13 março, 2018

E se o comercial de smartphone fosse honesto?

Comprar o último modelo de celular pode parecer uma ideia bem sedutora para quem gosta de tecnologia e quer ficar atualizado com as últimas tendências do mercado. Agora responda: Quais características desse novo aparelho são tão importantes? O que ele vai fazer de tão especial que o seu celular atual não faz?


O canal de humor do Youtube chamado Cracked criou uma série de vídeos chamada "Publicidade Honesta" e no episódio "E se os comerciais de celulares fossem honestos?", você verá como funciona a obsolescência programada (decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto). E se não bastasse isso, ainda estimula a produção, gera gastos de energia e de matérias-primas, além da emissão de poluentes.

Na prática, o apresentador mostra que ele pode usar leis antipirataria para te enviar atualizações forçadas que tornam a sua "caixa de bolso" muito pior. Além disso, ele mostra que as empresas podem bloquear o seu celular, assim ele não tem valor de revenda, apesar de ser seu. Outra curiosidade são aqueles diversos aplicativos embutidos que provavelmente você nunca irá usar e que são impossíveis de apagar, ou seja, você acaba de adquirir o produto e o aparelho já está quase com a memória cheia. E se você não atualizar regularmente o aparelho pode travar.

Outro ponto que é destacado no vídeo é questão da necessidade mais básica e primitiva do ser humano: se conectar com os outros. Neste sentido, o apresentador fala sobre o peso negativo que o celular possui nos dias de hoje, uma vez que a tecnologia afasta quem está perto. Ao final, Roger menciona os custos de produção e mostra que é mais fácil e barato fazer os trabalhadores ganharem centavos e colocar redes ao redor da fábrica para evitar os funcionários de se suicidarem durante o turno.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato