Crítica | Don’t Think Twice

Comédia dirigida e estrelada por Mike Birbiglia fala de amizade de forma emocionante. 

Don't Think Twice
Don’t Think Twice é um filme que fala sobre sonhar, sobre perseguir esses sonhos – muitas vezes sem alcança-los – e sobre a dificuldade de abandonar a juventude e adentrar a vida adulta. Também fala sobre sucessos, fracassos e ciúmes. Mas, acima de tudo, é um longa que fala sobre amizades. E isso foi o que mais me tocou nessa comédia dramática escrita, dirigida e estrelada por Mike Birbiglia (Sleepwalk With Me).
A amizade é o centro de uma trama que envolve um grupo de comediantes de improvisação tentando ganhar a vida e buscando manter viva essa forma de arte – como eles bem a definem. Cada personagem é definido por características específicas (aquele que se considera melhor que os outros, aquela que está feliz com as coisas do jeito que estão, aquele que vive de suas – quase – glórias do passado, etc.), mas não é a individualidade que conta nesse caso, e sim o coletivo.
Don't Think Twice
O grupo ganha mais destaque do que o indivíduo. E a maneira como o filme retrata a amizade é o mais interessante, por ser uma relação cheia de nuances. É uma amizade daquelas em que você sente felicidade e inveja do seu amigo, ao mesmo tempo, sem que uma coisa anule a outra. Daquelas em que você critica, julga e apoia o outro, na mesma medida. Isso me encantou por um motivo muito pessoal.
Durante seis anos dividi apartamento com outros dois colegas de faculdade. Além da convivência constante de nós três, o local ainda era um centro de encontro tanto para festas como para algum amigo que não tinha nada melhor para fazer. As reuniões daqueles personagens, nas quais eles discutem suas ideias “geniais” e “inovadoras”, lembraram-me as nossas próprias reuniões, nossas discussões, e nossas próprias ideias.
Don't Think Twice
Também compreendi aquela vontade que aquelas pessoas sentem de manter tudo exatamente como está, mesmo sabendo que é impossível. Identifiquei-me com o medo que eles sentem de seguir em frente porque passei por isso. E porque sei o que acontece em seguida. Os contatos que se perdem. Algumas amizades enfraquecem, outras se mantém, mas nada continua igual. Sim, é um filme sobre comediantes, mas esse é apenas o tema. A amizade é o verdadeiro cerne.
Apesar dos seus pequenos problemas – como a cena de despedida do casal principal, que soa um tanto piegas e forçada –, Don’t Think Twice ganha força não só na atuação individual (que é ótima), mas na interação dos atores. Tal interação foi obtida através de semanas de aulas de improvisação e apresentações que o grupo fez como parte do seu treinamento – muitas dessas apresentações passaram a fazer parte do filme.
Mike Birbiglia deu liberdade para o operador de câmera seguir os atores durante os espetáculos deles, já que muito do que é visto aquilo não tinha sido planejado e ele não tinha como pré-determinar o enquadramento. Desta forma, ele conseguiu o essencial: fez com que aquele grupo de atores parecesse com um grupo de amigos de verdade.
Don't Think Twice
Don't Think Twice PosterFICHA TÉCNICA:
Título Original: Don’t Think Twice
Gênero: Comédia
País: EUA
Direção: Mike Birbiglia
Roteiro: Mike Birbiglia
Elenco: Keegan-Michael Key, Gillian Jacobs, Mike Birbiglia, Kate Micucci, Tami Sagher, Chris Gethard, Sunita Mani, Sondra James.