google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SLASHER ESSENCIAL - 20 FILMES QUE PRECISAM CONHECER


Slasher é um sub-gênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente. Pecando em vários sentidos em sua produção tanto no roteiro quanto na atuação, edição, fotografia, música e envolvendo muito sangue. Normalmente são feitos com baixo orçamento, daí são constantemente nomeados como "terror b".

O nome "slasher" foi criado porque o princípio básico do filme é um serial killer com uma máscara ou fantasia que vai coletando vítimas e mais vítimas ao longo do filme, até ser revelada sua identidade misteriosa pelo protagonista que, após fugir o filme inteiro, acaba matando o vilão.



Muitos filmes se destacaram ao longo dos anos desde que o gênero se submeteu. Tendo como precursor o clássico "Halloween - A Noite do Terror", de John Carpenter, trazendo consigo todo o potencial dos filmes e seus clichês, além de ser a estréia para o mundo de Jamie Lee Curtis.

Fazer uma lista do mais importante não é uma tarefa fácil, mas procurei estabelecer um guia para quem não conhece o que é este sub-gênero. 

Boa leitura.

1)BANHO DE SANGUE (1971)

Vários assassinatos acontecem numa paradisíaca baía, começando pela condessa Donati, a proprietária do local. Jovens adolescentes com os hormônios em ebulição, moradores das redondezas e herdeiros daquela propriedade - todos parecem tornar-se vítimas de um assassino misterioso, embora a cada momento do filme mais de uma pessoa tenha motivos para matar seus semelhantes.


2)TORSO (1973)

Em uma cidadezinha do interior da Itália, os jovens estão assustados com a onda de violência que vitimou várias estudantes. Quatro garotas decidem tirar um tempo para descansar e esquecer da paranoia, em uma casa de campo. O que elas não esperavam era serem seguidas pelo maníaco.
Híbrido de giallo com slasher, e certamente irá entrar na lista dos filmes essenciais do Giallo que farei em breve.


3)O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)

Levemente baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.


4)NOITES DE TERROR (1974)

Chegou o Natal! As garotas de uma fraternidade fazem planos para o feriado, mas estranhas ligações anônimas começam a incomodá-las. Quando Clare desaparece, elas ligam para a polícia, que não dá muita bola. Enquanto isso, Jess está planejando um aborto, mas seu namorado Peter é radicalmente contra. A polícia finalmente começa a se preocupar quando uma garota de 13 anos é encontrada morta no parque. Eles grampeiam o telefone da fraternidade, mas será que isso será suficiente para impedir a morte das garotas da fraternidade?


5)PÂNICO AO ANOITECER (1976)

O filme, baseado em fatos reais, traz um assassino serial mascarado fazendo algumas vítimas indefesas na cidade de Texarkana, que fica na divisa entre Arkansas e Texas, no sul dos EUA. O responsável por esses crimes nunca foi descoberto. Deu uma origem a uma continuação tardia chamada Assassino Invisível (2014), que refilma e continua ao mesmo tempo. O título deste filme de 2014 se refere ao nome dado ao assassino na época.


6)HALLOWEEN (1978)

Michael Myers, é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal, para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.


7)ARMADILHA PARA TURISTAS (1979)

Quatro jovens têm problemas no automóvel e vão parar em um velho posto de gasolina numa estrada secundária, onde também funcionam um motel e um museu de cera. Ali, encontram um misterioso homem, o sr. Slausen (Chuck Connors), que pode ou não ter alguma relação com uma misteriosa figura mascarada que circula pelo local, matando turistas desavisados e transformando-os em manequins/zumbis.


8)SEXTA FEIRA 13 (1980)

Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.


9)POUCO ANTES DO AMANHECER (1981)

Um grupo de jovens vão até uma montanha para acampar e praticar alpinismo. Chegando lá são parados por Roy McLean, o guarda florestal meio louco do local, que os adverte sobre os perigos de continuar subindo a montanha. Warren um dos jovens diz ao guarda que vai continuar seguindo o caminho pois é proprietário das terras onde esta indo.


10)CHAMAS DA MORTE (1981)

Grupo de jovens acampado na floresta ouve atento a lenda contada por seu líder: naquele local, um garoto teve o rosto deformado num horrível acidente. Mas, a fantasia se torna realidade, e um perigo mortal se abate sobre todos.


11)DIA DOS NAMORADOS MACABRO (1981)

Delegacia da pequena cidade de Valentine's Bluff recebe caixa de bombons contendo coração humano. É o primeiro de uma série que chegarão para tirar o sono do xerife da, anteriormente, pacata localidade.


12)QUEM MATOU ROSEMARY? (1981)

Em 1945, um veterano da Segunda Guerra Mundial retorna para casa, em Avalon Bay, New Jersey, para encontrar a sua namorada que terminou com ele e está saindo com um novo homem. Ele decide matá-los na dança de graduação. 35 anos depois da primeira dança, desde o acontecimento, o assassino está de volta e começa a matar as pessoas que vão à festa. Por outro lado, o xerife George Fraser está no "annual fishing trip" e deixa a cidade para diretor Mark London, que investiga as matanças com a sua (quase) namorada, Pam McDonald.


13)O MASSACRE (1982)

Jovens colegas de escola aproveitam a viagem do pai de uma delas para organizar uma festinha do pijama (slumber party) em sua casa. O problema é que Russ Thorn (Michael Villella), um louco psicopata que fugiu do hospício no mesmo dia, invade a casa e começa a chacinar as meninas usando uma enorme furadeira com incontestável significado fálico.


14)ACAMPAMENTO SINISTRO (1983)

Depois de uma tragédia do passado, a tímida e perturbada Angela Baker, é mandada para um acampamento de verão em companhia de seu primo. Logo após a chegada de Angela, estranhos assassinatos começam a ocorrer, deixando o acampamento Camp Arawak, manchado de sangue.


15)A HORA DO PESADELO (1984)

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger, pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.


16)NOITE SILENCIOSA, NOITE MORTAL (1984)

Estamos em 1971, véspera de natal. O pequeno Billy Chapman (Danny Wagner) está ansioso para chegada do Papai-Noel, ele, seu irmãozinho e seus pais estão indo visitar o vovô no asilo, e pela trilha sonora natalina e a neve da paisagem já sabemos que estamos na época mais feliz do ano.


17)PÁSSARO SANGRENTO (1987)

Um diretor de teatro decadente planeja atrair a atenção da mídia encenando um musical que narra a vida de Irving Wallace, um assassino em série, depois que uma das integrantes da equipe é assassinada. O grupo se reúne num depósito para ensaios noturnos, sem saber que quem está no palco, interpretando o psicopata que usa uma máscara de coruja, não é um ator, mas sim o verdadeiro Irving Wallace - que fugiu de um manicômio das proximidades.


18)PÂNICO (1996)

Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.
Revival do Slasher, provocou uma nova onda de filmes deste sub-gênero famoso e de sucesso.


19)ALTA TENSÃO (2003)

Alexia (Maiwenn) viaja com Marie (Cécile de France) até sua casa de campo, para as duas poderem estudar juntas para as provas que se aproximam. Quando anoitece, um violento maníaco aparece armado na casa e mata toda a família de Alexia, incluindo seu cachorro. Marie consegue se esconder do assassino, que leva sua amiga como refém. Ela, então, o segue para tentar salvá-la e descobrir a identidade do bandido.


20)PRESOS NO GELO (2006)

Um grupo de jovens vai para as montanhas com a intenção de esquiar e se divertir. Ali, tudo vai bem até que um deles acaba quebrando a perna. Assim, eles começam a procurar alguma ajuda na afastada região e dão de cara com um hotel que está abandonado. Eles entram no local e não demoram a perceber que algo muito estranho acontece por lá. É quando se dão conta de que entraram em um hotel amaldiçoado e que agora terão de enfrentar um desafio do qual jamais imaginaram, e que vai apavorar suas vidas para sempre.



Tecnologia do Blogger.