Páprica e seus benefícios para saúde

Benefícios da páprica para a saúde
A páprica apresenta vários benefícios para a saúde do nosso organismo. Ela auxilia na saúde do coração, nas inflamações, na digestão, combate os radicais livres, estimula a circulação, auxilia no tratamento da diabetes, fortalece a saúde dos olhos e dos cabelos.

A páprica é uma especiaria muito usada na cozinha como condimento, obtida de uma variedade de pimentão, depois de seco e moído.

A sua origem é latino-americana, mais especificamente da região da América Central e do México. Diversas variedades dessa espécie são utilizadas, dependendo de se pretender de um condimento mais ou menos picante.


O que é e como usar a páprica?

A especiaria é produzida de uma espécie de pimentão vermelho, que é seco e moído, e existem duas variedades principais: a páprica picante e a páprica doce.

O nome páprica é um derivativo da palavra húngara para pimenta. Em algumas línguas europeias, como o alemão, tanto o fruto como o pó resultante são chamados de páprica.

O maior consumidor e produtor da Europa e do mundo é a Hungria. Foi a cozinha húngara que fez famosa a páprica na região da Europa central.

E é também na Hungria que se produz uma das melhores pápricas do mundo que vai do doce ao picante.

O prato húngaro mais conhecido mundialmente, o gulache, um tipo de caldo grosso feito de carne e algumas variações de vegetais, como batatas, cenouras e cebolas e toucinho de porco usa bastante este tempero.

A Espanha é o segundo maior consumidor de páprica do mundo e incorporou o tempero em vários pratos típicos de sua cozinha, inclusive a paella.

A páprica é usada como corante de carnes assadas, carnes cozidas, frangos, peixes, tortas, guisados, sopas, pães, batatas, molhos e arroz.

Na indústria alimentícia, é usada para carnes congeladas ou defumadas, embutidos, arroz, manteiga e queijos. (Fonte: Editora Abril S/A - Cozinha do Mundo - Sírio e Líbano)

A páprica doce tem sabor bastante suave e é mais usada para colorir diversos pratos.
  

Páprica doce e páprica picante

Benefícios da páprica para a saúde

A páprica é rica em antioxidantes, o que combate o estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres, ajudando na cura de várias doenças.

A páprica também auxilia no tratamento de doenças autoimunes. A capsaicina presente na páprica tem ação poderosa contra as condições autoimunes.

A páprica tem ação anti-inflamatória, combate e ameniza a inflamação de doenças como a artrite.

A páprica possui magnésio. Estima-se que a grande maioria dos seres humanos apresenta carência do elemento Magnésio no organismo.

A páprica é estimulante da circulação sanguínea, trazendo grandes benefícios cardiovasculares. Também ajuda baixar a pressão arterial e previne doenças das artérias.

A páprica também contribui para o controle do diabetes.

A páprica auxilia no processo de digestão.

A vitamina B6 presente na páprica também auxilia no tratamento das varizes e na manutenção do sono.

A páprica também é preventiva contra vários tipos de câncer, principalmente o câncer gástrico, pois é rica em capsaicina, que é um composto químico presente nas pimentas.

A páprica é rica em vitamina A e B6, o que auxilia no combate às doenças dos olhos. A vitamina B6 também ajuda no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

O condimento também possui vitamina E, vitamina C, ferro, magnésio, potássio e fósforo.

Faça uso constante deste condimento ou especiaria em suas refeições, use a imaginação para decorar e dar sabor a vários pratos.

Abraços e muita paz!

Páprica e seus benefícios para saúde Páprica e seus benefícios para saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 24, 2017 Rating: 5
Nenhum comentário: