google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

HARRY DEAN STANTON - 10 FILMES ESSENCIAIS


O termo usado em inglês para determinar o ator coadjuvante é a palavra “supporting”, que em uma tradução meio literal do super-Google-tradutor seria “que apóia, que serve de suporte”. A verdade é que é exatamente isso o que o coadjuvante é, um suporte para o ator/atriz principal se destacar. Ele seria algo como a moldura destes profissionais. Embora existam atores coadjuvantes que se destaquem mais que o próprio ator principal, as vezes até roubando a cena, o coadjuvante esquecido ou que não se destaca, nem por isso tem menor valor. Ele está apenas cumprindo o glorioso papel a que foi designado. É como a trilha sonora de um filme, as realmente boas você não presta atenção, pois estão tão inseridas na cena, que já fazem parte do todo.


Stanton era isto. Tanto que, em boa parte dos filmes escolhidos abaixo para homenageá-lo, ele está inserido no filme, às vezes em breves cenas, mas sempre marcantes.

O ator fez quase 200 filmes ou séries. A lista se baseia em popularidade com uma pitada forte dos meus filmes pessoais. E dos 10 foi com Travis, andarilho perdido por anos numa desilusão amorosa, ao som de Ry Cooder e sob a direção de Wim Wenders, que me apaixonei pelo trabalho de Harry Dean Stanton.

Fica a homenagem ao ator que faleceu dia 15/09/17. O post contou com a colaboração da leitora Elaine Maria Segato Rizzo


O rebelde inconsequente Luke (Paul Newman) é preso. Recusa-se a obedecer as regras do local e ganha o respeito dos demais presidiários por sua valentia e malandragem. Insiste em fugir, mas a cada nova recaptura as punições são mais severas. Nem assim ele desiste e, enquanto o ódio dos guardas aumenta, Luke torna-se um exemplo para os prisioneiros.
Adaptação do romance de Donn Pearce que escreveu o livro após passar dois anos na prisão e foi um dos roteiristas do filme.


O xerife Pat Garrett recebe uma ordem do governador Wallace para prender Billy the Kid, pois um homem que tem um negócio de criação de gado quer que o este fora da lei seja pego. Mesmo que Garret e Billy sejam velhos amigos, o xerife tem que cumprir com seus deveres. Todavia, Garrett e seus homens têm muita dificuldade de apanhá-lo, uma vez que Billy é muito esperto.
Assim como vários outros filme de Sam Peckinpah, Pat Garrett e Billy the Kid foi completamente remontado pelo estúdio. Recentemente versões mais próximas da ideia original do diretor foram lançadas.


Michael, mais maduro e ousado esta no controle da família, e os Corleones tentam expandir seu império atuando na costa leste dos Estados Unidos. Paralelamente, o filme apresenta toda a infância e a mocidade de Vito Andolini, que mais tarde seria conhecido como Don Vito Corleone. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) para manter sua esposa e filhos. Ele mata Black Hand Fanucci (Gastone Moschin), que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci o poderio de Vito cresce muito, mas sua família (passado e presente) é o que mais importa para ele.  


No espaço , a tripulação da espaçonave comercial Nostromo é despertada de suas cápsulas crio-sono no meio da sua jornada para casa, para investigar um pedido de socorro de uma nave alienígena. O terror começa quando a tripulação encontra um ninho de ovos no interior da nave alienígena. Um organismo pula de dentro do ovo e se afixa em um dos tripulantes, deixando-o em estado de coma.
Inicialmente, o diretor de Alien, O 8º Passageiro seria Walter Hill, que posteriormente desistiu do projeto, abrindo espaço para a contratação de Ridley Scott.


Nova York já não é a mesma que conhecemos: no futuro, a ilha inteira se tornou uma enorme prisão de segurança máxima cercada por muros gigantescos, para onde vão os mais perigosos vândalos. É nesse inferno que cai o avião presidencial, após um ato terrorista bem-sucedido. Cabe a Snake Plissken, um dos mais perigosos bandidos do planeta, se infiltrar e salvar o presidente, que escapou vivo do atentado. Para isso, ele terá que enfrentar Duke, o grande cabeça de Nova York e que pretende usar o presidente como moeda de troca para sua liberdade.
Os produtores de Fuga de Nova York inicialmente queriam que o ator Tommy Lee Jones interpretasse o personagem Snake Plissken. 


Em Los Angeles um jovem é contratado para trabalhar como repo man (repossessor), ou seja, sua função é recuperar carros que não foram integralmente pagos. Em uma de suas missões acaba se envolvendo com um cientista louco, que roubou quatro alienígenas de uma base americana e os colocou na mala do seu carro. Quando uma pessoa abre a mala, simplesmente se desintegra.
Todos os repo man, com exceção do personagem Otto, receberam nomes de cervejas.  O código dos repo man é na verdade uma paródia ao código criado por Isaac Asimov em "Laws of Robotics".


Paris, Texas conta a história de Travis, um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos, Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina num a grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família.


Jesus (Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum.


O agente do FBI Chet Desmond (Chris Isaak) e seu parceiro Sam Stanley (Kiefer Sutherland) investigam o assassinato da garçonete Teresa, em uma pequena cidade do estado de Washington. Após descobrir uma pista do misterioso crime, Chet desaparece a alguns quilômetros da cidade de Twin Peaks. Um ano depois, outra morte parece estar conectada a este acontecimento: o assassinato de Laura Palmer (Sheryl Lee), uma adolescente problemática e viciada em drogas. Os últimos dias de vida da garota podem ajudar a solucionar os mistérios deste crime.
Para realizar uma cena, David Lynch pediu para Sheryl Lee inalar a fumaça de 5 cigarros de uma vez, ela aceitou o desafio e desmaiou instantaneamente.


1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
No filme À Espera de um Milagre existem três guardas penitenciários cujos nomes são Harry, Dean e Stanton. Trata-se de uma homenagem ao ator Harry Dean Stanton, que participa do filme interpretando o condenado que é sempre chamado para testar a cadeira elétrica.



Tecnologia do Blogger.