência tomar banho não prejudica a saúde, mas o perigo estar em nadar, pois atividade física intensa faz com que o sangue, que deveria estar concentrado na digestão, seja usado na circulação pelo corpo nos músculos, coração e na respiração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *