Mania de perseguição

Mania de perseguição

Quem nunca desconfiou de algo ou de alguém? Não teve a impressão de estar sendo seguido, nas ruas, ou até mesmo nas redes sociais?

Existem pessoas que acreditam que o mundo esta totalmente contra ela desconfia de tudo e todos, não acredita nas pessoas, nem em muitas vezes em si mesmo; Acha que todos estão comentando, rindo, que não gostam da sua personalidade; Questões e fatos como estes podem levar a um grau severo da idéia de perseguição.

A intensidade da mania de perseguição pode variar muito para cada pessoa, mas os sintomas são similares, como suor, tremor, medo incontrolável, e sentimento de irá intenso.

Pessoas que passam por esta situação estão sempre desconfiadas de alguém em sua convivência social, acham que alguém no trabalho possa querer prejudicá-las, não acreditam em afeto ou sentem que sempre é alvo de coisas negativas, reagindo assim na maioria das vezes de forma agressiva. Quase sempre essa mania exacerbada de perseguição acaba afetando todas as relações sociais que o individuo possui (família, amigos, e até relacionamentos amorosos), tornando-se assim uma pessoa isolada.

É fundamental prestar atenção para o fato de que a mania de perseguição consiste em um sintoma para diversos problemas psicológicos ou distúrbios emocionais. Por isso, o mais importante é procurar a ajuda de um especialista para descobrir o que pode estar prejudicando as emoções ou o que pode levar a pessoa a sofrer com estas sensações em seu dia a dia. Quando a idéia de perseguição ultrapassa todos os limites saudáveis, a pessoa deve procurar o auxílio de um psicólogo o quanto antes.

Um ótimo método para aliviar essa mania de perseguição é cuidar da autoestima, cuidar da aparência, praticar esportes, fazer atividades que tragam prazer e conforto, procurar estar com quem faz bem, em lugares que tragam uma boa energia, Fazer o que gosta são boas maneiras de valorizar a autoestima, e consequentemente melhorar a autoconfiança.

A mania de perseguição tem cura e seu tratamento é muito simples, mas a pessoa deve procurar a ajuda para obter uma solução para seu caso.

 

 

Leia nossa indicação de post “TOC: Transtorno obsessivo compulsivo – Tratamentos, efeitos e causas”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário