Atualmente o mundo todo conhece a Netflix, mas nem sempre foi assim. Se você acha que essa grande empresa nasceu recentemente, você está muito enganado. Essa história vai envolver uma dupla dinâmica, muitos DVD’s e também persistência. Hoje iremos conhecer a história da Netflix, o maior serviço de streaming do planeta.

Tudo começou quando Reed Hastings e Marc Randolph decidiram fundar a Netflix no ano de 1997 em Scotts Valley, Califórnia. Muitos dizem que a ideia surgiu após Hastings ficar indignado ao ter que pagar 40 dólares de multa para devolver um DVD à locadora… Porém, isso tudo não passa de um boato.

criadores da

Marc Randolph foi o primeiro CEO da empresa e na cabeça dele, fazer um serviço de entregas pela internet seria uma ótima ideia, no início pensaram em comercializarem VHS, porém, naquela época era muito caro e também corria o risco do produto chegar danificado. Caso você não saiba o que é uma VHS, clique aqui.

Naquela época os DVD’s estavam chegando ao mundo, principalmente no Estados Unidos, então visando um sucesso imediato, a dupla decidiu comercializar DVD’s. E foi em abril de 1998 que o serviço da Netflix começou a funcionar. Mas como era feito? Já tinha um site como vemos hoje? Bom, site eles tinham, porém não como hoje. Para locar um DVD você teria que entrar no site deles, alugar o filme e ele seria entregue na porta da sua casa… Quando acabasse o prazo, o funcionário passaria na sua porta, pegaria o DVD e lhe daria suas novas locações que teriam sido feitas pelo site.

criadores da

A Netflix começou a ser um sucesso nos Estados Unidos e ainda em 1998, os dois fundadores acabaram se encontrando com o CEO da Amazon, Jeff Bezos (Outra empresa que contaremos a história em breve), nesse encontro Jeff acabou dando uma proposta no valor de 12 milhões de dólares para comprar a Netflix de Reed e Marc, porém, os dois amigos recusaram e olha só… Hoje a Amazon é uma das grandes rivais da Netflix. Parece que o Jeff estava pressentindo o sucesso.

Em 2000, a própria Netflix se oferece para ser comprada pela Blockbuster, uma das maiores empresas de vídeo locadoras já existentes. O valor conversado para a compra era de 50 Milhões de dólares. Porém, a rainha das locadora achou que a Netflix não valia tudo isso e por não acreditar que o negócio seria promissor acabou desistindo da compra. Hoje a Netflix é a maior rede de Streaming do mundo, enquanto a Blockbuster se encontra falida. Agora imagine como está o psicológico da pessoa que recusou pagar 50 milhões na Netflix.

Ainda em 2000, a empresa acabou passando por algumas mudanças, uma delas foi a logotipo, que mudou para a que conhecemos até hoje. Você já viu o primeiro logotipo da empresa? Não? Então se liga:

criadores da

(Parece que foi feito no paint)

A outra mudança aconteceu em 2002 quando Marc Randolph decide sair da empresa, deixando deste modo TODO o comando para seu parceiro Reed Hastings. Hoje Randolph trabalha com investimentos e na formação de novos empreendedores. Ele também viaja o mundo falando sobre sua experiencia com a Netflix.

Mas cadê o serviço de streaming que conhecemos? Meu caro amigo, estamos no ano de 2007, ano inclusive muito importante para a história da empresa. Em 2007 a Netflix lança finalmente o seu serviço de streaming, naquele mesmo ano, ela também atinge a marca de 1 Bilhão de DVD’s alugados.

No ano de 2010, é dado o início a chamada “revolução Netflix” (Eu que inventei isso hehe). Isso porque a empresa acabou estreando no primeiro país fora dos Estados Unidos, no caso o Canadá e em seguida para a América Latina, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Hoje, 8 anos depois, o serviço se encontra presente em mais ou menos 190 países. Cresceu ou não? Acho que só um pouquinho, né?

criadores da netflix3

Pulando para 2011, a Netflix decide fazer uma das maiores mudanças na empresa. Ela decide se separar do comécio de DVD’s deixando o nome ‘Netflix’ apenas para o serviço de streaming. A locação de DVD’s continuou, porém, como o nome Qwikster. Bizarro, não? Vale lembrar que foi em 2011 que a Netflix chegou ao nosso belo país, o Brasil!

Conteúdo Original

Um dos grandes diferenciais da Netflix é a produção de séries e filmes totalmente originais. A primeira série a ser distribuída exclusivamente pela empresa foi Lillyhammer, que gira em torno de um mafioso novaiorquino que se muda para a Noruega para que assim consiga uma nova identidade. Porém, foi em 2013 que a Netflix decidiu investir de vez em produções exclusivas, lançando deste modo o seriado ‘House of Cards’ que em suas duas primeiras temporadas foram gastos 100 milhões de dólares. E a partir daí você já conhece a história.

O que você achou? Comente logo abaixo 😀