Curiosidades

7 palavras que todos dizem mas ninguém sabe o significado

Publicidade

Quantas vezes você conversou com alguém e não entendeu o significado de certa palavra ou expressão que ele utilizou? Pode acontecer muito em conversas com os avós, por exemplo. Nosso idioma é basante rico e complexo, fazendo com que muitas palavras tenham mais de um sentido. No entanto, ainda existem aquelas que são usadas principalmente em ditados populares, que quase ninguém sabe o que realmente quer dizer.

A verdade é que todo dia falamos e escutamos milhares de palavras e pode ser que muitas delas sejam de certa forma, desconhecidas para nós. É algo tão normal que simplesmente passa despercebido e nem temos aquela curiosidade de saber o que é, prova disso, você confere a seguir:

Publicidade

Cataclisma

“Ah, mas depois que fulano falou aquilo, formou um verdadeiro cataclisma”… Pode ser que você já tenha escutado a palavra em contextos semelhantes. Talvez a maioria saiba que isso tem a ver com um fenômeno da natureza, no entanto, ninguém sabe ao certo. Até porque, não é à toa que a palavra sempre é usada quando acontece algo ruim. Então vamos lá! Cataclismo, ou cataclisma, se refere a um tipo de catástrofe ambiental de grande proporção, mais caracterizado por inundações ou dilúvios.

Estribeira

PUBLICIDADE
Publicidade

Não precisa perder as estribeiras, já vamos explicar o que é isso! Geralmente a expressão é utilizada quando alguém perde a paciência em determinada situação. Mais uma das palavras que usamos sem nem mesmo saber o que significa. De fato, uma estribeira funciona como uma espécie de degrau para nos ajudar a montar em um cavalo, por exemplo. É aquela correia em que colocamos o pé durante esse ato.

Jerico

“Ah, mas ele só tem ideia de jerico!”… Já escutou alguém falando algo parecido? Já usou essa palavra? Bom, pode ser que muita gente entenda o contexto mas não sabe exatamente do que se trata. Jerico é nada menos do que uma espécie de jumento, um burro pequeno. Bom, aqui não existe tanta diferença entre o real significado e o que pessoa quer dizer com a utilização da palavra, não é mesmo? Afinal, se alguém te chama de jerico, de alguma forma quer dizer que é desprovido de inteligência.

Sarro

“Tá tirando sarro com a minha cara?”, é o tipo de expressão que muitos usam por aí quando querem saber se alguém está zoando, fazendo piada às custas dos outros. Mas o que realmente significa a palavra sarro? Bom, existem uma série de significados, no entanto, aqueles que mais condizem com a realidade dizem respeito à borra que líquidos costumam deixar no fundo de seus recipientes, a exemplo do vinho. Também pode ser atribuído aos restos de tabaco que ficam no fundo do tubo de piteiras e cachimbos.

Caldeirinha

“Mas ela já está entre a cruz e a caldeirinha”… Já escutou alguém usando essa palavra de forma parecida? Pois bem, o termo é constantemente utilizado em tal ditado popular, querendo dizer que alguém está muito indeciso, em um verdadeiro dilema, ou corre sérios riscos. No entanto, caldeirinha nada mais é do que aquele recipiente usado pelas igrejas católicas, onde é colocada a água benta. Geralmente durante as missas, padres costumam usá-la para jogar a água nas pessoas presentes, benzendo seus fiéis.

Bode expiatório

Bode expiatório é o tipo de expressão usada para caracterizar alguém que tem culpa de algo, mesmo que não existam provas concretas sobre seus atos. É alguém que não dá conta de provar que é inocente, portanto, acaba lhe sendo atribuída a culpa alheia. Mas o que isso de fato significa? O que era um bode expiatório?

Bom, realmente não tem muita coisa a ver com o sentido utilizado atualmente. Tratava-se de uma animal que era afastado do próprio rebanho, sendo abandonado sozinho na natureza. Era um ato pertencente a cerimônias hebraicas. Nelas, o animal também poderia ser sacrificado como parte de uma oferenda.

Chinca

Será que você já chamou alguém na chinca? A palavra é muito usada com o mesmo sentido de “pegar de jeito”, ou exigir que alguém dê uma resposta rapidamente. Se alguém te pegar na chinca é provável que você esteja com problemas. Bom, acontece que a palavra na verdade se refere a algo que nada tem a ver com isso, pelo menos, nem tanto. Chinca é aquela rede usada pelos pescadores para “arrastar” peixes para dentro do barco, sem deixá-los escapar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *