Recuperando a felicidade

Recuperando a felicidade

Este artigo foi escrito para aquelas pessoas que perderam a alegria. Todos nós já conhecemos alguém que afirma estar desiludido, que já não sente alegria com nada e fala que tudo de bom já acabou em sua vida, suas esperanças foram embora.

Podem acontecer diferentes coisas, mas a mais comum delas é o acúmulo de problemas em muitas áreas da vida. Quando temos um problema em alguma área da vida, se as outras áreas estão bem, a alegria não acaba.

Vamos colocar como exemplo uma pessoa que, normalmente, precisa estar bem em diferentes áreas para se sentir feliz. Essas áreas são as seguintes:

– Amorosa: ter um relacionamento que preencha tanto sexualmente, quanto emocionalmente;
– Amigável: amizades de verdade, com as quais a pessoa se sinta a vontade;
– Trabalho: um trabalho do qual goste e pague bem, a ponto de permitir uma independência;
– Familiar: se dar bem com a família e se sentir querido e aceito;
– Diversão: colocar em prática os hobbies e atividades que proporcionem felicidade.

Se uma pessoa estiver bem em todas essas áreas, e de repente alguma falhar, como perder o emprego, por exemplo, a tristeza irá durar pouco; a pessoa será capaz de se recuperar rapidamente, porque tem outras áreas nas quais pode se apoiar, como por exemplo, um amor que lhe queira e a uma família que lhe dê suporte.

O problema aparece quando quase todas as áreas começam a falhar, perde-se o emprego, o relacionamento termina, as amizades deixam de satisfazer, a família começa a ser um problema e a diversão fica de lado, pois a falta de motivação chegou para ficar.

Quando isso acontece, pode-se perder completamente a alegria, porque não há mais nada ao que se agarrar, e todo ser humano precisa de algo em sua vida que dê alegria, algum motivo para se levantar diariamente.

Se você sentir que não há nada em sua vida que valha a pena, se você se levanta e não encontra razões que lhe deem alegria, é porque tudo vai mal. Mas sempre há algo a fazer.

A primeira coisa é aceitar essa situação, aceitar o vazio e a tristeza que está sentindo. Aceitar não é lutar contra, mas sim seguir em frente mesmo com o mal estar, sabendo que essa é a uma situação passageira e, assim que as áreas que estão mal se restabelecerem, a alegria voltará.

Ideias para recuperar a felicidade

Algo importante é saber até onde se quer ir. Se tudo vai mal e você tenta se concentrar em tudo isso ao mesmo tempo, sentirá uma enorme vontade de jogar a toalha e desistir; isso porque haverá tanta desordem nos pensamentos, que você não saberá por onde começar.

É como quando você precisa fazer muitas tarefas, se você começar a pensar na quantidade de coisas que você deve fazer, acabará não tendo vontade de fazer nenhuma delas. É preciso ir devagar e não deixar que a mente misture tantos problemas.

Concentre-se somente numa coisa que deseje e que queira conseguir. Desejar muitas coisas ao mesmo tempo pode fazer com que nenhuma delas receba o foco necessário, e você acabará não tentando nada.

Não é preciso dar tantos passos ao mesmo tempo. Muitas coisas estão indo mal para você? Então aceite e tenha consciência de que os seres humanos são criativos e você pode voltar a conseguir as coisas, mas pouco por pouco.

Pense em todas as áreas que não estão bem e escute a sua voz interior. Qual área você desejaria que melhorasse a curto prazo? Qual delas faria sua alegria voltar?

Responda essas perguntas com o coração, não com a razão. Assim você encontrará a resposta de como recuperar sua energia. Cada pessoa é um mundo. Alguém pode ter como a prioridade ter bons amigos com quem apreciar seus hobbies, já outras pessoas podem desejar encontrar sua cara metade, etc…

Escute a si mesmo e trate de encontrar um motivo que desperte a alegria. Uma vez sabendo para onde quer ir, já começará a se sentir motivado para correr atrás da felicidade.

Jogue o vitimismo no lixo

Se você estiver na posição de vítima, pensará que nada vale a pena, que você não é capaz de conseguir nada. Esqueça essa postura! Você quer conseguir mais coisas? Se quiser, bancar a vítima não ajudará em nada.

As pessoas que conseguem se levantar após uma queda, são as que acreditam. Todos nós podemos, mas para isso é preciso ir em frente e agir.

Ação e perseverança

Ninguém consegue nada a partir a inatividade, portanto, se você já encontrou o motivo que irá te devolver a alegria, comece a pensar em que ações será preciso tomar para chegar até ela. Não é necessário fazer muito, se você está desmotivado demais para isso, dê apenas o primeiro passo e o resto virá com o tempo.

O maior problema em começar qualquer ação está nas exigências que fazemos. Queremos conseguir tudo de maneira fácil e rápida, mas se não agirmos com calma, nunca conseguiremos alcançar nossos objetivos. Além disso, você pode praticar novas atividades para conhecer novas pessoas. Socializar ajuda muito na tarefa de deixar a negatividade para trás.

Abandone as exigências; a felicidade está no caminho, não é apenas uma meta

Conseguir algo é sim importante, mas apreciar o caminho é muito mais, ainda mais se você estiver passando por um mau momento e precisar colocar alegria em sua vida. Só de estar indo atrás de seu sonho você já perceberá que está com mais motivação.

Desfrute de tudo o que te cerca e aprenda a valorizar. Uma das coisas que mais ajudam a deixar um estado do pessimismo e de tristeza é voltar a apreciar e aprender com as pequenas coisas. Muitas pessoas, devido aos inúmeros problemas que têm, não sabem valorizar as situações, e não sabem o poder que isso tem.
Se nós fossemos irracionais como os animais, não haveria espaço para tristeza. A mente não focaria nos problemas, somente aproveitaria tudo o que a cercasse, como se se o dia de hoje fosse o último.

Trata-se de deixar a mente quieta e aproveitar tudo o que está ao seu redor. Em qualquer caminho existem coisas bonitas para se ver, mas se você não caminhar, não verá a beleza das coisas. Continue caminhando, não importa como você esteja se sentindo. Assim você encontrará novos começos e novas alegrias que despertarão sua alma.

Coloque músicas animadas em sua vida

A música proporciona muita motivação. Mesmo que você não goste de ouvir, coloque uma música animada para tocar, com mensagens positivas. Isso será outro grão de areia que despertará seu vazio interior.

A mente é ativada quando recebe ondas animadoras, o coração entra no ritmo das notas musicais e tenho certeza de que você se verá com mais vontade de fazer as coisas.

 

Leia nossa indicação e post “22 Passos simples para a felicidade”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário