Sim, não é brincadeira e nem piada de mau gosto. A Síndrome da Bunda Morta, ou Amnésia do Glúteo é uma condição física que pode gerar grandes dores e incômodos para quem a possui.

Causada principalmente pelo sedentarismo, pessoas com diabete e obesidade tem maior chance de desenvolver a síndrome. O habito de passar muitas horas de nossos dias sentados acaba provocando uma grande perda do tônus muscular dos glúteos. Esse tônus é o estado de tensão elástica que existe nos músculos em repouso, quando se desenvolve a dita ‘bunda morta’, ocorre um retardo a inibição da ativação dos músculos do bumbum. Logo, o músculo mediano responsável pela estabilização primária do quadril e da pelve cuja função é necessária durante cada contato do pé ao chão começa a não funcionar como o esperado.

Por isso outros músculos começam a estabilizar o corpo por conta própria, então começam as fortes dores nas costas e quadril além de problemas nos joelhos e tornozelos. Porém, vale ressaltar que não só de sedentários vive a ‘bunda morta’. Pessoas altamente praticante de esportes que não estimulam seus músculos dos glúteos também podem desenvolver a síndrome.

sindrome bunda morta amnesia gluteo tricurioso 1

Para identificar se você está sofrendo deste mal basta ficar em pé e levantar uma das pernas para a frente. Nessa posição é possível ver se seu quadril se inclinou para o lado em que a perna foi levantada. Esse ato indica fraqueza nos músculos do glúteo, ou seja, sua bunda morreu. (hehe) Porém, para evitar tudo isso basta exercitar o bumbum! Atividades como Pilates e Yoga são ideiais para não deixar a bunda se abater. Também é importante não passar longos períodos sentado sem fazer alongamentos periódicos e, claro, visitar um especialista para que ele possa diagnosticar corretamente o que está acontecendo.

Então, você conhecia a Síndrome da Bunda Morta? Comente!