A fruta cajá mirim e os seus benefícios

Benefícios da fruta cajá mirim para saúde
Conheça a fruta cajá mirim e os seus benefícios para a saúde. O cajá mirim, também é conhecido por taperebá, acaiba e acajá. É uma fruta de sabor agridoce.

Os frutos são globosos ou elípticos do tipo drupa, com polpa suculento-fibrosa de sabor doce-acidulado e que amadurecem a partir de outubro.

Cajá mirim é uma fruta com incidência na região Amazônica e na Mata Atlântica desde o Estado do Ceará até ao Estado de São Paulo, também encontramos o cultivo em pomares domésticos e de ampla ocorrência na natureza.

Possuem excelente sabor agridoce e são consumidos principalmente frescos ao natural, em forma de sucos, geleias e sorvetes.

A cajazeira é uma árvore caducifólia, ou seja, que derruba todas as suas folhas em um período do ano, e pode atingir até 25 metros de altura.


Benefícios e propriedades do cajá mirim

O cajá mirim é um fruto rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, o fruto também é rico em ácido ascórbico e caroteno. Não possui gorduras e é de baixo valor calórico.

O cajá mirim contém vitamina C, o que lhe confere potencial antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

O fruto do cajazeiro também é uma excelente fonte de vitaminas A, B e C.

O fruto taperebá é excelente fonte de energia para nosso corpo, diminui o cansaço físico e fortalece os ossos.

A fruta cajá mirim ajuda a proteger a pele e a mucosa e é excelente contra a prisão de ventre.

O fruto também possui propriedades que auxiliam no tratamento das infecções e é antivirótico.



Outras indicações do cajá mirim

As folhas e flores em decocto, combate gastralgias, dispepsias e diarreias. Seus frutos em forma de suco combate as afecções urinárias. Sua casca é indicada para o tratamento de diarreias, disenterias, hemorroidas.

O cajá também é uma rica fonte de fibras que aumentam a sensação de saciedade e tem pouca caloria, sendo incluso na maioria das dietas para emagrecimento.


Usos do cajá mirim

A fruta pode ser consumida in natura, em sorvetes, geleias, sucos, licores, compotas e até mesmo em caipirinhas.

Na medicina popular e na indústria farmacêutica é crescente a utilização do cajá. A casca é aromática, adstringente e emética, contribuindo nos casos de febres biliosas e palustres, tem reputação de antidiarreica, antidisentérica, antiblenorrágica e anti-hemorroidária, sendo a última propriedade também atribuída a raiz.

As folhas do cajá mirim são úteis contra febres biliosas e constipação do ventre, dores do estômago etc. Nos últimos anos, descobriu-se que o extrato das folhas e dos ramos da cajazeira continham taninos elágicos com propriedades medicinais para o controle de bactérias gram negativas e positivas.

O chá de suas folhas vem sendo utilizado há bastante tempo, por suas propriedades antivirótico, notadamente contra o vírus do herpes simples e do herpes dolorosa, sem registros de efeitos colaterais.

Cajá vem do termo tupi aka'yá. Cajá-mirim vem do termo tupi para "cajá pequeno". Taperebá vem do tupi taperei'iwa Lutea é o termo latino para "amarelo", numa referência à cor dos frutos de cajá.


Estudos e pesquisas sobre o cajá mirim

Pesquisadores do Japão concluíram estudos que comprovam que as folhas da planta são ricas em polifenóis que, dentre outras propriedades farmacológicas, destacam-se as antiviróticas e vem sendo utilizada contra o vírus do herpes simples e do herpes dolorosa, sem registros de efeitos colaterais.

Nos últimos anos, descobriu-se que o extrato das folhas e dos ramos da cajazeira continham taninos elágicos com propriedades medicinais para o controle de bactérias gram negativas e positivas.

Também foi comprovado cientificamente que é excelente contra problemas bucais como inflamação e herpes. (Fontes: Emepa e Wikipédia)

Abraços e muita paz!

A fruta cajá mirim e os seus benefícios A fruta cajá mirim e os seus benefícios Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 03, 2017 Rating: 5
4 comentários:
  1. Obrigada! Graças aos seus comentários pude consumir com mais segurança esse fruto que me conquistou pela bela árvores, as diminutas flores e o perfumado fruto amarelo. Só podia ser saboroso! Já fiz o suco e agora vou fazer a geleia. E agora sei dos seus valores. Grata!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Mamuska Fomm!!!
    Obrigado pela sua presença e comentário, valeu!!!
    Tenha uma excelente semana!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma, como ela está enorme nunca imaginei que seria uma frutífera, hoje comecei a ver frutos maduros no chão, tem apaixonadamente 13 anos, ainda em formação, o tronco trm uma casca muito áspera e rugosa fiquei curioso, pois via no chão, mas oela altura não as via no pé, tive que olhar com muita atenção daí pesquisei e cheguei aqui.sebastiaopegos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. As folhas podem ser consumidas cruas em sucos?

    ResponderExcluir