Uma das coisas mais marcantes das cidades brasileiras são as favelas. Para quem não sabe, favelas são estruturas construídas ilegalmente que geralmente não possuem rede de esgoto, de abastecimento de água, de energia, de posto de saúde, de coleta de lixo, de escolas, de transporte coletivo entre outras.  Em algumas cidades pode-se notar a presença de mais de uma favela, mas você sabe qual a cidade com mais delas? Vamos descobrir agora! 😀

Segundo o censo feito pelo IBGE no ano de 2010, a cidade que possui mais favelas, levando em consideração o tamanho do território, é Marituba (PA), onde 83,3 mil pessoas moram em condições inadequadas, o que seria cerca de 77% da população. Conforme a pesquisa, essa cidade possui mais ou menos 50 unidades sem a infraestrutura adequada. Vale lembrar que esse número considera, além de favelas, cortiços, grotões e mocambos.

cidade com mais favelas

O censo também diz que cerca de 11 milhões de brasileiros vivem em 6.329 favelas distribuídas por todo o território nacional. Sendo que a maioria dessas moradias ficam no sudeste (50%), como em São Paulo (23%) e o Rio de Janeiro (19,1%).

Qual foi a primeira favela do Brasil?

Segundo o próprio IBGE, o Brasil possui mais de 6.000 favelas por todo o país, mas qual será que foi a PRIMEIRA favela feita no Brasil? Bom, o morro da Providência leva o título por ser a primeira favela do país, sendo construída no ano de 1897 no centro do Rio De Janeiro. Tudo começou quando os soldados que haviam participado da Guerra dos Canudos voltaram para a antiga capital do Brasil exigindo ao governo moradias aos veteranos. O governo sem dinheiro na época acabou permitindo a construção de barracos de madeira no pé do morro da Providência, que inclusive ficava atrás do quartel.

morro da providencia

Porém, muitos dizem que a favela pioneira foi o morro de Santo Antônio localizado no centro do Rio que teria surgido alguns meses antes do morro da Providência, ainda em 1897. Vale lembrar que o morro da Providência ainda existe e aloja milhares de pessoas, enquanto o de Santo Antônio teve uma boa parte desmontada ainda na década de 1950. O que achou do post? Comente logo abaixo e não esqueça de compartilhar 😀