Pois é, ainda nem nos acostumamos com o tal 4k e já apareceram novas tecnologias para nos deixar completamente bugados. Então, qual a diferença entre televisão OLED ou QLED?

OLED é uma sigla para organic light-emitting diode que, em tradução livre, significa emissão de luz orgânica. No início dos anos 2000, as empresas de tecnologia desenvolveram uma nova forma de iluminar as televisões. Ou seja, as antigas LCDs deixaram de usar lâmpadas fluorecentes para utilizar lâmpadas LED.

Com essa modificação, foi possível começar a ajustar de forma individual o foco de luz e também emitir brancos mais intensos, isso melhorou muito a resolução das imagens. Logo, o OLED nada mais é do que uma evolução desta tecnologia. Sendo mais fino, leve e consumindo ainda menos energia, a tecnologia OLED possibilita às imagens ter ainda mais brilho e contraste.

qled ou oled tricurioso

QLED é a especialidade da Samsung, atualmente esta é a única empresa que utiliza o termo em suas divulgações. A QLED é uma tecnologia que utiliza-se de camadas de pontos quânticos entre as lâmpadas LED e o display. Estes pontos quânticos são nano cristais que possuem capacidade de gerar tons precisos de luz azul, vermelha e verde, assim substituindo os filtros de cores tradicionalmente usados.

Nas televisões que possuímos hoje, a luz branca precisa ser muito intensa para conseguir gerar cores com precisão, porém infelizmente nem os mais avançados painéis de LED tem essa capacidade. É ai que entram os painéis QLED que corrigem este erro. A luz branca emitida pelos LEDs passa entre os pontos quânticos e acaba sendo transmitida com maior intensidade e volume de cor. Comparando com a tecnologia OLED, a precisão com que as cores são emitidas proporcionam melhor distinção entre os planos, assim melhorando a definição dos detalhes, texturas e contornos.

Pronto, agora você já está preparado para decidir se desejará uma televisão OLED ou investir um pouco mais em uma QLED. Gostou? Comente!