Noticias

A ONU aprovar o primeiro tratado que proíbe as armas nucleares em todo o mundo

Na sexta-feira, as Nações Unidas aprovaram o primeiro tratado que impõe uma proibição total de armas nucleares. Com a Coréia do Norte continuando abertamente a testar seu arsenal de mísseis balísticos intercontinentais, cada um capaz de transportar uma ogiva nuclear, a decisão não poderia ser mais oportuna.

Em uma conferência de imprensa quinta-feira, o presidente da conferência da ONU,  Elayne Whyte Gomez,  disse que “estamos prestes a adotar o tratado sobre a proibição de armas nucleares”.

“Este será um momento histórico e será o primeiro tratado multilateral de desarmamento nuclear a ser concluído em mais de 20 anos”, acrescentou Gomez,  segundo  Time .

“O mundo está aguardando essa norma legal há 70 anos”.

Nações Unidas aprovaram o primeiro tratado que impõe uma proibição total de armas nucleares.

A decisão de aprovar este tratado é histórica: a  ONU reabriu recentemente as discussões  de uma proibição nuclear mundial em março, depois que mais de  2.500 cientistas de 70 países  assinaram uma petição a favor do desarmamento nuclear total.

“Estou realmente confiante de que o projeto final tenha captado as aspirações da esmagadora maioria dos participantes na conferência, incluindo a sociedade civil”, disse Gomez, referindo-se à revisão final do projeto na quarta-feira passada.

Após o voto de sexta-feira para adotá-lo formalmente, o projeto é agora um documento de 10 páginas chamado  Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares .

Mais de 120 países estão prontos para adotar o tratado – apesar do boicote de países supostamente armados com armas nucleares: os Estados Unidos, a Rússia, a Grã-Bretanha, a França, a China, a Índia, o Paquistão e, como já sabemos, a Coréia do Norte.

Esses países propuseram fortalecer o Tratado de Não-Proliferação Nuclear de quase 50 anos que dá apenas as cinco potências nucleares originais – EUA, Rússia, Grã-Bretanha, França e China – o direito de manter seu arsenal destrutivo.

Veja Também...  As Conseqüências Econômicas Globais Da Pandemia De COVID-19

Os resultados da votação, no entanto, pareciam ser mais encorajadores:  122 Estados membros votaram a favor  da negociação de “um instrumento juridicamente vinculativo para proibir as armas nucleares”.

Dos nove supostos países com armas nucleares, apenas a Coréia do Norte não participou da votação. Oito países votaram sim, os Países Baixos votaram contra a decisão, enquanto Cingapura se absteve.

Ainda assim, os EUA, a Grã-Bretanha e a França divulgaram  uma declaração conjunta  depois que o tratado foi adotado, afirmando: “Não pretendemos assinar, ratificar ou tornar-se parte dela”.

As três nações explicaram que “uma proibição de armas nucleares que não aborda as preocupações de segurança que continuam a tornar necessária a dissuasão nuclear não pode resultar na eliminação de uma única arma nuclear e não aumentará a segurança de nenhum país, nem a paz e a segurança internacionais. ”

O tratado histórico da ONU seria um esforço desperdiçado? Como o diretor executivo da Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares,  Beatrice Fihn disse : “Se o mundo se juntar em apoio de uma proibição nuclear, então os países de armas nucleares provavelmente seguirão o exemplo, mesmo que isso não aconteça imediatamente”.

Fonte: ScienceAlert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *