Como organizar batizado do seu filho gastando pouco

Batizado é o momento mais sublime na vida de um cristão. É quando deixamos de ser criatura e nos tornamos filhos de Deus (cristãos). Somente a fé é capaz de explicar a importância desse momento na vida de um ser… 

Para nós católicos, a vida cristã inicia-se nos primeiros meses de vida. 

Sabemos que o batismo é bom e apaga o pecado original, com o qual nascemos, o pecado cometido por Adão e Eva, uma vez que somos da descendência deles. E, se o batismo é tão bom, por que negar a nossos filhos? Por que esperar tanto para batizá-los?

Para mim o batismo é um momento que jamais deveria ser esquecido na vida de um cristão. Por isso é muito importante se preparar financeiramente para esse momento. Mas não espere sobrar dinheiro para fazê-lo. 

A taxa da igreja é bem baratinha e, se não for possível comemorar com uma festa, não tem problema: não deixe de batizar seu filho!

batizado do seu filho gastando pouco

Gastos com o batizado do seu filho

Para quem quer se preparar para fazer a festa de batizado, aqui vai uma lista dos possíveis gastos:

  • Taxa da igreja
  • Roupa da crianças
  • Convites
  • Lembrancinhas
  • Decoração
  • Aluguel de mesa, cadeira e espaço
  • Comidas
  • Fotos
Relacionado: Como organizar festa infantil gastando pouco

Como se preparar para o batizado do seu filho

Vou dizer como eu me preparei para o batizado da Irys. Desde que descobri que estava grávida, nós decidimos alimentar um porquinho.( Nesse artigo você pode saber mais sobre o desafio do porquinho para guardar dinheiro)

 A primeira ideia era para o aniversário dela, mas eu sempre fui contra esperar ter dinheiro para batizá-la. Então decidimos usar o porquinho para fazer um almoço para os padrinhos. 

Não tivemos que colocar dinheiro mensalmente. O que nós fizemos foi colocar toda moeda de 1 real dentro e, toda vez que entrava mais dinheiro, trocava por moeda de 1 real.

Como economizar com o batizado?

As dicas que dou aqui também podem ser adotadas para outras festas infantis.

 A tradição diz que os padrinhos pagam a taxa da igreja, mas não é regra. Existem muitos fatores que podem ocorrer (os padrinhos podem não conhecer a tradição ou não ter condições de pagar). 

Na minha situação, os padrinhos da minha filha pagaram a roupa e a taxa da igreja.

Procure, na família ou entre amigos, quem tem roupa de batizado que você possa alugar, pedir emprestado ou comprar. Como é usado, vai sair mais barato do que na loja. Você pode também garimpar, nas roupas da própria criança, se existem vestimentas brancas.

Reduzir o número de convidados da festa pode lhe render uma boa economia. Esse é um momento íntimo. Convide só as pessoas mais próximas.

Use seus próprios utensílios ou peça emprestado dos vizinhos. Se você está planejando o batizado, pode fazer um investimento. Como? Compre toalhas, cortinas e copos que possam servir para outras festas do seu filho. Gasta-se hoje para economizar amanhã.

Em momentos como esses, não podem faltar as lembrancinhas. Minha sugestão é assistir a tutoriais na internet e fazer você mesma.

Se você gostou deste artigo, compartilhe e siga o blog nas suas redes sociais para se atualizar dos conteúdos publicados.

Para alcançar a Independência Financeira quanto mais dinheiro você poupar para investir, mais rápido alcançará o seu objetivo.

Gustavo Cerbasi

batizado do seu filho gastando pouco -2