Esta é a típica notícia que você lê e re-lê o título inúmeras vezes para ter certeza de que está tudo certo. Acontece que na última semana o Google anunciou diversas modificações que devem aparecer já no Android P, nova versão do sistema operacional. O curioso é que a novidade mais comentada é a retirada de um ovo cozido do emoji de salada.

Segundo Jennifer Daniel, gerente de experiência de usuário do departamento de emojis do Google, o objetivo da companhia é promover a diversidade e a inclusão. Ou seja, remover o ovo da salada simboliza que agora, veganos também poderão a utiliza-la já que este grupo de pessoas não se alimenta ou usa qualquer produto de origem animal. Porém, o que deveria ser apenas uma leve e inocente modificação se tornou em uma polêmica de dimensões consideraveis. Tal fato fez com que Jennifer voltasse a mídia para falar que a modificação também foi feita para se adequar ao Unicode.

google tira ovo de emoji salada polemica tricurioso 1

Para quem não sabe, o Unicode é um padrão existente nos computadores para que símbolos possam ser adicionados nos textos de forma consistente. Nele a descrição para emoji de salada diz: “uma tigela de salada saudável, contendo alface, tomate e outros itens de saladas, como pepino”. Porém, nenhuma explicação foi suficiente para o conselho britânico da indústria do ovo que criticou a mudança. Veja seu comunicado oficial:

“Nós entendemos completamente que veganos escolhem não comer ovo, mas, no Reino Unido, as vendas de ovos estão quase 5% maiores e muitas pessoas os amam. Então parece uma vergonha que a maioria seja excluída por causa da preocupação por defender um único grupo. Ovos são o acompanhamento perfeito para não-veganos – eles são cheios de proteína, vitaminas e minerais, além de serem deliciosos”.

Essas modificações de emojis acontecem com bastante frequência, inclusive em abril a Apple, Twitter, Google e Microsoft trocaram seus emojis de armas por pistolas de água em prol do não estímulo a violência. Agora, o ovo foi o grande estopim da discussão… Você concorda com que parte? Comente!