Home » , , » Uma lição de vida emocionante e divertida

Uma lição de vida emocionante e divertida


Mais uma vez eu me surpreendo com o filme da semana. Confesso que me empolguei quando vi o nome desse filme na lista porque, há muito tempo, li algo sobre a história de um homem que reavalia a própria vida quando tem a oportunidade de vê-la como ela seria sem que ele tivesse nascido. Fiquei interessada e pensava que o filme seria isso, acompanhar a vida do protagonista de trás pra frente, aquele tom melancólico, um quê de "então foi aqui que eu errei?". Mas é muito mais do que isso. É o filme mais lindo que eu já vi, de longe. Como não se emocionar com a história de George Bailey, um homem que vive sonhando em viajar e conhecer o mundo, mas que a vida insiste em tirá-lo do caminho para a felicidade?


A narrativa é deliciosa: ver a vida de George através dos olhos de Clarence, o anjo-da-guarda categoria AS2, que precisa ajudar alguém para poder ganhar as suas asas é uma tirada de gênio. Mais legal ainda é ver Deus e José conversam sobre ele... Aliás, muito interessante como Capra traduz Deus - uma estrela brilhante no céu que tem senso de humor. A gente aprende junto com ele o que precisa para saber sobre Bailey e a entender o que aconteceu e o que o levou a tentar o suicídio. E é justamente nessa hora que Clarence chega para mostrar a George como seria sua vida se ele não tivesse nascido. Então ele percebe o quanto a sua vida é maravilhosa, apesar de não ter conseguido realizar os seus sonhos mais altos. As personagens são supercativantes e as atuações são preciosas. Destaco o tio Billy, sempre esquecido; o jovem George, que salva o farmacêutico de ser preso e mantém seu segredo e amizade através dos anos; o próprio Sr. Cowell (a cena em que se revolta com o jovem George e depois se arrepende, logo no início, é lindíssima); o malvadíssimo Sr. Potter; a empregada da Pensão Bailey, engraçadíssima; e o (meu favorito) anjo-da-guarda de segunda classe Clarence, sempre atrapalhado e "já ficando mal-visto pelos outros" por não conseguir suas asas, mas persistente e quase humano. James Stewart, que faz o protagonista, também dá um show de interpretação. O contraste entre a leveza do George sonhador e a dor e desespero do George à beira da falência é impressionante, e ele o faz magistralmente.



Um filme leve e divertido, mas com uma profunda reflexão sobre a alma e o modo como encaramos a nossa vida. Nenhum dinheiro no mundo comprava a determinação e o caráter de Bailey, e também não foi o dinheiro que a comprou depois que ele volta para a vida normal. O que que realmente fez a vida dele ter valido a pena foi a amizade que ele conquistou durante o caminho. A amizade, a alegria de ser reconhecido pelos rostos que ele tanto amava valia muito mais do que o dinheiro que todoos haviam conseguido arrecadar para ajudá-lo. Faz pensar no que a gente faz com a nossa vida, saber o quanto somos afetados pelos outros e o quanto afetamos suas vidas. E juro que vou abrir um sorriso cada vez que ouvir um sino tocando e pensar:"mais um anjo conseguiu as suas asas".

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates