“Novembro Azul” e sua importância no dia a dia dos homens

“Novembro Azul” e sua importância no dia a dia dos homens

O mês de outubro passou e tanto no site como nas redes sociais fizemos uma grande divulgação do “Outubro Rosa”, agora chegou a vez de fazer o mesmo com o “Novembro Azul”.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo Ministério da Saúde brasileira e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCa), devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio. Outras entidades que se colocam contra esta atividade são a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o United States Preventive Services Task Force, o Canadian Task Force on Preventive Health Care e o United Kingdom National Screening Comittee.

“Novembro Azul” e sua importância no dia a dia dos homens

Surgimento do movimento

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

“Novembro Azul” e sua importância no dia a dia dos homens

A Campanha nas ruas

Nas ruas, foram 6,7 milhões de folhetos distribuídos no último ano, além de 50 mil apenas nas estradas para os motoristas.

O Novembro Azul também realizou 2,3 mil ações em diversas empresas durante a campanha, além de ter iluminado 37 prédios e monumentos em todo o pais. Números assim fizeram o Novembro Azul tonar-se referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e entrar para o calendário nacional de prevenção. Hoje ele é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

Vitimas no Brasil

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 óbitos/ano) -, os avanços tecnológicos na medicina trazem esperança. Em relação a temas como detecção precoce, precisão no diagnóstico e novidades em tratamentos cirúrgicos, o aparelho de imagem PET/CT, o fármaco PSMA (usado no exame) e as cirurgias realizadas com o auxílio da robótica têm sido celebrados pela comunidade médica

Sintomas

Em fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB. No entanto, quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Confira aqueles suspeitos, que merecem uma consulta ao médico:

» A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar
» Dificuldade de iniciar a passagem da urina
» Dificuldade de interromper o ato de urinar
» Urinar em gotas ou jatos sucessivos
» Necessidade de fazer força para manter o jato de urina
» Necessidade premente de urinar imediatamente
» Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)
» Problemas em conseguir ou manter a ereção
» Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros)
» Dor durante a passagem da urina, quando ejacula ou nos testículos
» Dor lombar, no quadril ou nos joelhos
» Sangramento pela uretra

Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

“Novembro Azul” e sua importância no dia a dia dos homens

Confira nossa indicação de artigo “Como se livrar de músicas chicletes”

Siga nos no insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário