Relacionamentos fortes há sempre uma pessoa racional e a outra emocional. Qual desses você é?

Casais com pontos de vista diferentes superam os inconvenientes com mais facilidade, por isso, veja como este tipo de casal mantém o relacionamento mais fortalecido:

1- Uma pessoa racional considera os dados, enquanto uma emocional leva em conta os sentimentos.

Ao iniciar um relacionamento, uma pessoa racional leva em consideração dados reais: o status social, as oportunidades financeiras, o seu tempo livre e se realmente precisa de estar num relacionamento naquele determinado momento.

Já uma pessoa emocional deixa-se levar pelos sentimentos. Até mesmo quando todos os dados e fatos objetivos vão contra a relação, se a pessoa estiver apaixonada, fará tudo para alcançar a felicidade. Além disso, de forma geral, as pessoas emocionais são aquelas que dão um primeiro passo para conseguirem se aproximar da pessoa por quem estão interessadas.

 

2- Uma pessoa racional sabe que existe um problema quando existem sinais externos disso; a emocional apenas sente que há um problema.

Uma pessoa racional percebe que algo não está bem no relacionamento quando tem algumas provas irrefutáveis, como um flirt do parceiro com outra pessoa ou uma mensagem de texto encontrada no telefone, enviada por um desconhecido que manda ’um beijinho’.

Uma pessoa emocional percebe as mudanças nas entoações ou expressões faciais. Simplesmente pressente que tudo está errado, sem precisar de provas. A pessoa emocional é a primeira a chamar à atenção para o surgimento de uma crise no relacionamento.

 

3- Uma pessoa racional percebe o que está errado; uma emocional percebe o que há de bom.

Todos os casais passam por momentos difíceis de vez em quando. Mas se ambos só vêem o lado ruim, pode considerar a relação perdida. Quando a pessoa racional se rende e só vê o lado ruim, a emocional liga o botão do ‘on’ e começa a procurar o lado bom, aqueles motivos pelos quais os dois devem continuar juntos.

As probabilidades de um casal deste tipo conseguir manter uma relação são maiores. Quando ainda não existe um conflito forte, a pessoa emocional faz de tudo para preservar o relacionamento.

 

4- Para uma pessoa racional, conflitos fazem parte de qualquer relação; para uma emocional, eles são uma verdadeira catástrofe.

Uma pessoa racional aceita que os conflitos são problemas que precisam de uma solução. E para uma pessoa emocional, um conflito é uma catástrofe. Ela irá sofrer e sentir-se muito insegura até que a harmonia esteja estabelecida.

A pessoa racional soluciona os problemas, e a emocional, foge deles na maioria das vezes. Portanto, se existem dificuldades maiores, é a pessoa racional quem pode fazer mais para que o relacionamento siga adiante.

 

5- Uma pessoa racional resolve os problemas, enquanto que a emocional espera que os problemas se resolvam.

Se uma pessoa racional é consciente de que há um problema, começa a dar flores ao seu parceiro ou parceira, prepara um jantar surpresa ou distribui elogios.

 

6- Uma pessoa racional quer sentir responsabilidade; uma emocional apenas quer ser amada.

Uma pessoa racional concorda em ter responsabilidades, sente-se confortável tendo o controle nas suas mãos. Fica desorientada ao ver que não é guardiã do relacionamento.

Uma pessoa emocional recebe o carinho e os cuidados e fica frustrada quando não recebe atenção e o amor de que tanto precisa.

 

7- Uma pessoa racional quer entender por que as coisas acontecem; uma emocional quer entender por que aquilo acontece com ela.

Em um conflito, uma pessoa racional quer saber com precisão o que aconteceu, procura uma resposta detalhada e completa para saber o porquê de o relacionamento não estar indo no caminho certo.

Uma pessoa emocional irá procurar os defeitos em si mesma para saber o que fez de errado para ser rejeitada pelo parceiro. Está mais preocupada em determinar qual a sua culpa. Quando há o risco de uma quebra emocional, uma pessoa racional tenta estabelecer um diálogo para resolver o problema, enquanto a emocional irá preferir uma introspeção.

8- Uma pessoa racional busca a verdade; uma emocional está disposta a ignorar a verdade, se for necessário.

Uma pessoa racional não é apenas honesta com os outros, mas também consigo mesma. Uma pessoa emocional nem sempre quer saber a verdade. Às vezes, ela prefere uma mentira ’boa’. E, para preservar o relacionamento, está disposta a mentir.

Às vezes só é preciso sobreviver aos tempos difíceis, e um casal formado por pessoas diferentes pode conseguir este objetivo mais facilmente.

Via Strazzera

Compartilhe:
Rolar para cima